Jazida de areia à venda: por que investir nesse negócio?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Por que você deveria investir numa jazida de areia à venda? É mesmo um negócio promissor?

Nos dias atuais, ao menos 55 minerais são explorados no Brasil, de acordo com dados do Departamento Nacional de Produção Mineral- DNPM. Desse modo, a indústria extrativa de minerais no país possui muita diversificação. E na construção civil um dos minerais mais importantes é a areia.

O mineral (um agregado) pode ser usado para os mais diferentes objetivos, tais como: para a produção de argamassa e concreto, para as bases na realização de pavimentações, em abrasivos, entre outros.

E é por esses e outros motivos que investir numa jazida de areia à venda é um excelente negócio. Caso você pense em investir nesse ramo, começar com um negócio pronto oferece muitas vantagens: um negócio já funcionando, já estabelecido, com uma clientela, processos operacionais definidos, licenciado, etc.

Mas há muito mais vantagens.

E as que mostraremos aqui são tantos as vantagens de investir num negócio já pronto quanto de investir nesse setor em específico.

Público-alvo bastante amplo

Dentre as grandes vantagens de investir numa jazida de areia à venda há a demanda ampla. Ou seja, você não possui apenas um tipo de cliente, mas vários. Por exemplo:

– Há as empreiteiras que precisam de material e irão adquirir areia de você;

– Também não podemos esquecer dos pequenos construtores que representam uma fatia elevada do consumo total, com cerca de 80%. Na realidade, esses costumam ser os principais clientes de muitas jazidas de areia;

– E, como mencionado aqui, tem-se também as pavimentações de ruas e asfaltos, constituindo mais um público. Veja que há uma boa demanda e muitos perfis e clientes para atender.

Desse modo, é possível oferecer condições e realizar propostas especiais para cada um deles.

O importante para manter esses clientes é oferecer sempre um produto final de alta qualidade. Para isso é importante contar com equipamentos modernos a fim de fazer a extração do material adequadamente.

Areia natural bruta, areia natural beneficiada, areia industrial bruta, entre outras. Essas são algumas das areias que uma jazida pode oferecer, contudo alguns desses tipos precisam passar por um determinado processo. Mas o que queremos dizer aqui é que você pode oferecer distintos produtos para seus clientes. Com isso poderá ter ainda mais lucros.

Uma jazida de areia à venda pode contar com a assessoria do antigo dono


Muitos que investem num negócio pronto tem como vantagem contar com a assessoria do antigo dono. Mas é importante dizer que nem todos os antigos donos concordarão com isso, então se informe antes.

Mas como isso funciona?

Você sela um acordo com o proprietário atual onde o manterá como assessor de negócios por um tempo. Então você poderá tocar o negócio com ele te auxiliando em cada etapa, afinal de contas ele conhece bem os clientes, processos, etc. Assim, você pode entender melhor como administrar o negócio adequadamente.

O antigo dono oferece essa assessoria até que você consiga tocar o negócio com total autonomia. É algo obrigatório? Obviamente que não, mas é algo que ajuda, e muito, a quem deseja investir num mercado que lhe é novo, por exemplo.

Investir num mercado promissor

Uma jazida de areia à venda é uma promissora oportunidade de negócio. Como mostramos muitas vezes ao longo desse artigo.

Mesmo com as crises, o mercado da construção civil consegue se manter. As pessoas tem o sonho da casa própria, de reformar sua atual residência, há as construtoras trabalhando, estradas em obras, etc.

Há trabalho para ser feito e esse trabalho precisa de material. Um material que você pode oferecer por meio de uma jazida.

De acordo com um relatório da ANEPAC – Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção de 2014, a demanda por agregados foi de 741millhões de toneladas apenas no Brasil. E em agregados estão inclusos areia e brita, sendo que a maior demanda é em areia.

E ela supera até mesmo o cimento, segundo os mesmos dados apresentados pela ANEPAC.

Já é possível imaginar o quanto esse mineral é precioso. Pois ele sobrepuja até mesmo o minério do ferro, uma vez que o ferro é principal produto mineral do Brasil.

Resumindo, esse é um mercado altamente promissor e, claro, lucrativo. Quem deseja empreender, encontrará numa jazida de areia à venda a oportunidade que precisa.

Outra coisa sobre a areia é que ela vem aumentando de preço, o que confere ao dono de uma jazida em mais lucros. Se souber como trabalhar bem, há como ter lucros interessantes.

Sem dores de cabeça para obter novas licenças

Um dos problemas existentes de quem quer investir numa jazida de areia à venda é a obtenção das licenças. No caso de quem pretende montar o próprio negócio, as restrições para obter novas licenças se encontram cada vez maiores.

Mas quem decide investir numa jazida de areia em funcionamento evita ter que passar por essas complicações.

Maquinários

Alguns proprietário que desejam mudar de ramo podem fornecer também maquinário como dragas, escavadeiras, etc. Mas se isso for possível ou não, não deverá interferir na negociação, já que boa parte das oportunidades de jazida de areia à venda não oferecem tais equipamentos.

Isso é algo a mais que vale a pena negociar, caso o proprietário disponha dessas máquinas. 

Mas veja também se as máquinas estão em conformidade com o permitido por lei. Dragas com lança de sucção maior do que o tamanho previsto para o processo podem acabar interditadas, por exemplo.

Mas você deve tomar alguns cuidados…

Uma coisa importante aqui sobre as jazidas é que elas precisam de licença para funcionarem. Sendo assim, você precisa se informar com o proprietário se a mesma possui essa licença e se existem problemas no tocante a fiscalização. Caso contrário, o local pode ser interditado após uma fiscalização.

Uma visita ao local e estudar um pouco sobre o processo (ou contar com a ajuda de alguém que entenda do ramo) te ajudará a não cair em “oportunidades mascaradas”.

Outra coisa importante é saber se a mesma está licenciada ou em processo de licenciamento. Essa é uma etapa fundamental.

Você deve aqui contar com a ajuda de um especialista como um corretor de negócios, um advogado, etc. Enfim, é necessária uma orientação jurídica ou de alguém com experiência no assunto.

No segundo caso, você não poderá já pegar um negócio em funcionamento, mas terá que aguardar até o licenciamento ser liberado. Enquanto que no primeiro caso você já entra com o negócio funcionando e gerando lucros.

Mas pode ser que valha a pena esperar até uma jazida ser licenciada, pois ela confere em mais benefícios: material de qualidade, possibilidade de extrair mais material, etc. Então atente-se a esse detalhe também.

Onde encontrar uma jazida de areia à venda?

Decidiu que quer investir numa jazida de areia e quer um negócio já pronto? Nós podemos te ajudar.

A Quero um Negócio é a maior plataforma especializada em negócios do Brasil. E com tamanha responsabilidade assim, nós nos prestamos a ajudar cada um dos nossos clientes a encontrarem a oportunidade que procuram.

De um lado, fornecemos uma plataforma ágil, segura e transparente para quem quer comprar uma empresa, do outro lado, nós ajudamos aqueles que querem vender seu negócio a encontrarem um comprador em potencial.

Quer saber mais? Acesse aqui a nossa plataforma e veja como ela pode te ajudar.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook