Oportunidade de negócio: saiba como identificar qual área empreender

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Antes de apostar toda a sua grana em algo que parece ser uma oportunidade de negócio imperdível, é necessário considerar alguns pontos indispensáveis para o sucesso em longo prazo. Será que ir para uma área em expansão, um setor aquecido ou um nicho pouco explorado é o suficiente para criar um empreendimento bem-sucedido? É sobre que trata o artigo que a Quero Um Negócio preparou!

Entenda, a seguir, quais pontos pesam mais na hora de identificar uma área para construir um negócio e quais são as perguntas chave que devem ser feitas para diminuir os riscos do investimento. Vamos lá!

Saiba a diferença entre uma boa oportunidade de negócio e ser o empreendedor certo para a área

Quem empreende sabe que é possível delegar tarefas e contratar pessoas qualificadas para trabalhar na sua empresa, mas não dá pra entregar completamente a administração do negócio para terceiros. O que isso significa?

Às vezes a oportunidade de negócio, de fato, representa um potencial incrível para levar algo novo para o mercado, crescer e se consolidar em poucos anos. Entretanto, parte disso dependerá bastante do perfil da pessoa que estará à frente daquele projeto de empresa e do seu conjunto de experiências, habilidades e competências.

Por isso, é preciso se perguntar se você tem o conhecimento necessário para aquele nicho, pois conhecer muito bem o seu setor, as necessidades e desejos do público-alvo, as tendências e oscilações do mercado. E se antecipar às oportunidades futuras é imprescindível para dominar uma boa fatia da área.

Dessa maneira, existem dois caminhos caso você não tenha experiência em um determinado mercado: ir procurar outro que você domine de forma mais aprofundada ou gastar um bom tempo estudando sobre o território onde quer entrar.

Analise de forma crítica o tamanho do seu mercado

Quantos clientes existem que estão dispostos a pagar pelo produto ou serviço que você pretende oferecer? Quanto o Brasil, ou qualquer outra região alvo, fatura dentro da área de interesse? Essas são duas perguntas que permitem uma análise criteriosa sobre as suas opções de empreendimento.

Pensar nesses aspectos te ajuda a saber qual é o tamanho do seu potencial de crescimento quando colocar o seu produto para rodar no mercado e iniciar, realmente, as atividades empresariais. Além disso, te ajuda a decidir até que ponto vale a pena aplicar tempo e recursos na oportunidade de negócio identificada.

Encontre uma área com muito potencial e espaço para inovação

A transformação digital, principalmente, ainda tem muito espaço para conquistar em diversos setores brasileiros.

Se você pode empreender em uma área que conhece bem e para a qual o seu negócio apresente uma solução que vai torná-la mais rápida, prática, barata ou gerar mais valor para o consumidor e para a sociedade em geral, essa, certamente, é uma boa oportunidade de negócio.

Entretanto, ainda existem oportunidades excelentes fora da internet. Dessa maneira, não deixe de explorar outras opções para solucionar problemas existentes ou que vão movimentar um setor estagnado.

Aposte no desenvolvimento de diferenciais

Unir oportunidade de negócio com a melhor área para empreender é algo que exige o desenvolvimento de diferenciais. Investir em ideias que apresentam mais do mesmo não vai gerar o impacto desejado. Por isso, sempre procure fazer algo diferente para entrar no mercado com alguma vantagem.

Uma experiência de compra ruim, situações burocráticas, reclamações frequentes sobre os mesmos problemas, dificuldade em encontrar um produto e serviços que deixam a desejar na qualidade oferecida são situações propícias para a identificação de diferenciais que podem resolver questões como as citadas.

Busque os pontos fracos da área

Mercados que têm um grande potencial de expansão costumam apresentar diversos pontos sensíveis que precisam de novas soluções e formas de pensar. Se você já atuou em uma área por vários anos sabe que, junto aos clientes, é relativamente fácil encontrar esses pontos.

Ouvir de forma atenta às reclamações dos consumidores, seja pessoalmente ou fazendo uma busca detalhada na internet, pode fornecer pistas muito importantes para a identificação de uma oportunidade de negócio.

Assim, ficar por perto e trocar uma ideia de quais tipos de produtos e serviços poderiam resolver as queixas mais frequentes é um exercício essencial para quem está buscando empreender.

Estude as tendências do setor

O cenário político e econômico impacta diretamente os diferentes setores, que muitas vezes são obrigados a se adaptar às novas regras, conjunturas e comportamentos dos consumidores. Contudo, as tendências, na maior parte das vezes, não surgem do nada e, sim, indicam de forma gradual as transformações que estão por vir.
Logo, se você quer encontrar aquela ideia de negócio que vai fazer com que o seu empreendimento sai na frente até das empresas que está há mais tempo no mercado, estude as tendências e lance o seu negócio no momento mais estratégico possível.

Nesse artigo, você viu algumas dicas para identificar uma boa oportunidade de negócio. Agora que você já aprendeu a direcionar a sua perspectiva empreendedora, que tal consultar algumas das empresas que estão disponíveis para venda? Acesse o site da Quero Um Negócio!

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook