Investir no Brasil é um bom negócio?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Após uma recessão que a economia brasileira sofreu nos últimos anos, vemos sinais de que há hoje um processo de recuperação. Um dos motivos sem dúvidas é o crescimento do empreendedorismo, que mostra o quanto investir no Brasil é um bom negócio.

Quando um brasileiro coloca em prática seu projeto, não apenas muda economicamente de vida, como também movimenta o país e gera empregos para terceiros. Dessa forma, o incentivo ao empreendedor se transforma em benefício para a sociedade como um todo.

Somado a isso, houve implementações de medidas destinadas a facilitar a criação de empresas e a formalização de trabalhadores autônomos, passo inicial para surgimento de grandes negócios.

Veja nosso artigo sobre como investir no Brasil é um bom negócio com base em informações da nossa atual economia!

Como é o cenário do empreendedorismo brasileiro?

Quando pensamos sobre o perfil do cidadão brasileiro, em termos da cultura em torno do seu modo de viver, sabemos que a criatividade é um de seus pontos fortes. Somado a isso, há uma parte considerável da população, sobretudo a mais jovem, que prefere trabalhar por conta própria a ter a carteira assinada.

Nesse contexto, entra a vontade de ter um negócio mais o fator criatividade e, com isso, inúmeros modelos de negócio surgem a todo o momento. Entretanto, nem todos sobrevivem, principalmente pela falta conhecimento sobre gestão, falta de um diferencial, o que os fazem perder mercado para marcas maiores.

O movimento em torno das franquias

Um modelo de negócio que tem também chamado à atenção é o de franquias, que tem maiores chances de dar certo, ainda que o empresário tenha raso conhecimento. Isso ocorre porque esses modelos já vêm prontos, há uma gestão específica e a marca já é consolidada no mercado.

O contraponto se dá por causa do investimento inicial, que costuma ser alto e não abrange a realidade de muito empreendedores iniciantes, que buscam ascensão social por meio do empreendedorismo.

Sobre abrir uma empresa no Brasil

Um estudo do IBGE de 2018 fez um apanhado de dados de 2014 a 2016, o qual mostrou que a quantidade de empresas fechadas nesse período superou o número de empresas abertas.

Já o setor de franquias teve um crescimento de 6,3% em 2018 segundo dados divulgados pela ABF (Associação Brasileira de Franchising).

Com base nesses dados, relativamente recentes, podemos ver que os problemas em torno da abertura e manutenção das empresas não se resumem apenas à falta de experiência dos seus gestores, diz respeito a problemas mais complexos.

Investir no Brasil é um bom negócio

A dúvida em torno de empreender ou investir em uma empresa brasileira não gira em torno de ser um bom negócio ou não, porque de fato é vantajoso. O que determina o sucesso da empresa é a qualidade na sua gestão. Portanto, devemos considerar algumas variáveis antes de generalizar a possibilidade de investir no Brasil.

Por exemplo, modelos de negócio que tenham diferenciais, empresários dotados de conhecimento em seu mercado e marcas já consolidadas ou com planos para isso.

Informações para abrir um negócio

O requisito mais relevante para melhorar esse quadro, então, é ir à busca de conhecimento. Os investidores, por exemplo, enxergam o negócio no qual estão interessados em curto e longo prazo.

Além disso, há conhecimentos fundamentais antes de abrir um negócio próprio:

  • Encontre conhecimento sobre o mercado do negócio que deseja abrir, tenha domínio do assunto para vender algo que conhece e esteja interessado.
  • Faça uma pesquisa de mercado para saber quem será concorrente, se haverá público para seu produto e se ele é interessante.
  • Aproveite as facilidades da tecnologia hoje, sobretudo no que se refere à praticidade de fazer uma campanha pelo celular, por exemplo.
  • Priorize a organização e estude ao menos o básico sobre administração, traçando planos para cada passo que a sua empresa dará.

As vantagens de investir em empresas brasileiras

Apesar de todos os problemas em torno da economia brasileira e das empresas desse mercado, há cada vez mais motivos para investir no Brasil. Primeiro, o próprio governo implementa medidas para colaborar com o empreendedorismo.

Exemplos disso são o MEI (Microempreendedor Individual), o Simples Nacional e Startup Brasil. Tudo isso colabora para formalização de trabalhadores autônomos e crescimento de pequenas e médias empresas.

As mudanças na economia brasileira

Bem como os países desenvolvidos já fizeram, o Brasil passou em 2019 por algumas mudanças administrativas que visam melhora na economia.

Podemos colocar nessa lista as menores taxas de juros encontradas nos últimos anos, que barateiam a captação de crédito, atraindo maiores investimentos.

A Lei também sofreu algumas mudanças em relação ao regime trabalhista, teto para gastos governamentais, além de reformas no setor previdenciário e tributário.

Conclusão

A resposta para a pergunta do título deste artigo é encontrada quando avaliamos não apenas o perfil do brasileiro, como também a situação econômica dos últimos anos e sua atual conjuntura.

Com base nisso, pudemos entender que fatores sociais são considerados quando avaliamos o fracasso de alguns empresários, quanto àqueles que tentam abrir um negócio sem o devido conhecimento ou capital para isso.

Por outro lado, temos a criatividade ligada à cultura e a figura de trabalhador que o brasileiro tem, no sentido de “batalhar” constantemente por melhoria de vida.

Exemplo disso é a gama de profissionais autônomos que passaram a atuar com CNPJ, após a implantação do MEI.

Investir no Brasil é um bom negócio porque há sempre propostas interessantes e modelos de negócio criativos, o que falta apenas é maior incentivo de investidores para crescimento dessas empresas.

Além disso, o fato de terem grandes quantidades de empresas falidas se dá pela falta de gestão, o que é resolvido quando o empreendedor busca conhecimento ou o investidor toma as rédeas.

Seja qual for o modelo de negócio e seu mercado, sabemos que empresas brasileiras têm grandes chances de alçar voos altos, dependem de boa administração e planejamento.

Se você achou este post interessante, pode encontrar outros como este em nosso blog. Além disso, temos também uma lista anúncio de empresas à venda, veja.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook