Negócio à venda: como colocar sua empresa para vender?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Muitos empresários chegam ao momento de decidir colocar seu negócio à venda, seja por dificuldades financeiras, por estarem cansados da vida agitada de dono de empresa, para querer investir em outro ramo, entre outros muitos motivos.

Diferentemente de vender um imóvel particular ou um bem comum, vender uma empresa requer planejamento e pensamento estratégico, para fazer o melhor negócio. É preciso que o seu negócio se mostre atrativo, mesmo estando em baixa no momento, para que um comprador se interesse em investir nele.

Além disso, é preciso saber quantificar o seu negócio e definir seu valor de mercado, o que pode parecer uma tarefa um tanto complexa. Estas entre outras ações são necessárias para colocar sua empresa à venda.

Para lhe ajudar nessa missão, separamos as principais medidas para fazer uma boa venda:

Torne a sua empresa atrativa

Antes de colocar a sua empresa à venda, ela precisa ser atraente aos olhos dos empreendedores, ao ponto de que, se estivesse à venda, gerasse o interesse dos mesmos. Apenas colocar uma placa na porta escrito “Vende-se” não é muito atrativo.

Para isso, se possível, invista em boas ferramentas de divulgação dos serviços e resultados da empresa. Detalhes que podem fazer toda a diferença para quem quer abrir um negócio são:

– Boas referências;

– Histórias de clientes;

– Contatos de fornecedores;

– Recomendações de funcionários.

Além disso, deixe bem organizada a documentação da sua empresa, com documentos que comprovem o crescimento da mesma e que atestem boas expectativas financeiras para o futuro.

Deixe claro para os compradores o motivo pelo qual optou por vende-la, isso ajuda a diminuir a desconfiança do comprador em relação ao sucesso da organização.

Ao colocar o negócio à venda, com certeza esses serão itens positivos para a avaliação e para atrair os compradores.

Faça uma avaliação

Saber quanto vale uma empresa geralmente é uma tarefa muito difícil para leigos. Por isso, o ideal é contratar uma empresa especializada na venda de empresas para avaliar o seu negócio.

Tal avaliação vai levar em conta diversos fatores como:

– Localização da empresa;

– Espaço interno;

– Documentação;

– Se tem dívidas;

– Nicho de mercado atual;

– Entre outros detalhes.

Além disso, irão avaliar a perspectiva financeira da empresa, ou seja, o quanto ainda pode gerar vendas, lucros e/ou fluxo de caixa, e seu histórico financeiro, como estão os ativos até o momento.

Assim, será possível achar um preço realmente justo pelo negócio. Muitas vezes, esse preço não é tão alto e vantajoso para o proprietário, o que o faz desistir da venda.

Além disso, serve para escolher o modo de venda que será mais recomendado, como vender para terceiros ou para sócios e herdeiros.

Defina para quem vender

Não havendo partilha de herança e nem sócios para vender, o proprietário terá que vender para terceiros.

Para isso, deverá investir em anúncios, em sites de compra e venda de empresas, ou contar com os serviços de uma especializada nesse tipo de comercialização, que irá fornecer um corretor de confiança.

Ao vender para sócios ou fazer uma partilha entre os herdeiros da empresa, o mais recomendado é contratar um consultor especializado para ajudar no processo de acordo, com todo o suporte técnico e jurídico necessários.

Anuncie a sua empresa na Quero Um Negócio e feche um bom negócio agora mesmo.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook