Melhores práticas para conquistar uma franquia de sucesso

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×
franquia de sucesso

Dessa forma, a experiência pode ser muito benéfica tanto para o franqueado quanto para a empresa que cede os direitos, pois vê seu nome em expansão. Conheça as melhores práticas para conquistar uma franquia de sucesso.

A franquia se tornou uma opção interessante e viável para muitas pessoas que desejam ter o próprio negócio, mas não possuem muita experiência na gestão ou que gostariam de trabalhar em parceria com uma marca de sucesso.

Entenda o modelo de negócios

Uma franquia é um modelo de negócios com características bastante peculiares. Basicamente, quando um franqueado realiza um contrato, ele possui direitos (como uso da marca e territorialidade) e deveres em relação à gestão (padronização da estrutura, compra de equipamentos, insumos e matéria-prima direito da empresa, aquisição de modelo de marketing são os mais comuns).

Pesquise sobre outras franquias

Não faltam exemplos de uma franquia de sucesso, seja no Brasil ou no exterior. Da mesma forma, existem relatos sobre como os empreendedores começaram seu negócio, as dificuldades, as oportunidades e outras passagens que caracterizam esse tipo de jornada. Estude os principais casos e tente usar essa experiência a seu favor.

Escolha o que você gosta

Pode parecer óbvio, mas existem muitos empreendedores que decidem investir em determinado negócio muito mais pelo aspecto econômico (lucro) do que pela afinidade com o tema. Administrar uma franquia de sucesso requer, entre outras coisas, identificação e vontade de se aprofundar no assunto sempre, algo que pode ser complicado se não houver essa empatia.

Converse com empresas e franqueados

Tirar dúvidas e entender as peculiaridades sobre esse modelo de negócios é essencial para conquistar sua franquia de sucesso. Por isso, converse com pessoas envolvidas, desde representantes até donos das unidades, para entender como se dá essa relação e evitar problemas na trajetória. Afinal, é seu dinheiro que está em jogo.

Priorize a boa gestão

Conduzir uma franquia de sucesso requer dedicação e atenção, principalmente em relação à padronização dos processos e cumprimento das obrigações entre franqueado e empresa. Ou seja, a dica é não “inventar”: coloque a boa gestão em primeiro lugar a fim de que as coisas se encaixem e o negócio possa alavancar resultados positivos.

Em busca do melhor atendimento

Dizem que, em restaurantes, “o cliente vai pela comida, mas volta pelo atendimento”. Esse clichê é válido para qualquer tipo de negócio que envolva contato com clientes. Assim, um dos pilares de uma franquia de sucesso é a forma como seus funcionários lidam com as pessoas que buscam seu produto ou serviço.

De olho na padronização

A padronização é algo que o empreendedor deve manter sempre em vista em sua franquia de sucesso. Afinal, esta é uma das principais características de um negócio do tipo, pois são as “regras” que mantêm o padrão de atendimento, decoração, produção e de outros processos dentro de sua empresa. O não cumprimento pode levar até mesmo à quebra do contrato.

Quer saber mais sobre o universo das franquias? Em nosso blog, você confere outros textos sobre o tema e pode conhecer exemplos de negócios que são sucesso.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook