Passar o ponto: o que é e como funciona?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

É muito comum as pessoas em geral e até mesmo os empresários fazerem confusão com os termos “passar o ponto”“ e “ “vender a empresa” . Mas o fato é que existe uma grande diferença entre as duas expressões.

A principal diferença entre venda de empresa e “passa-se o ponto” está na finalidade da transação. Mas é necessário entender alguns aspectos e particularidade a respeito desses dois tipos de negócio.

Para que você entenda definitivamente o que significa passar ponto comercial e como isso é feito, acompanhe nosso conteúdo e tire todas as suas dúvidas.

E se você estiver interessado em já saber sobre as tendências do mercado para o próximo ano, aproveite e fique por dentro desse assunto também.

O que é um ponto comercial?

Antes de entender o que quer dizer passar o ponto, é preciso saber o que é um ponto comercial.

Ponto comercial é o local físico onde a empresa está assentada e suas atividades são exercidas.

Ponto comercial alugado

Mesmo que o imóvel não seja de propriedade do dono do negócio, ou seja, quando o local é alugado para fins comerciais, por lei ele tem assegurado o direito ao ponto comercial.

Desse modo, ainda que o estabelecimento funcione em um imóvel alugado, o ponto comercial pertencerá ao proprietário da empresa.

Mas é importante destacar que mesmo o ponto comercial pertencendo ao locatário, o locador do imóvel deve participar de todo o processo quando o empresário estiver passando o ponto e poderá inclusive vedar a venda, dependendo dos termos do contrato de locação.

Passando o ponto, o que é e como ocorre?

Ao se passar o ponto comercial, o negócio consiste em transmitir o estabelecimento físico para outro dono. Ou seja, a relação se dá de forma imobiliária e isso não significa que o próximo dono irá manter o mesmo formato comercial ou se enquadrar no mesmo segmento.

Quando se passa o ponto o interessante para o novo proprietário é explorar o ponto comercial e manter ou mudar o foco do negócio dependerá de sua escolha. Por esse motivo ele poderá ou não fazer a aquisição dos demais bens que compõem o comércio ou atividade.

Por que passar o ponto é diferente de vender a empresa?

Quando há uma venda de empresa, ao contrário de passar o ponto, o comprador adquire o imóvel físico e todos os bens ou pelo menos parte deles. Nesse caso podem-se incluir também os contratos e até a própria marca.

Essa é uma boa opção para investidores que preferem adquirir uma empresa pronta e aproveitar um negócio já consolidado com bons resultados garantidos e uma clientela sólida.

Existe também a possibilidade de o proprietário decidir pela a venda apenas de uma conta da empresa, como a adquirida por ele de um dos sócios, por exemplo.

Em que circunstância passa-se o ponto?

Muitas pessoas acham que quando um empresário está passando o ponto é porque ele está querendo abrir mão de um negócio que não deu certo ou parou de oferecer bons resultados.

Essa realidade pode realmente ocorrer. É muito comum o dono do negócio passar o ponto comercial adiante por ele não estar gerando o retorno esperado e isso ocorre por uma série de motivos.

Um contexto como este não significa que a situação não possa ser revertida. O fato de um negócio não ir bem não representa que o próximo responsável pelo ponto não consiga fazer as circunstâncias mudarem de rumo.

Mas precisamos considerar que existem outras situações que tornam necessário passar o ponto, como as seguintes:

– Mudança dos proprietários para outro município, estado ou até país;

– Mudança de ramo ou atividade da parte do dono do negócio por diversos motivos;

– Problemas familiares ou de saúde que exigem um afastamento do negócio;

– Problemas de sociedade;

– Endividamento;

– Aquisição de um outro ponto que ofereça maiores vantagens ao proprietário.

Diante de todas essas circunstâncias, a ideia de passar o ponto é ter nas mãos a possibilidade de não ter que fechar definitivamente o negócio, gerando ainda mais prejuízos, além de ser possível ter uma demanda maior de compradores, já que não implica relações com a empresa em si, mas apenas com o imóvel físico e o ponto comercial.

Passar o ponto, como isso é feito?

Transferir o ponto comercial é um processo feito juridicamente, por meio da venda e compra. Isso implica algumas obrigações que o vendedor precisa cumprir.

Quem está vendendo o ponto precisa prestar todas as informações necessárias para a clareza da negociação e apresentar todas as certidões negativas que o comprador exigir. Esses documentos irão atestar que o imóvel está livre de ônus, ou locado a terceiros.

No contrato devem constar todas as cláusulas pertinentes às transações de compra e venda, como valor, forma de pagamento, indicação das partes, objeto, deveres, direitos, penalidades por descumprimento das obrigações, entre outros.

O contrato deve ainda ter uma descrição extremamente clara do ponto comercial, incluído estado de conservação do imóvel e condições de locação.

Se houver também a transferência do fundo de comércio, é preciso que seja feita uma relação de todos os bens inclusos na transação.

Vender a empresa

Vender uma empresa costuma ser um processo mais demorado do que passar o ponto. E esse é um dos motivos que levam algumas pessoas a venderem o ponto ao invés da empresa em um todo.

Para vender o negócio é preciso encontrar potenciais compradores que se interessem exatamente por esse tipo de transação, além apresentar relatórios que deixem seus números claros e assegurem que a empresa é rentável e tem uma boa clientela.

Como você pôde conferir, passar o ponto ou adquirir um estabelecimento sob essas condições, é mais simples do que se imagina e os resultados, tanto da compra como da venda podem trazer boas vantagens.

Antes de fechar qualquer negócio é preciso pesquisar bastante e avaliar todos os cenários. Desse modo, você decidirá pela opção que mais se alinha às suas necessidades e da qual poderá tirar o melhor proveito.

Conheça excelentes oportunidades de compra e venda acessando nosso site e aproveite para ler também: Vendo ponto comercial: confira o que considerar para fazer uma boa venda

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook