O que preciso saber antes de comprar uma clínica veterinária?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

As clínicas veterinárias se tornaram uma ótima alternativa de investimento no Brasil, uma vez que os animais passaram a serem tratados praticamente como membros da família, e as razões não são difíceis de explicar veja no texto abaixo.

(A população brasileira é uma das que mais possui animais domésticos (estimação), como cachorros, gatos, sem contar as aves, tartarugas, chinchilas, coelhos dentre outros animais exóticos que são permitidos a venda em pet shops no Brasil), só para citar os animais mais comuns.

Mas é importante destacar que antes de comprar clínica veterinária, é necessário ter em mente as seguintes informações básicas.

Antes de iniciarmos de fato, é importante salientar, que não é necessário ser um médico veterinário para ser proprietário de uma clínica veterinária! Isso mesmo! Você pode muito ser o gerente/gestor e contratar de dois a três médicos para compor o quadro na sua empresa!

Pois bem, a primeira coisa que o investidor deve ter em mente é fazer um plano de negócios, assim como em qualquer empreendimento que se deseje ter o mínimo de sucesso possível. Pois, é através deste primeiro passo, que se terá uma ideia do todo, e do tamanho inicial do seu investimento e consequentemente estimar o lucro.

O segundo passo é checar todos os trâmites legais para se efetivar a abertura de uma clínica veterinária em sua cidade. Alguns destes documentos são:

Registro Municipal na Prefeitura. É através deste procedimento que se conseguirá o alvará de funcionamento.

Registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV).

Registro na Junta Comercial.

Além desses, é de extrema importância estes dois quesitos:

Registro na Secretaria da Receita Federal (que vai liberar o CNPJ do seu negócio);

Registro na Caixa Econômica Federal (para disponibilizar a conectividade social, tais como INSS e FGTS);

Alguns Dados interessantes sobre este setor de acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) existem distribuídos pelo Brasil um pouco mais de 19.000 clínicas veterinárias.

Outro fator que deve ser considerado para comprar clínica veterinária é gastar um bom tempo escolhendo a localização da mesma. A priori você pode achar que isto não é importante, mas as melhores localizações aumentam as chances de procura pelo seu negócio. Pense bastante nisso.

Algo que não é somente do mundo das clínicas veterinárias é o empreendedor ter o que se chama de capital de giro, ou seja, aquela reserva que servirá para novos investimentos ou até mesmo para dá conta de algum imprevisto.

Uma dica para o empreendedor deste segmento é; que fique de olho aberto em todas as novidades e rumos do setor, por exemplo, os animais de pequeno porte foram os que mais foram levados nas clínicas veterinárias no Brasil no ano de 2019 de acordo com o radar Vet.

Não é tão simples mensurar o quanto uma clínica veterinária arrecada mensalmente, mas de acordo com alguns sites, os valores ficam entre R$15 mil até 200 mil reais, claro, que empresas novas como ainda estão se estabilizando no mercado, a renda não é tão alta!

Um valor considerado razoável para se abrir sua primeira clínica veterinária gira em torno de 30 mil reais. Mas, este valor vai depender da sua cidade, compra de equipamentos e gastos com energia e pequenas reformas. Além é claro do quadro de funcionários.

Realmente, não é uma tarefa simples. Uma lista de fatores precisa ser seguida (passo a passo) para que o melhor resultado seja colhido.

Mais basicamente, o empreendedor deve focar em garantir funcionalidade e uma estrutura compatível com a qualidade do serviço prestado. Por exemplo, garantir espaços como setor cirúrgico, recepção, internação, suporte e todas as áreas que forem necessárias e manterem associação com alguns dos serviços prestados.

Na sequencia, sabendo dos serviços a serem ofertadas pela empresa, chegou a hora de fazer a lista de equipamentos/acessórios, para citar alguns exemplos dos equipamentos frequentes em uma clinica veterinária estão: balanças, desfibriladores, armários, ferramentas de refrigeração, estoque de medicamentos, termômetro, estetoscópio, pinças, agulhas, estufa para esterilização, luvas e equipamentos cirúrgicos, dentre alguns outros.

Se você não for um profissional da área (médico veterinário) é necessário uma consultoria de mercado para a compra destes produtos citados anteriormente. Fique sempre de olho aberto, é melhor gastar um pouco mais no inicio do negócio do que fazer aquisições de qualidade questionável! Leve sempre a sério cada passo do processo! Os resultados surgirão!

Bem sabendo disso, antes de fato, faça a escolha acertada do quadro de funcionários, contrate médicos veterinários com especializações distintas para aumentar o número de serviços a serem oferecidos para a sua clientela. Que deve ser respeitada.

O status de empresa requer alguns cuidados, vez que toda empresa que se preze, requer o trabalho de um contador profissional. Lembrando que este profissional vai auxiliar na descrição e calculo de contas, em todas as fases da sua empresa, seja no início, estabelecimento e aumento dos seus negócios.

Como dito ao longo deste texto, evite a todo custo, percorrer caminhos tidos como fáceis, procure investir em profissionais para que seu negócio não fique a mercê dos riscos da má gerência.

Como sabemos a abertura de qualquer negócio, geram momentos de euforia e nesta hora algumas atitudes incompatíveis com o mercado (com o setor) podem minar a estabilidade do seu negócio.

Por isso, mantenha os seus pés sempre no chão, como dissemos no texto, não fique de fora das tendências do setor de clínicas veterinárias, procure dialogar com outros empreendedores do segmento, participe de eventos para irem de encontro aos resultados esperados.

Portanto, fique atento as armadilhas do mercado, sempre busque novas informações, se informe para crescer. Não subestime as recomendações de especialistas, afinal de contas, estes já estão a anos vivendo no mercado.

Por tudo isso é evidente um estudo minucioso sobre o setor que se quer investir. Em resumo, neste texto apresentamos um apanhado das principais (relevantes) dicas para o novo empreendedor comprar uma clínica veterinária com o ‘pé direito’ e se tornar dono de um negócio lucrativo e de sucesso em sua região.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook