Oficina à venda: 8 dicas para comprar a sua e fazer um bom negócio

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Adquirir uma oficina à venda é uma excelente oportunidade. Contudo, há alguns pontos para analisar a fim de fechar um bom negócio.

E hoje aqui nós iremos mostrar para você quais são esses pontos tão essenciais.

Por mais atraente que seja, é preciso ter muito cuidado na hora de adquirir uma empresa pronta. Do mesmo modo que há vantagens como uma carteira de clientes, marca já consolidada, fluxo de caixa, lucros, entre outros, podem existir problemas.

Quer ver um exemplo?

Digamos que você encontrou um anúncio de uma oficina à venda e as informações que o atual dono lhe passou fazem com que você pense que o negócio é mesmo muito promissor. Mas quando você vai mais a fundo e solicita documentos, demonstrativos financeiros, vê que há problemas:

– Um gráfico mostra que as vendas estão em queda ou que, apesar de um volume de vendas considerável, os lucros estão baixos, por exemplo;

– Ou, mais, podem haver processos na justiça por parte de funcionários ou clientes.

Viu agora como é crucial entender todo o processo? Mas as dicas a seguir te ajudarão a evitar maus negócios e enxergar as melhores oportunidades.

1 – Histórico da oficina à venda

Ponto essencial antes de adquirir uma oficina mecânicaé conferir o seu histórico. E por histórico nos referimos não apenas ao histórico de vendas, mas ao geral:

– Quantidade de clientes que a empresa já atendeu;

– Quanto tempo de existência;

– Volume de vendas dos últimos 3 ou 5 anos;

– Clientes fidelizados;

– Custos operacionais;

– Entre outros.

Tudo isso te ajudará a saber se vale a pena ou não investir naquela oficina. Nesse momento é indispensável contar com um contador para te ajudar a identificar todos esses dados e informações.

2 – Por que o dono está vendendo a oficina?

Qual o motivo da venda do negócio? O atual dono deseja se aposentar, mudar de ramo ou será que o negócio não anda bem? Essa é uma pergunta extremamente importante para fazer.

Muitos empresários vendem sua empresa porque já não tem mais cabeça para o administrarem e querem apenas viver o melhor da vida. Mas há também aqueles que se encontram numa situação crítica e querem se desfazer do negócio para tirarem um peso das costas. E esse peso vai para suas costas.

Saiba o real motivo da venda da oficina antes de concordar com qualquer coisa.

Para isso você pode (e deve) contar com apoio de dois profissionais: um contador e um advogado. Eles te auxiliarão quanto a contratos e informações sobre o negócio.

3 – A equipe é capacitada?

Os profissionais que trabalham naquela oficina à venda são capacitados? Eles tem realizado um serviço adequado? Os clientes retornarão se precisarem de algo mais?

É importante ver se os profissionais tem feito um bom trabalho, pois isso impacta na imagem do negócio. E, também, isso ajuda a fidelizar clientes, que recebem um serviço feito com dedicação.

Para entender como funciona o processo ali, você pode visitar o local como se fosse um cliente.

Você precisará assinar um contrato em que se compromete a não divulgar as informações obtidas sobre o negócio. E, nisso, também é importante evitar que os funcionários e clientes saibam que a empresa mudará de dono tão cedo, isso fica para depois do negócio ter sido fechado.

4 – Equipamentos e ferramentas disponíveis

Toda oficina à venda precisa contar com equipamentos e ferramentas a fim de se seguir com o negócio. Mas veja quais as condições de tais recursos antes de fechar contrato.

Muitas das vezes pode ser necessário algum reparo nos equipamentos ou de ferramentas novas.

Cabe aqui dizer que muitos dos equipamentos usados numa oficina mecânica não possuem um preço baixo.

Assim, esses são custos a mais que impactam no valor final do negócio e precisam ser negociados. Em outras palavras, se for necessário reparo ou aquisição de novos equipamentos/ferramentas, você pode entrar num acordo com o dono e abater o valor no preço de compra do negócio.

5 – O local onde a oficina funciona

É importante obter informações também sobre o local onde funciona a oficina mecânica.

Primeiro de tudo, veja se o local pertence ao proprietário e ele o passará ao novo dono (você) ou se é alugado, devendo, então, analisar o contrato (falaremos sobre isso mais adiante).

Quanto ao espaço em si, veja se a localização é boa: se os clientes podem entrar com seus veículos sem problema, se é possível avistar a oficina mesmo de longe, etc. Veja também se o local é de fácil acesso para os clientes no caso dele conhecer a oficina pela internet.

Ter uma boa localização influenciará nos resultados do negócio, já que isso contribui para atrair mais clientes.

6 – Sobre o valor de mercado da oficina à venda

Uma coisa importantíssima, mas que muitos interessados em comprar uma oficina à venda não dão a devida importância: seu valor.

Você sabe qual o valor de mercado do negócio que deseja adquirir? Ou apenas aceitou a oferta do proprietário? Pode ser, então, que você esteja adquirindo um negócio por um valor maior do que deveria ser.

Nesse caso, você precisará da ajuda de um corretor de negócios. Esse profissional te ajudará a definir um preço justo pelo negócio com base no valor de mercado de negócios similares.

O corretor também te ajudará a encontrar as melhores oportunidades de negócios à venda. Mas abrimos um espaço aqui para falar que no site da Quero um Negócio você encontra anúncios de vários empresários que desejam vender sua empresa, dê uma conferida nas oportunidades disponíveis lá.

7 – Analise os contratos

Existem contratos de fornecedores? De aluguel? Solicite ao atual proprietário todos eles e os analise bem. Veja os prazos dos contratos, suas cláusulas, as condições, entre outros.

Pode ser que o contrato de aluguel esteja perto de vencer e o dono do imóvel não tenha pretensão de renovar ou haja um reajuste. Não deixe de conferir esse e outros elementos de cada contrato.

Contratos precisam ser lidos e analisados com muita calma.

É importante contar com um bom advogado, assim não corre o risco de ter problemas mais tarde.

8 – Veja se a documentação está em dia

Mais lindo do que um negócio dando lucros é um negócio dando lucros e funcionando dentro da lei.

Essa é uma das vantagens de adquirir uma oficina mecânica versus montar uma do zero: evitar toda essa etapa burocrática. Logo, você não vai querer ter dores de cabeça com isso, certo?

Assim, veja se a oficina possui toda a documentação em dia: licenças, alvarás, autorizações, etc. Um contador será essencial para te ajudará com isso.

Compre ou venda um negócio

Já conhece a plataforma de compra e venda de negócios da Quero um Negócio?

Se você quer empreender sem começar do zero, nós podemos te ajudar. Se você quer vender sua empresa, então conte com a gente também.

Nossa plataforma liga quem busca o negócio perfeito a quem procura um comprador em potencial. Por aqui passam pessoas de vários estados do Brasil em busca de oportunidades e elas as encontram com a nossa ajuda. O nosso portal é o maior do país focado em negócios. Quer saber mais? Conhecer os anunciantes? Obtenha mais informações acessando aqui.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook