Perguntas essenciais para vender a empresa

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Pensando em vender a empresa? Existem algumas perguntas que você precisa se fazer antes de tomar essa importante decisão.

A venda de um negócio não deve ser uma decisão de momento, é necessário que você saiba se o seu negócio está pronto para isso, se agora é a melhor hora, como vender uma empresa, entre outras perguntas que devem ser feitas.

E a seguir nós elencamos algumas dessas questões que são essenciais para te ajudar na hora de vender seu negócio.

A minha empresa está pronta para ser vendida?

Você tem tudo organizado para vender a empresa? É necessário algum tempo para preparar tudo antes de repassar o seu negócio.

O recomendado é que você inicie esses preparativos em no mínimo 1 ano antes de vender uma empresa.

Nesse tempo você poderá contar com a ajuda de um contador para elaborar demonstrativos fiscais que apresentem a rentabilidade máxima do seu negócio. Isso ajudará a obter as melhores propostas de potenciais compradores. Mas nesse tempo também você deverá reunir e organizar todos os documentos para a realização da transferência da titularidade (do registro) da empresa.

Jamais comece esses preparativos em um mês antes de vender sua empresa. Para isso você precisa de tempo suficiente para deixar as coisas em ordem.

Você está preparado para isso?

Uma outra coisa super importante é saber se você também está pronto para vender a empresa. E quando falamos isso, estamos nos referimos tanto a estar preparado emocionalmente quanto ao preparo financeiro.

Veja o seu estado atual e identifique se agora é a melhor hora para repassar sua empresa.

Quanto vale o meu negócio?

Uma empresa com valor muito alto pode espantar compradores. Já se o valor for muito baixo você ficará no prejuízo. Assim, há a necessidade de estabelecer um preço que seja adequado.

Mas conseguir estipular um valor para a sua empresa depende de vários fatores. E por isso que nesse caso é importante contar com um especialista. Ele tem conhecimento de várias formas para definir o valor de venda para sua empresa.

Um dos métodos usados para avaliar o preço de venda de um negócio é por meio do fluxo de caixa descontado. Mas há também como fazer isso calculando o valor de ativos como equipamentos, imóveis, etc. O contador saberá a melhor maneira de fazer isso.

Há empresários que tentam fazer isso por conta própria, mas é necessário ter conhecimento tanto sobre o mercado onde sua empresa está quanto também sobre finanças.

Mas é importante deixar claro aqui que chegar a um valor definitivo é algo impossível. O que você terá é uma base, uma estimativa, do quanto vale o seu negócio. A não ser que você tenha ações na bolsa de valores, podendo usar um cálculo com o número de ações e o valor de venda delas.

Com um histórico sobre a empresa, ainda é possível saber o quanto ela valerá no futuro. Assim, tenha em mente também que o seu negócio ainda tem valor no quanto ele pode crescer futuramente.

Quais as pessoas que devem auxiliar no processo de venda?

Citamos aqui que você precisa do apoio de um contador para poder definir o valor da sua empresa. No entanto, existem outras figuras importantes nesse momento da venda, tais como: um advogado, um consultor de negócios, etc.

É importante contar com uma equipe de profissionais experientes para te guiar nesse processo. O comprador terá a equipe dele também.

Como mencionamos num tópico anterior, é preciso preparar sua empresa antes de vendê-la, mas para isso você precisará da ajuda de alguns desses especialistas.

Agora é a hora certa para vender a empresa?

Esse é o momento ideal para vender seu negócio? Você terá boas propostas agora?

Muitos empresários esperam para vender a empresa quando os negócios não vão bem, mas esse é um erro. Para ter as melhores propostas você precisa vender sua empresa quando ela está no seu auge.

Talvez você esteja pensando agora: “mas como assim vende-la quando está no seu auge? Se ela está indo bem por qual motivo deveria vendê-la?”, porque é isso o que os empresários de sucesso fazem.

Pesquise o mercado, a situação da sua empresa, seus lucros, desempenho ao longo dos anos, etc. E com isso em mãos, analise se o momento é o ideal para vender o seu negócio.

O que poderia melhorar a imagem da empresa para os potenciais compradores?

Existe alguma coisa que precisa ser feita na sua empresa para melhorar a imagem dela? O que o comprador gostaria de ver nela que o faria ter interesse pela aquisição? E quais elementos poderiam diminuir o seu valor de venda? O que pode ser feito para melhorar isso?

São essas algumas perguntas importantes para que você reveja coisas que podem estar diminuindo o valor de venda do seu negócio. Pergunte-se também se sua empresa tem feito os investimentos adequados em equipamentos, tecnologia, entre outros? Identifique quaisquer brechas e tente repará-las.

O mercado está favorável?

É importante que você tente vender a empresa apenas quando o seu mercado de atuação e a economia estiverem favoráveis. Pois é nesse momento em que poderá ter as propostas mais atrativas.

Houveram empresas à venda que com a alta no seu mercado de atuação conseguiram valorização do negócio, mas tempos depois, num momento de baixa, não conseguiram nem 30% da oferta anterior.

Assim, observe as condições do mercado qual sua empresa está enquadrada antes de decidir pela venda. Se elas estiverem favoráveis você poderá receber boas propostas para sua empresa. Do contrário, espere até que as coisas se normalizem mais.

Sua empresa poderá operar bem sem sua presença?

Será que a sua empresa conseguirá operar bem sem ter você ali, do momento da venda em diante?

É importante evitar que a empresa dependa muito do dono para conseguir operar e ter resultados, isso pode atrapalhar sua venda, pois o comprador poderá pensar que o negócio não irá bem se mudar de proprietário.

Por isso que é extremamente importante contar com uma equipe qualificada que desempenhe um excelente papel: funcionários, gestores, administradores, profissionais de marketing, etc. Eles precisam atuar bem sem que você precise estar ali a todo momento.

No entanto, há casos em que o comprador fecha um acordo com o antigo proprietário para que ele permaneça na empresa por alguns meses, atuando como um consultor. Isso pode ajudar a diminuir os riscos para o comprador.

Mas é importante que você analise se essa situação seria viável para você, se está com disposição para realizar isso.

Para concluir

Vender a empresa é um processo que pode se resumir nos seguintes passos: a decisão pela venda, a preparação do negócio para isso, a definição do preço, a busca por compradores e, por fim, a negociação.

São etapas que devem ser realizadas com todo o cuidado necessário. Você deve contar com um especialista para que tudo saia bem e você consiga fechar um excelente negócio.

E no caso da etapa 4, a busca por compradores, a Quero Um Negócio pode te ajudar. Nossa plataforma trabalha com anúncios disponibilizados para todo o Brasil de empresas dos mais variados segmentos.

Recebemos diversas visitas diariamente, pessoas interessadas na compra de uma negócio pronto. E intermediamos essa etapa de modo simples e prático para você. Acesse aqui e conheça melhor a nossa plataforma.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook