Padaria à venda: aprenda a identificar o melhor custo-benefício

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

O ano de 2018 foi cheio de desafios para o Brasil, encabeçados pela crise e instabilidade econômica. Apesar disso, um estudo feito pelo ABIP, Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria, mostrou que o setor teve um crescimento de 2,8%, chegando a um faturamento de mais de R$ 92 bilhões. Portanto, a compra de uma padaria é um bom investimento com alto potencial de retorno, mas é preciso sempre avaliar se vale a pena. Vamos ver, então, como identificar o melhor custo-benefício de uma padaria à venda.

Avalie o ponto comercial

Para qualquer empreendimento de varejo, é fundamental ter um bom ponto comercial. Avalie se a padaria se encontra em um local de fácil acesso a um bom número de clientes. Esse é sempre um dos pontos principais de qualquer empresa de varejo, e um dos primeiros a serem avaliados no momento de adquirir uma padaria à venda.

Os produtos

Outro ponto a avaliar são os produtos. A padaria tem algum diferencial? Algum produto muito conhecido e apreciado pelos clientes? Uma das melhores formas de uma padaria se destacar é um produto único ou muito delicioso que o concorrente não irá superar. Esse diferencial agrega muito valor a qualquer padaria à venda.

A organização

A padaria é um negócio e, como tal, precisa estar bem organizada. Como anda a situação financeira? O dono atual mantém um registro de todas as movimentações? O fluxo de caixa é bem feito? Adquirir uma padaria muito bem organizada é uma forma de potencializar o seu sucesso, especialmente em longo prazo.

O espaço físico

Toda padaria possui um espaço físico. Como ele é? Está limpo ou precisa de obras? Existe espaço suficiente para todo o aspecto logístico da produção? Ter esse espaço é fundamental para a produção e o sucesso do empreendimento.

Os equipamentos

Além disso, é preciso de equipamentos. Como está o seu estado? Eles estão bem conservados ou precisarão ser trocados logo? Ter bons equipamentos é um dos insumos necessários para o sucesso de qualquer empreendimento.

Analisando o custo-benefício

Todos esses pontos são fundamentais para analisar o custo-benefício de uma padaria à venda. Mas, é importante destacar que existe uma relação muito interessante entre os pontos acima e o valor da padaria.

Por exemplo, se uma padaria atende todos os quesitos com perfeição, provavelmente irá custar muito mais caro. Por outro lado, se ela marca apenas alguns pontos, mas os outros podem ser facilmente resolvidos, o custo-benefício pode estar bem próximo do ideal. Se, na outra ponta do aspecto, ela não marca nenhum deles, o preço precisa ser muito baixo para que ela valha a pena.

É claro que existe certa hierarquia de importância entre os quesitos acima. O ponto comercial é um ótimo exemplo. É um dos principais aspectos de qualquer negócio e muito difícil de corrigir se comparado, por exemplo, com uma padaria com equipamentos aquém do ideal. É um problema também importante, mas teoricamente, mais fácil de corrigir.

Por exemplo, o que você prefere? Uma padaria muito bem localizada com problemas em certos equipamentos ou uma padaria mal localizada com o equipamento ideal? É isso que a análise de custo-benefício de uma padaria à venda visa responder.

Agora que você já sabe avaliar melhor o custo-benefício de uma padaria à venda, acesse o nosso site e confira as opções de como podemos te ajudar!

Comentários no Facebook