Pequena empresa à venda: como garantir um bom valor no negócio?

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Muitos brasileiros têm o sonho de empreender. Seja para conquistar uma renda extra ou porque desejam se tornar os próprios chefes. É por isso que a maioria, ao se deparar com uma pequena empresa à venda, enxerga uma boa oportunidade.

Mas isso também suscita uma dúvida: como garantir um bom valor no negócio? Até mesmo para quem está vendendo a pergunta é difícil de responder. Pensando nisso, apresentamos a seguir o caminho para determinar quanto vale uma empresa. Confira!

Realize a avaliação (valuation) do empreendimento

O processo de avaliação, ou valuation, serve para determinar tecnicamente qual o preço justo a ser cobrado por um negócio. Os principais métodos para atribuição de valor são o fluxo de caixa, o valor patrimonial e os múltiplos de mercado.

No primeiro, avaliamos dados financeiros da empresa para fazer uma projeção do fluxo de caixa para os próximos 5/10 anos. Já o valor patrimonial é a soma de todos os ativos da organização. No último método, realizamos comparações com outros negócios similares.

Não tenha pressa ao avaliar uma pequena empresa à venda

Aplicando um dos três métodos anteriores, você poderá chegar ao preço justo da empresa a ser vendida. É claro que para fazer uma avaliação correta é preciso tempo. Afinal, o processo depende das informações que são repassadas entre proprietário e comprador/avaliador.

É por isso que o tempo médio de avaliação dificilmente será menor do que 2 meses. O ideal é não ter pressa nesse momento. Para quem vai vender, é altamente recomendável separar as informações previamente para agilizar o processo.

Faça uma comparação com negócios similares

Dentre os métodos que citamos para valuation estava o enfoque em múltiplos de mercado. Esse modo de comparação pode ser a forma mais simples de avaliar uma pequena empresa à venda. Deve-se comparar, neste caso, o lucro do negócio antes de juros, impostos, amortização e depreciação.

Outra forma de realizar a avaliação é pelo fluxo de caixa operacional. Ou seja, o que é gerado no caixa a partir das operações do negócio. Em ambos os casos, vale equiparar o negócio com duas ou três organizações similares. Para saber o valor destas empresas, busque se informar sobre aquisições, já que o valor de venda costuma ser divulgado.

Faça uma consulta profissional

Embora os métodos e dicas mencionados possam ser realizados por qualquer pessoa, é sempre mais vantajoso contar com ajuda profissional. Você terá, assim, maior segurança de que garantiu um bom valor no negócio. E mais: hoje a avaliação pode ser feita online!

Esteja preparado para investir dinheiro na avaliação profissional

Seja qual for o auxílio profissional escolhido, é importante ressaltar que você deve estar preparado para o investimento. O valor da avaliação vai sofrer variação conforme o local e porte da empresa. Em se tratando de pequenos negócios, é possível encontrar valores a partir de R$ 4 mil. Avaliações online provavelmente vão sair mais em conta.

Vai vender o seu negócio? Veja as etapas do processo

Reiterando o que dissemos anteriormente, quem pretende vender deve se adiantar para oferecer rapidamente as informações da empresa. Os procedimentos a serem observados, uma vez que tenha sido feito o valuation, são:

• Contato confidencial;
• Proposta inicial;
• Due dilligence – uma verificação operacional, financeira e legal do empreendimento;
• Proposta final;
• Negociação de contato de compra e venda.

Leia outros artigos

Seguindo as dicas que listamos neste artigo, você estará apto a avaliar uma pequena empresa à venda. Desse modo, terá garantia de conseguir um preço justo na negociação. Muitas dessas práticas também valem para quem está oferecendo a própria empresa. Agora, se você quer vender um ponto comercial e não sabe como calcular o valor, dê uma olhada neste artigo.

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