Onde encontrar oficina mecânica à venda?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Onde encontrar oficina mecânica à venda? Você pretende investir nesse tipo de negócio? Então confira as orientações que temos aqui para encontrar um negócio ideal, promissor e de acordo com seu perfil.

“De acordo com meu perfil?”, talvez você esteja se perguntando agora. Sim, para que se tenha sucesso com a aquisição de uma empresa, seja ela no setor automotivo ou qualquer outro, é essencial empreender em algo que se enquadre com seu perfil.

Com isso você equilibra suas afinidades com suas habilidades. E se por acaso não possuir o que é necessário, então sabe que precisará recorrer a alternativas como: ir em busca desse conhecimento ou ter o apoio de um sócio que o tenha.

Mas, deixemos de falácias e vamos agora para a parte central desse artigo: “onde encontrar oficina mecânica à venda?”

Onde encontrar oficina mecânica à venda: dicas iniciais

Antigamente, quando alguém queria adquirir um negócio, tinha que recorrer aos vários contatos, buscar anúncios em classificados de jornais ou revistas, procurar saber se a empresa estava à venda, etc. Não se tinha a praticidade que há hoje com os sites na internet.

Mas a coisa foi mais além e, hoje em dia, já existem plataformas exclusivamente voltadas para anúncios de compra e venda de empresas. Como é o caso aqui da nossa plataforma, a Quero Um Negócio.

Nessas plataformas, é possível ter uma segmentação muito maior, afinal de contas, diferente dos sites de classificados comuns, em que se tem anúncios variados de produtos, serviços, etc., nelas o foco é apenas a intermediação de compra e venda de empresas.

Logo, nessas plataformas há apenas pessoas interessadas em vender e pessoas interessadas em comprar uma empresa.

Se você quer adquirir uma oficina mecânica à venda, então basta fazer uma rápida pesquisa em nosso site. Nessa pesquisa você ainda pode filtrar por localização (cidade, estado), valor da empresa, etc.

Depois de encontrar anúncios atrativos, com a localização que você deseja e um valor que esteja dentro do que pretende investir, você poderá entrar em contato diretamente com o anunciante/proprietário.

O ideal é não ir apenas na primeira opção que encontrar, mas fazer uma lista com as opções. Desse modo, você entra em contato com os anunciante para obter mais informações sobre a empresa e pode ver qual delas lhe concede mais vantagens.

Vale a pena comprar uma empresa?

Adquirir um negócio pronto possui muitas vantagens. Algumas das delas são:

– Ter uma carteira de clientes;

– Possuir toda a estrutura necessária para as atividades;

– Contar com profissionais qualificados;

– Ter já estabelecido os processos operacionais;

– Contar com fluxo de caixa;

– Fornecedores de confiança;

– Pular etapas iniciais e burocráticas da abertura e legalização de um negócio;

– Entre outras.

Não se esqueça de que sua experiência é fundamental para atuar nesse tipo de negócio. Mesmo adquirindo uma empresa pronta, contando com todas essas vantagens, é imprescindível que você já tenha atuado numa oficina mecânica antes ou possua um sócio que já o tenha feito.

Mas o que levar em consideração na hora de buscar por uma oficina mecânica à venda?

Agora que você sabe como pesquisar por uma oficina mecânica à venda na Quero Um Negócio e encontrou opções, precisa saber de mais algumas coisas para realizar uma boa negociação.

Informações financeiras do negócio

A primeira coisa é obter informações sobre os lucros da empresa. E por lucros nos referimos a lucros brutos e líquidos. É importante ter ajuda de um contador nesse momento.

Pesquise sobre valores de entrada, mas também sobres as despesas que a empresa possui. O contador fará uma análise para identificar se a empresa se encontra em boas condições financeiras.

Mas é importante também realizar depois uma pesquisa mais aprofundada, pois nem sempre as coisas são como o proprietário apresenta. Aqui cabe uma auditoria na oficina mecânica à venda com a ajuda de um especialista.

Uma coisa também de extrema importância, porém que muitos acabam se esquecendo, é saber da existência de empréstimos.

É comum que um negócio solicite empréstimo ou financiamento para ampliar as atividades, adquirir equipamentos, etc. Mas você deve saber que, sendo o novo dono, arcar com essa responsabilidade será agora tarefa sua. Saiba sobre isso antes de fechar negócio e veja se vale a pena.

Parte tributária e fiscal

O negócio está em dia com suas obrigações fiscais? Esse aqui é um ponto muito importante, pois, do contrário, a empresa pode ser multada e corre o risco de fechar as portas.

Imagine se isso acontecer depois que você já adquiriu o negócio? Todos esses problemas, então, recairão sobre você.

Não se esqueça de verificar também se a empresa possui todos os documentos necessários para se manter ativa: CNPJ, Contrato Social, Alvarás, Licenças, etc. Converse com um contador para obter mais informações.

Há quanto tempo a empresa existe?

Mais uma coisa de extrema importância na hora comprar uma oficina mecânica é saber do tempo de existência. Investir numa empresa com menos de 3 anos é algo ariscado. Mas um negócio que já existe a 4, 5, 6 anos vale muito mais a pena porque já teve tempo de se estabilizar.

Mais uma coisa importante é pesquisar o motivo da venda. Por que o dono quer se desfazer do negócio? Será por motivo de aposentadoria, mudança de ramo de atuação ou porque as coisas não andam bem?

Sobre equipamentos e ferramentas da oficina mecânica

E quanto aos equipamentos e ferramentas da oficina mecânicaque pretende adquirir? Qual o estado deles? É necessário algum tipo de investimento para manutenção ou aquisição de outros novos?

Saber sobre isso é importante para que você abata valores que terá que arcar do valor da empresa. Sem contar evitar surpresas desagradáveis quando o negócio estiver em sua posse. Converse com o atual dono sobre isso.

Sobre os funcionários

Os funcionários são ativos importantes da empresa e o trabalho bem feito deles é o que ajuda a levar o negócio a diante.

Para saber sobre o desempenho deles, solicite ao dono um documento que mostre isso, mas também faça uma visita a empresa. Essa visita é muito importante e deve ser feita para conhecer como é o dia a dia ali.

Mas é importante que você não chegue ali mostrando sua presença como possível comprador. Isso deve ser mantido sobre sigilo. Vá como um possível cliente.

O sigilo na hora de comprar uma empresa é importante para não gerar notícias falsas sobre o estado do negócio e, como resultado, comprometer a sua imagem.

Valor do negócio

Na hora de negociar o valor da empresa, conte com a expertise de um corretor de negócios. Esse profissional é conhecedor do mercado e saberá informar se o valor pedido pelo vendedor é o ideal.

Pode ser que o valor esteja acima do que o negócio realmente vende e um corretor é munido de métodos para fazer essa análise, levando em consideração o histórico financeiro a empresa, comparação com outras similares, etc.

Elaboração do contrato

Na hora de elaborar o contrato de compra e venda, é indispensável que você tenha uma advogado. Ele te ajudará a entender os termos presentes e a realizar tudo devidamente, sem ter surpresas depois.

A figura desse profissional nessa etapa é de suma importância, não devendo ser negligenciada.

Conclusão

Como vimos, hoje em dia é muito mais prático buscar um negócio à venda. E com a ajuda de plataformas como a Quero Um Negócio isso fica ainda mais prático, simples e seguro.

Faça uma visita a nossa plataforma e pesquise o tipo de empresa que deseja adquirir. Temos muitas propostas de anunciantes em todo o território nacional.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook