Ponto comercial à venda, veja 6 dicas importantes antes de comprar o seu

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Encontrou um ponto comercial à venda e já está quase fechando o negócio? Muita calma nessa hora. Existem alguns elementos que você deve se atentar a fim de fazer uma ótima escolha.

Você decidiu então abrir seu próprio negócio ou mesmo está mudando o seu atual de localização. Nesse momento, não deve apenas pensar no preço e se o imóvel está bem localizado. Existem outros fatores que podem influenciar para que seu negócio tenha ou não sucesso.

Um desses fatores, por exemplo, de acordo com o Sebrae, é que o ponto comercial à venda esteja perto do seu público-alvo. Logo, o ponto comercial perfeito é aquele que fica “no caminho do seu cliente”.

Mas, falaremos melhor sobre esse e outros fatores cruciais na hora de escolher um ponto comercial a seguir. Reunimos aqui 8 dicas para você fazer uma escolha assertiva.

1 – Estar onde seu consumidor está

Pode ser que o ponto comercial à venda fique num local bem movimentado, contudo pode ser também que o seu público-alvo não transite por ali.

Mas como saber isso?

Você deve fazer uma pesquisa e definir quem são seus clientes ideais. Desse modo conseguirá identificar se eles estão ou não por ali ou se passam ou não por ali.

Também há como usar como referência os demais negócios no local (em especial os que estejam tendo mais sucesso). E com isso você pode analisar o perfil dos clientes desses negócios: faixa etária, renda mensal, gênero, interesses, etc.

Como mencionado, um ponto comercial ideal é aquele que se encontra no caminho do seu potencial cliente.

Veja também se as ruas são movimentadas ou mais tranquilas, isso vai influenciar no seu tipo de negócio. Por exemplo: se o objetivo são compradores impulsivos, então as ruas movimentadas são ideais, já se seu negócio trabalha com compras mais conscientes (de produtos especializados), avenidas mais tranquilas.

2 – Acessibilidade

Um outro fator crucial na hora de adquirir um ponto comercial à venda é a acessibilidade. É importante que seus clientes consigam chegar até sua empresa sem dificuldades.

O sucesso do seu negócio também depende disso. Imagine seu cliente tendo que pedir informações em vários locais até conseguir chegar ao seu negócio que fica numa viela escura longe de tudo?

Um mercado, padaria ou qualquer comércio desse tipo, por exemplo, deve ficar no centro para facilitar que o cliente a encontre e que tenha local para estacionar.

Quando for alugar ou mesmo adquirir um ponto comercia a venda, opte por um que fique numa rua com movimento, iluminada e que fique bem visível para os clientes e quem por ali passar.

3 – A estrutura do imóvel é ideal para seu tipo de negócio?

Outro fator importante é ver se o imóvel servirá para o tipo de negócio que você pretende abrir.

Uma loja, por exemplo, precisa de espaço suficiente para colocar as peças de mostruário, para os expositores e, no caso de uma loja de roupas, é necessário ter um provador. Já no caso de uma lanchonete ou um restaurante, será necessário espaço para montar a cozinha, para as mesas onde as pessoas serão servidas, para que as pessoas consigam se movimentar, etc.

Por isso faz-se fundamental analisar esse ponto a fim de que o local escolhido atenda às necessidades do seu negócio.

4 – Sobre a construção ou reforma

Tendo ligação com a dica anterior, avalie também se o local permite realizar construção ou reforma, pois muitas das vezes o ponto comercial a venda que você pretende adquirir pode precisar de algo nesse sentido.

Analise bem se há limitações para a realização de reformas ou construções, seja relacionada a arquitetura do imóvel ou mesmo no tocante a parte financeira.

5 – Pesquise a concorrência

Tire um dia para conhecer melhor o bairro onde pretende adquirir o ponto comercial à venda. Ande pela vizinhança e converse com as pessoas que moram por ali para saber sobre segurança, movimentação e outras coisas.

Visite também as lojas por ali e veja se existem outros negócios semelhantes ao seu. Pode ser que já existiam muitas lojas do tipo e as vezes compensa montar seu negócio em outro local ou mesmo mudar um pouco o foco dele.

Uma outra coisa extremamente importante é estar próximos de negócios compatíveis com o seu, que o complemente. Por exemplo:

– Se você tem uma loja de roupas, pode ser viável ter sua loja de calçados perto dela.

– Já se você montar sua loja de calçados perto de uma oficina de motos, poderá não ser bem sucedida assim. 6 – Valor para investimento

O valor que precisa desembolsar para investir no ponto comercial à venda cabe no seu orçamento?

Antes de mais nada, é importante analisar se você possui o valor necessário e também se certificar de que o valor que será investido se encontra dentro dos limites de prazo e movimentação esperados para que haja retorno com o negócio. Não se esqueça de que poderá haver gastos com reformas também.

Por fim, pesquise o valor médio dos imóveis para compra e aluguel na região, assim você poderá negociar melhor os valores.

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