Lotéricas à venda: tudo que você precisa saber antes de comprar a sua

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Quando o assunto é o investimento em um novo negócio, as casas lotéricas têm aparecido cada vez mais nas buscas de quem está pesquisando possibilidades. Isso porque esse tipo de negócio, se bem administrado, pode oferecer lucros bastante atrativos. Se você está à procura de lotéricas à venda, continue a leitura do texto!

As vantagens de comprar lotérica

Como antecipamos no título, o intuito desse texto é dar dicas de cuidados que você precisa tomar ao fechar a negociação da compra de lotéricas à venda. Mas antes, vamos lembrar os principais motivos pelos quais você deveria ao menos considerar a possibilidade de adquirir uma.

A principal vantagem desse tipo de negócio é que os clientes já estão praticamente garantidos, uma vez que eles precisam dos diversos serviços que esse local oferece e já estão acostumados a frequentar esses estabelecimentos em suas rotinas.

Por isso, o ato decomprar lotérica oferece uma rentabilidade mais ou menos estável durante todo o ano. Também fica mais fácil para o dono da lotérica, inclusive, vender outros produtos, uma vez que as pessoas já estarão lá.

Outro fator bastante positivo é que as vendas são feitas quase sempre à vista, evitando a inadimplência, pelo menos na maior parte das transações. Além disso, por esse mesmo motivo (e também porque trabalham diretamente com o Terminal Lotérico), esses negócios geralmente não têm despesas com cartão de crédito e outras modalidades de venda a prazo.

Isso sem falar que, ao contrário da maioria dos outros comércios, uma casa lotérica não costuma exigir de seu gestor grandes preocupações com o gerenciamento e espaço para armazenamento de estoque, uma vez que trabalha com uma quantidade menor de produtos.

E ainda nem citamos a maior vantagem de todas, que é o capital de giro gratuito diário, que varia entre R$ 10 mil e R$ 12 mil, garantido devido à dinâmica de funcionamento em parceria com a Caixa Econômica Federal.

As precauções essenciais

Mas, antes de fazer qualquer investimento em lotéricas à venda, mesmo que apresente vantagens atrativas como essas, é preciso tomar alguns cuidados para evitar dores de cabeça no futuro. Para te ajudar, separamos algumas dicas fundamentais para quem quer comprar lotérica.

Verifique a situação fiscal do estabelecimento

Uma das principais informações que o interessado em comprar uma lotérica precisa conseguir é o CNPJ daquele estabelecimento. Assim, é possível checar se ele tem cumprido com as obrigações fiscais. Se você não entende do assunto, vale pedir a ajuda de um profissional para diagnosticar o histórico desse estabelecimento.

Esse é um cuidado muito importante, porque dentro do contrato de permissão que a Caixa Econômica Federal deu àquela lotérica, não é permitido abrir um novo CNPJ para esse negócio.

Não se esqueça dos direitos trabalhistas

A legislação brasileira não permite que você demita uma pessoa para admiti-la novamente em seguida, sob novas condições. Por isso, é preciso checar como está a situação de cada um, antes de absorver esse efetivo.

Um jeito de fazer isso é exigindo que seja gerada uma rescisão prévia, para conhecer de perto os valores que você vai precisar acertar caso precise encerrar a relação da sua empresa com esse funcionário futuramente. Leve esse valor em consideração na hora de negociar uma venda de lotérica.

Também é interessante tirar uma certidão de processos trabalhistas, que é possível conseguir pela internet, e garante que você não tenha uma surpresa desagradável quando menos esperar.

Veja como está a prestação de contas

Pouca gente sabe, mas as lotéricas têm uma conta interna na Caixa, a 043, na qual ocorre toda a movimentação contábil do local. Elas precisam prestar contas sobre as suas arrecadações diárias. O problema é que alguns empresários, por confusão ou má-fé, não fazem esse acerto da forma correta, cobrindo a arrecadação de um dia com o outro.

Apesar da prestação ser diária, existe um prazo de até dois dias para que os proprietários de lotéricas à venda faça isso. Por isso, uma boa forma de se resguardar é combinar de assumir a gestão da casa lotérica na segunda-feira, deixando o estabelecimento fechado na sexta-feira e no sábado. Assim, é possível evitar que a conta fique para você.

Garanta que não existe nenhuma dívida

Além de verificar se não existe nenhum saldo devedor na conta 043, é importante ver se a lotérica não tem outras dívidas com a Caixa, provenientes de algum empréstimo, por exemplo. Esse é um cuidado muito importante para não correr o risco de herdar essa conta no CNPJ que está adquirindo.

Confira o tempo de contrato da lotérica com a Caixa

Para fazer um bom planejamento, é importante saber qual é a duração desse contrato, que garante que você vai ter autorização para continuar operando aquele negócio. Por isso, é imprescindível verificar com a Caixa qual é a situação do negócio que você pretende comprar antes de concluir a venda de lotérica.

Fique atento à segurança

Como estamos falando de um estabelecimento que trabalha com movimentações em dinheiro, a segurança tem que ser uma preocupação essencial. Verifique se o estabelecimento é blindado, se possui câmeras de segurança e se já sofreu algum sinistro, por exemplo.

Os contratos das lotéricas mais novas costumam ter a duração de 20 anos, prorrogáveis por outros 20. No entanto, se a lotérica tem mais de 10 anos de funcionamento, pode ser que ela esteja sujeita a uma regra diferente, pois cada caso é um caso.

Existe em tramitação um projeto de lei que estipula um prazo de 40 anos para os contratos com as lotéricas mais antigas, mas ele ainda não está em vigor.

Peça relatórios de lucratividade

Por último, mas não menos importante, é bom checar a lucratividade do negócio que você pretende adquirir. Um jeito de fazer isso é pedindo ao proprietário os relatórios oficiais da Caixa que atestam o faturamento (SITAE e SIGEL).

Não se esqueça de pedir a ele também uma relação detalhada das despesas da lotérica para poder calcular qual é o lucro real daquele negócio.

Gostou deste conteúdo? Acesse outros conteúdos do nosso blog . Ficou interessado em comprar uma lotérica? Visite o nosso site.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook