Loja de informática a venda: 4 dicas para montar uma loja

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O mercado de tecnologia é um dos mais promissores nos dias de hoje. São diversas as aplicações de tecnologias que se renovam a cada dia. Praticamente todos os setores e atividades demandam soluções e equipamentos tecnológicos para funcionarem. Para facilitar o trabalho de quem deseja entrar no ramo, não é difícil encontrar uma loja de informática à venda.

Por isso, para empresários que desejam investir e comprar uma empresa, abrir uma loja de informática pode ser um grande negócio. Você pode tanto montar uma loja do zero como comprar de algum empresário que resolveu vender loja de informática.

Apesar de ser um mercado promissor e que tem uma alta demanda de clientes, montar uma loja de informática requer investimentos, como:

  • Aluguel do espaço;
  • Compra de equipamentos;
  • Lidar com burocracias do setor;
  • Escolher a sua equipe e os seus fornecedores;
  • Analisar o seu mercado, público e identidade visual.

Você pode optar por vender computadores prontos, peças, acessórios para computadores e dispositivos móveis, entre outros itens de informática. Para isso, é preciso analisar a demanda de mercado e dos seus clientes, o que é comercializado pela concorrência e o que está em falta no mercado que pode ser explorado pela sua loja.

Organizar o projeto de abertura da sua loja de informática pode levar bastante tempo, já que são muitos os detalhes a serem analisados, programados e colocados em prática.

Para lhe ajudar nisso, separamos algumas dicas para abrir uma loja de informática. Confira!

Estude o mercado

Como em qualquer negócio, estar por dentro do seu mercado é essencial para traçar estratégias inteligentes. É preciso entender qual é o seu público-alvo, o que mais demanda no mercado, como o setor entrega essas necessidades e como a concorrência atua para isso.

Além disso, os dados econômicos irão lhe ajudar a analisar a viabilidade do seu negócio e o andamento das operações do ramo.

Você pode pesquisar sites de entidades e associações profissionais, de empresas da área e de outras lojas. Fazer uma pesquisa junto ao seu público também pode lhe dar um feedback assertivo sobre as suas demandas, necessidades, anseios e gostos relacionados ao seu negócio.

Este perfil pode ser traçado levando em conta diversos atributos, como:

  • Preferências;
  • Condição socioeconômica;
  • Classe social;
  • Hábitos de consumo;
  • Dados demográficos;
  • Comportamento de compra;
  • Cultura, entre outras diversas possibilidades

Com essa pesquisa, é possível analisar o tipo e o tamanho do seu mercado comprador, ou seja, se você vai vender para Pessoas Físicas ou Jurídicas, a faixa etária que mais comprará na sua loja, se serão compradores do bairro, da cidade ou do estado todo. A quantidade de concorrentes próximos também é um dado importante que pode ser levantado nessa etapa.

Todas essas informações ajudarão na definição de produtos, serviços, preços, comunicação, identidade visual, linguagem, ação de vendas perante a concorrência, entre outros dados importantes para sua estratégia.

Além disso, você terá dados para analisar como será a atuação da sua loja de informática, se irá atuar apenas com loja física ou se também irá expandir para lojas virtuais. Dependendo do seu público e dos hábitos de compra dele, uma opção pode ser mais retornável que a outra.

Localização e espaço físico

Se o ponto de venda físico é uma opção para abrir a sua loja, esse é um detalhe muito importante para o sucesso de vendas.

Comece analisando qual será a localização do seu empreendimento. Opte por locais onde há grande circulação de pessoas, como centros comerciais, shoppings ou galerias. Prefira os locais que já sejam consolidados na venda de peças voltadas para computadores, pois a clientela já sabe onde procurar.

Após decidir a localização, a escolha do espaço físico é o próximo passo. Analise as condições do ponto comercial e o que é mais vantajoso economicamente para a sua realidade. Às vezes, um aluguel um pouco mais caro vale mais a pena por não ter a necessidade de fazer grandes reformas, diminuindo seu custo inicial.

Procure por espaços que sejam condizentes com o tamanho de operações da sua loja, ou seja, a quantidade de produtos que serão vendidos deve ser proporcional ao tamanho do espaço. Isso porque uma loja muito grande, com poucos produtos à venda, pode não ser atrativa.

Pelo contrário: se o espaço é pequeno e apertado, o trânsito dentro da loja se torna mais difícil, a exposição dos produtos é comprometida e essas questões logísticas espantam a clientela. O ideal é que seu ponto tenha entre 30 e 40 metros quadrados, pois assim pode comportar as vitrines, balcão para atendimento e estoque de peças.

É importante que você invista na decoração e na boa disposição dos produtos em sua loja, mesmo que esta seja uma loja de tecnologia. Compre bons móveis e, principalmente, saiba como expor e decorar a vitrine. Opte por colocar os itens mais vendidos em destaque, as promoções sinalizadas e os principais lançamentos visíveis. Isso será uma espécie de chamariz na sua loja de informática, atraindo os olhares do consumidor.

Atente-se também à segurança. Contrate uma empresa especializada para dispor de aparatos que protejam os itens da sua loja contra possíveis furtos e assaltos.

No nosso site, é possível encontrar bons anúncios de lojas de informática prontinhas para começar a trabalhar. Assim, você economiza tempo e dinheiro na busca por um espaço físico.

Você também pode utilizar nossa busca e pesquisar por palavras-chave, como “vendo loja de informática” e encontrar o que procura na sua região.

Licenças necessárias

Para começar a operar a sua loja de tecnologia, é preciso ter uma empresa jurídica registrada para emitir nota fiscal e, assim, poder abrir as portas. Haverá taxas de estabelecimento que podem variar de cidade para cidade e serão cobradas pela prefeitura local e pela Receita Federal. Por isso, é bom solicitar o auxílio de um contador. Também é preciso registrar a sua loja na junta comercial da cidade.

Adquirindo produtos para a loja

Após regularizar legalmente a sua loja e estiver pronto para iniciar suas atividades, está na hora de adquirir os produtos que serão comercializados. Os mesmos são adquiridos diretamente nas distribuidoras de produtos de informática.

O empresário pode solicitar uma visita ou encomendar diretamente pelos sites das marcas de fabricantes. Uma mesma marca pode fabricar vários produtos, facilitando a compra dos materiais.

Atualmente, você irá encontrar distribuidores de produtos de informática em todo o Brasil e que enviam para todos os estados, o que permite pesquisar com diversos fornecedores para descobrir quais são os melhores e mais vantajosos para você.

Você pode encontrar uma loja de informática à venda em nosso site. Por lá, você vai poder analisar os melhores anúncios de lojas de informática a venda a apenas um clique de distância! Tudo fácil, rápido e de confiança!

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