Pontos comerciais à venda: 5 dicas para fazer um bom negócio

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Reunimos aqui 5 dicas para colocar pontos comerciais à venda e fazer um bom negócio.

Essas dicas compreendem as etapas antes e durante a negociação. E é importante que você fique atento a cada detalhe que abordaremos aqui sobre esse tipo de transação.

No Brasil, tem se tornado cada vez mais comum a venda de pontos comerciais. Vemos placas em frente de onde funcionam lojas escrito algo do tipo “passa-se ponto comercial”.

E isso se intensifica com momentos de crise, com determinados negócios fechando as portas e outros sendo iniciados.

Mas para esse tipo de negociação é importante que esse ponto comercial tenha qualidades que possam classifica-lo como tal e, com isso, também atrair os possíveis compradores que verão essas vantagens para o seu negócio.

Trate esse processo como uma transação comercial, mas também como uma transação imobiliária. O que o dono de um ponto comercial à venda deve entender é que ele está vendendo um imóvel. Desse modo é possível tomar decisões melhores, mais assertivas.

Esclarecido isso, então vejamos a seguir as dicas para colocar pontos comerciais à venda.

1 – Faça um levantamento sobre o ponto comercial

Você deve saber que para vender algo, antes é necessário levantar informações sobre ele. E o mesmo vale para um ponto comercial.

A melhor forma de conseguir anunciar um ponto comercial à venda é analisar todos os seus prós e contras.

Tire tempo para levantar o máximo de informações sobre o local e, assim, saber como se organizar para destacar suas qualidades.

Por exemplo: caso o imóvel encontre-se numa boa localização, destaque essa localização privilegiada. Destaque também como é o movimento (possíveis consumidores que transitam por ali), se ele localiza-se próximo a outros estabelecimento comerciais importantes (pontos de referência), etc.

Esse levantamento pode ser feito por você mesmo, mas o ideal seria contar com ajuda especializada. No caso, um corretor de negócios é a pessoa indicada para te auxiliar com isso.

O corretor possui experiência para entender como funciona esse tipo de negociação. Mas ele também pode te ajudar na identificação dos pontos fortes sobre o imóvel e na avaliação de valor dele.

2 – Documentos precisam estar em dia

O comprador vai querer saber sobre a situação do imóvel. Assim, mantenha os documentos necessários devidamente organizados.

Mas quais documentos são necessários?

Alguns dos quais você precisará apresentar aos possíveis compradores são:

– Laudo de vistoria técnica: esse documento comprova o bom estado da estrutura do imóvel. Pode ser também que o próprio comprador queira fazer esse tipo de vistoria com um profissional de sua confiança, mas esteja sempre preparado;

– Habite-se: documento que demonstra que a obra encontra regular diante da Prefeitura;

– Haverá outros documentos que são mais específicos segundo o tipo de atividade que será exercida ali. Mas isso você pode obter mais informações com um contador de confiança.

No caso de aluguel de um ponto comercial, por exemplo, é necessário laudo de vistoria elétrica e AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), por exemplo. E outros documentos.

2 – Vender ou passar o ponto?

Há duas opções: vender ou passar o ponto comercial. No caso de passar um ponto, a transação ocorre quando há um novo aluguel, quando o locatário anterior entra num acordo para encerrar o contrato. Aqui vende-se o direito de explorar o imóvel, mas não sua posse.

Mas a venda é quando o próprio dono do imóvel decide vender o imóvel. Ou seja, ele perde todo o direito sobre o ponto comercial (tanto o direito de exploração quanto o direito de posse).

Pode ser ainda que, nesse caso, ele passe os móveis e equipamentos ali. E há casos ainda em que outros elementos são também transferidos para o novo dono, mediante negociação à parte.

É importante esclarecer isso para não haverem mais dúvidas e você saber o que quer fazer.

3 – Avaliação do valor de venda

Você sabe quanto valem os pontos comerciais à venda similares ao seu? Mas e como fazer a avaliação para saber quanto o seu vale diante do mercado?

Se você fizer isso de qualquer jeito, sem pesquisa e análises, pode acabar tendo muitos prejuízos.

Aqui não existe outro caminho, você deve contratar um corretor de negócios para fazer essa avaliação.

Como mencionamos, o corretor possui o conhecimento e experiência com esse tipo de transações. Logo, ele saberá quais métodos usar para chegar a um valor estimado a fim de que você não tenha prejuízos e nem anuncie o ponto por um valor fora da realidade.

Isso deve ser feito antes de colocar o imóvel à venda e depois de reunir as informações sobre o mesmo. Pois essas informações podem ajudar o corretor.

4 – Encontrando compradores em potencial

Um comprador em potencial ou potencial comprador é aquela pessoa que possui altas chances de adquirir algo de você.

Por exemplo: se uma pessoa tem uma loja de ferramentas, então seus potenciais compradores seriam pessoas que se interessam por realizar serviços de reformas e manutenções ou que faça trabalhos manuais em casa.

Do mesmo modo, os pontos comerciais à venda devem ser anunciados para o público certo.

Nesse caso, há como contar com a ajuda da internet para isso.

Anuncie seu imóvel comercial à venda em plataformas especializadas nesse tipo de negociação, tal como a Quero Um Negócio.

São milhares de usuários que acessam a internet diariamente no Brasil, com boa parte desses acessando nossa plataforma em busca de oportunidades de negócio. Logo, há muitas chances de conseguir fechar um bom negócio com nossa ajuda.

Anunciar um ponto comercial para o público certo te faz economizar tempo e também recursos.

Em nossa plataforma você anuncia para potenciais compradores em todos os estados do Brasil. E as chances de encontrar o comprador certo são elevadíssimas atuando assim.

Para saber mais sobre como a Quero Um Negócio funciona, acesse aqui. Também, se ficar com quaisquer dúvidas, entre em contato com um de nossos consultores para obter suporte especializado.

5 – Pontos comerciais à venda: contrato de compra e venda

Por fim, há que ser feito o contrato de compra e venda para esse tipo de transação. E aqui é um dos passos em que se deve dar total atenção aos mínimos detalhes.

Na presença de um advogado, reúna-se com o comprador para elaborar as cláusulas. Elas estabelecem os direitos e também as obrigações de vendedor e comprador para o ponto comercial à venda.

Aqui devem estar discriminadas informações sobre valor, forma de pagamento, penalidades relativas ao descumprimento de uma das cláusulas, etc.

Reiteramos que não deve haver pressa nessa etapa do processo de venda do ponto comercial.

Conheça a Quero Um Negócio

A Quero Um Negócio é uma plataforma especializada em intermediação de compra e venda de negócios. Por aqui são anunciadas empresas, franquias, pontos comerciais e mais.

Somos uma das maiores plataformas nesse ramo no Brasil. E nos destacamos por prezar pela transparência e praticidade oferecidas.

Se você quer vender um negócio, temos as melhores soluções. Se quer comprar um negócio, contamos com opções em variados segmentos por todo o Brasil.

E, caso queira, pode ainda contar com um dos nossos consultores para encontrar o comprador ideal para você.

Acesse aqui e conheça mais sobre como trabalhamos e concretize seu objetivo com nossa ajuda.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook