Lidando com a sazonalidade do seu negócio

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

sorvetes

Muitos tipos de negócios são sazonais: lojas de roupas de banho são mais populares no verão, enquanto lojas que vendem vinhos são mais populares no inverno, por exemplo. Saber lidar com a sazonalidade é essencial para todos os donos de negócios.

Venha saber como siar por cima mesmo nos meses de baixa!

Planeje-se

Quem quer comprar bar ou restaurante já sabe que os negócios não vão bem o ano inteiro, especialmente dependendo da cidade em que seu estabelecimento fica – um restaurante na praia, por exemplo, tem muito mais movimento no verão.

Por isso, planeje-se com antecedência, guardando dinheiro nos meses com mais movimento para utilizá-lo nos meses de menos movimento. Assim, você não terá problemas para pagar funcionários e fornecedores mesmo nos piores meses.

Varie seus produtos

Se você compra um restaurante a venda que é especializado em sopas ou fondues, deve saber que o movimento no verão vai cair muito. Por isso, variar seus produtos e serviços é uma forma de evitar essa queda e, pelo menos, garantir o lucro mínimo necessário nesses meses para continuar funcionando.

Faça uma boa análise dos negócios

Se você planeja comprar bar ou qualquer outro estabelecimento, confira com antecedência todos os registros de venda anteriores. Consultando relatórios e planilhas do último ano, você pode descobrir como acontece a variação do fluxo de vendas e se planejar melhor.

Sabendo quais produtos têm mais ou menos saídas, por exemplo, você pode fazer um controle de estoque mais eficiente, compreender melhor a demanda dos clientes e mesmo criar um novo produto ou serviço.

Construa um bom relacionamento com os clientes

Conhecer seus clientes é essencial para oferecer o que eles precisam em qualquer época do ano. Uma ótima maneira de fazer isso é estabelecer sua presença nas redes sociais, onde você pode conversar diretamente com seus consumidores e pedir opiniões.

Está procurando uma boa oportunidade de negócio? Entre no site da Quero Um Negócio e confira nossas opções!

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook