O que considerar antes de abrir empresa em Ipatinga – MG

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

O que você deve considerar antes de abrir empresa em Ipatinga – MG? O que pode levar o negócio a ter sucesso ou fracassar? E será que vale a pena mesmo montar um negócio nesse município?

Um dos grandes sonhos da maioria dos brasileiros é ser seu próprio chefe. E hoje em dia há muitas possibilidades de realizar esse sonho. O fato é que ter uma empresa, apesar de ainda ser um longo processo, hoje em dia tem se tornado algo cada vez mais acessível, ainda mais com a expansão das pequenas e médio empresas.

Mas na hora de montar um negócio, o que você deve considerar? E se estiver pensando em abrir uma empresa em Ipatinga, Minas Gerais, o que levar em conta?

É tudo isso que iremos esclarecer aqui hoje. Forneceremos também algumas dicas para te ajudar em sua jornada empresarial. Confira as próximas linhas.

Será que vale a pena abrir empresa em Ipatinga?

O que os futuros empresários precisam saber é que vale a pena abrir empresa em praticamente qualquer município e cidade do Brasil. O que se deve pensar é: que tipo de empresa vale a pena abrir em determino local?

Por exemplo: pode ser que num município uma indústria metalúrgica seja um bom negócio, enquanto que em outro uma loja de materiais de construção ou mesmo um posto de gasolina seja algo mais lucrativo e assim por diante.

O ponto principal é saber qual o destaque na economia de Ipatinga e, assim, escolher o tipo de negócio segundo essa informação. Mas, claro, você deve levar em conta nisso também o segmento que gosta de atuar e que tenha algum tipo de experiência.

Não seria prazeroso atuar num setor lucrativo e o qual você não gostasse. Se imagine nele em 5 anos? Gostará do que está fazendo? Se sentirá realizado com isso?

Sobre a economia de Ipatinga – MG

Ipatinga localiza-se no interior de Minas Gerais e possui uma população estimada de mais de 265 mil habitantes, de acordo com dados do IBGE.

O destaque econômico desse município é o setor industrial, com foco nas empresas do setor siderúrgico.

Mas outro setor também forte ali é o da agropecuária, que no ano de 2018 acabou por somar 1.010.87 mil reais na economia do município.

Nesse setor há uma ampla produção de leite, com rebanhos de bovinos, suínos e equinos e com aves. E há ainda uma considerável produção de mel de abelha. Enquanto que na parte da agricultura destaca-se a produção de milho, café, laranja e de banana.

Em resumo, quem investir numa fazenda ou sítio à venda por ali pode fazer um bom negócio. Mas, claro, atentando-se para avaliar bem o negócio antes da aquisição.

Já no caso da indústria siderúrgica, há como adquirir um negócio à venda ou montar um do zero. Mas o segundo caso é algo que demanda um processo mais árduo.

E para concluir aqui, há ainda um resultado apresentado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), que apontou Ipatinga como uma das melhores cidades para iniciar um negócio em Minas Gerais. Logo, esse é um lugar ideal para quem quer crescer.

Outros setores que valem a pena investir em Ipatinga

Há ainda outros setores que valem a pena investir em Ipatinga. Além da indústria e de negócios na agricultura e pecuária, a cidade ainda oferece oportunidades para quem quer investir em serviços.

E falando em serviços, devido as indústria ali, há espaço para empresas nesse setor. Um exemplo é o setor de construção civil que tem crescido bastante e oferecido muitas oportunidades de emprego.

Mas há ainda outros tipos de negócios que podem ser desenvolvidos nesse município. Tais como: indústrias de vestuário, de fabricação de móveis, empresas de fabricação de produtos para automóveis, no setor de produção de alimentos e de bebidas, indústrias de extração de minerais, de fabricação de produtos que provém de metalúrgicas, entre outros.

O fato é que Ipatinga abre espaço para quem quer empreender e oferece oportunidades em muitos setores. Certo que há aqueles mais fortes, mas, quanto a isso, se consegue informações por meio de pesquisas.

E essa é a primeira dia que damos aqui: escolha um setor que deseja atuar e pesquise bastante sobre ele. Pesquise também a atuação dele em Ipatinga.

Mas o que considerar na hora de abrir empresa em Ipatinga?

Já se decidiu por abrir uma empresa nesse município? Então você precisa ter em mente algumas coisas:

– Primeiramente, escolha o tipo de negócio que quer montar ali: isso deve ser definido com base em pesquisa sobre o local, público-alvo, concorrentes, entre outras coisas;

– Tenha sua vida financeira em ordem: igualmente essencial, já tenha definido o valor que possui para investir e o quanto ainda precisa (assim saberá se tem que solicitar algum tipo de financiamento, por exemplo);

– Não se esqueça também de estudar a localização, pois pode ser que um determinado negócio funcione melhor num local;

– Faça um plano de negócios: nenhuma empresa consegue sobreviver sem que antes tenha sido feito um plano de negócios. Esse documento é como um manual de sobrevivência para sua empresa, pois ali estarão informações cruciais para te ajudar a tomar decisões, seja antes durante ou após a abertura do negócio. Nunca comece um negócio sem antes ter feito esse planejamento;

– Tenha sempre um contador de confiança ao seu lado: esse profissional é quem te ajudará a definir o modelo de negócios e a organizar todos os documentos necessários para abrir empresa em Ipatinga, documentos como CNPJ, Alvará, Licenças, Contratos, definição de natureza jurídica, etc.;

– Se for alugar um ponto comercial, então será necessário também contar com um advogado. Haverá termos jurídicos que esse profissional terá que traduzir para você.

Há muitos outros passos importantes e um contador te ajudará a ter ciência e compreender cada um deles. Esse é um processo que você não deve fazer sozinho, caso não entenda.

Outra alternativa é investir num negócio pronto

Mas além de abrir empresa em Ipatinga, outra opção é investir num negócio já estabelecido. Sabia que é possível adquirir empresas à venda em distintos setores?

Há empresários que querem se aposentar, mudar de ramo, etc., então decidem repassar sua empresa. E aqui você tem a oportunidade de investir em algo pronto, com clientes, funcionários, capital, estoque (a depender do tipo de negócio), máquina, etc.

A aquisição de uma empresa te faz cortar custos com os trâmites de abertura e legalização do negócio. Você adquire a empresa, ela já está funcionando e você já obtém retorno de imediato, ao contrário do que seria abrir uma empresa e ter que esperar entre 1 a 3 anos para o negócio começar a se pagar.

Mas é essencial pesquisar bem sobre a empresa antes de fechar negócio. Apenas assim você consegue encontrar uma boa oportunidade para investir num negócio sólido.

E se você ficou interessado nessa possibilidade, saiba que nós temos uma plataforma especialmente voltada para isso. A Quero Um Negócio traz muitas opções de empresas à venda em Ipatinga para você que quer ser dono do próprio negócio. E tornamos todo o processo bastante simples e seguro.

Acesse aqui e conheça agora a nossa plataforma exclusiva de compra e venda de empresas.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook