Indústria metalúrgica à venda: passo a passo para investir

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Vale a pena investir numa indústria metalúrgica à venda? Mas quais são os passos necessários para isso?

Abrir uma empresa no Brasil é um processo complexo, isso é inegável. Mas há uma outra opção que nem todos conhecem que é adquirir um negócio pronto.

Investir numa empresa em funcionamento oferece para o empreendedor muitas vantagens como:

– Cortar custos iniciais;

– Poder já tocar o negócio, ao contrário do que seria abrir uma empresa e ter que esperar toda a parte burocrática ser resolvida para, enfim, começar as atividades;

– Já ter clientes ativos (o que é uma grande vantagem);

– Todos os processos operacionais já foram elaborados;

– Há uma equipe de funcionários que já conhecem esses processos e desempenham suas atividades devidamente;

– E muitas outras vantagens que variam de acordo com o tipo de negócio.

E no caso de indústria metalúrgica à venda, há ainda como vantagem poder contar com equipamentos e ferramentas essenciais para a realização dos processos, contratos com outras empresas, entre outras.

Se o seu objetivo é investir num negócio desse tipo, queremos te conceder orientações importantíssimas. Hoje aqui apresentaremos um passo a passo para quem pretende adquirir uma metalúrgica.

Entendendo mais sobre esse setor

Você já atuou numa metalúrgica antes? Sabia que esse tipo de empresa é fundamental para a economia?

No Brasil, as indústrias metalurgias, por exemplo, são essenciais para outros setores, fornecendo os suprimentos que eles necessitam, tais como: para o setor de construção civil, automobilístico, a indústria metalomecânica, entre outros.

Sem contar, também, que as empresas desse setor de metalúrgica movimentam quantias expressivas todos os anos. Desse modo, tanto de forma direta como indireta, um negócio desses é importante para o crescimento do país.

Porém, uma coisa também importante aqui sobre isso é que você deve conhecer sobre esse negócio.

Afinal de contas, para atuar com um tipo de negócio você deve ter experiência prévia. Sem essa experiência você corre o risco das coisas desandarem.

Mas não é necessário apenas entender como uma empresa desse tipo funciona (esse é o básico e essencial), mas conhecer a fundo a demanda, os produtos, etc. Estar a par das atualizações.

Com esses dois conhecimentos, então você conseguirá identificar uma boa oportunidade na hora de adquirir uma metalúrgica. Mas isso também te ajuda a gerir melhor o negócio que estará sob sua responsabilidade, sabendo para onde direcionar seus esforços.

Vamos conhecer a seguir quais são os demais passos na hora de investir numa indústria metalúrgica à venda.

Organização financeira

Boa parte dos brasileiros tem o sonho de ser dono do próprio negócio, mas nem todos se prepararam para isso. A organização financeira é uma das etapas essenciais.

Como você pretende adquirir o negócio? Já possui o valor total? Fará algum tipo de empréstimo ou financiamento? Será que valerá a pena?

É importante dar atenção para isso e evitar ter complicações depois. Esse é um passo extremamente importante. Então, prepare-se com meses ou anos de antecedência.

Pesquisando por indústria metalúrgica à venda

O passo seguinte é iniciar uma pesquisa pelas opções disponíveis deindústria metalúrgica à venda.

Nessa pesquisa, lembre-se de não apenas escolher a primeira opção que mais te atraiu, mas fazer uma lista com as melhores opções. Por exemplo: selecione de acordo com valor do negócio, faturamento, anos em atividade, etc.

Depois de ter feito isso, então realize uma filtragem para escolher duas ou três dentre essas. Em seguida entre em contato com o vendedor para obter mais informações.

Você não precisa se preocupar em onde realizar essa pesquisa, em nossa plataforma de compra e venda de empresas esse processo se torna simples e prático.

Acesse a Quero Um Negócio e comece a pesquisar agora por empresas do setor metalúrgico à venda.

Pesquisando a parte financeira do negócio

Na hora de pesquisar para adquirir uma metalúrgica, um dos passos essenciais é a pesquisa da saúde financeira.

Mas esse passo aqui deve ser feito apenas com a ajuda de um contador. Esse profissional possui as habilidades e conhecimentos necessários para analisar o histórico financeiro do negócio e constatar que está tudo em ordem e que as informações passadas são mesmo válidas.

Outro passo necessário para investir numa indústria metalúrgica à venda é saber se a mesma encontra-se com seus documentos em dia:

– Alvarás;

– Licenças;

– Ela está seguindo as normas devidamente?

– Entre outras coisas no tocante a parte fiscal e tributária também.

Tudo isso e mais é importante para evitar que a empresa feche as portas por conta de alguma inconsistência, por exemplo.

Outros profissionais que você precisará

Mas além do contador, é ainda indispensável a figura de um advogado na hora de assinar o contrato de compra e venda.

E outro profissional com o qual você também pode contar (mas não é obrigatório) é um corretor de negócios. O que esse corretor faz é encontrar as melhores oportunidades para você.

Se você pesquisou por indústria metalúrgica à vendano site da Quero Um Negócio e tem uma lista de opções, então, com a ajuda do corretor, será possível conferir se essas empresas são vantajosas para si, se valem o investimento.

Estado dos equipamentos e ferramentas

Uma coisa que também merece a devida a atenção é verificar o estado dos equipamentos e demais elementos utilizados nos processos da indústria.

Caso algum deles possua algum problema, isso pode representar não apenas prejuízos financeiros, mas pode colocar os funcionários em risco.

Faça uma vistoria técnica na indústria com a ajuda de um especialista. Esse é um passo de extrema importância e que jamais deve ser deixado para trás.

O ambiente onde a indústria metalúrgica à venda funciona

O espaço onde ocorrem as operações é adequado? Há espaço suficiente para a realização das atividades de forma produtiva e sem gerar danos aos funcionários? Não se esqueça de, durante a vistoria, averiguar isso também.

A gestão do negócio

Como o negócio é gerido? Ele possui uma boa gestão de recursos e de funcionários? Eis aqui mais um ponto para focar sua atenção.

Haverá passos em que você terá que fazer uma visita ao local, ver de perto como as coisas funcionam. O proprietário não poderá te negar isso, mas sua visita precisa ser sigilosa, afim de evitar quaisquer comentários negativos que podem comprometer o negócio.

Contratos com outras empresas

Se uma indústria metalúrgica possui contrato com outras empresas, esse é um indício de que as coisas andam bem por ali. Não se esqueça de verificar isso também.

Cheque, ainda, outros tipos de contratos, sua validade e cláusulas.

Análise do valor de venda

Pode ser que o preço anunciado pelo dono por sua empresa não esteja dentro da realidade de mercado. Mas isso pode ser resolvido com a realização de uma análise feita por um corretor de negócios.

Através de diferentes métodos, esse profissional consegue chegar a uma base do valor que a empresa vale. Para isso ele analisará os demonstrativos financeiros da empresa, os ativos, passivos, posicionamento no mercado, quantidade de clientes, entre outras coisas.

Elaboração do contrato

Anteriormente, nós citamos a importância do advogado para te ajudar com o contrato de aquisição do negócio. Ele deve estar presente no dia de assinar o contrato para te ajudar a entender seus direitos e deveres a partir de então.

São esses os passos essenciais para investir numa empresa no setor metalúrgico. Mas, obviamente, existem outros e alguns que são extraídos dos que aqui citamos.

Mas a preparação, pesquisa, análise e fazer tudo com calma é fundamental. E não se esqueça de que pode contar com a gente para encontrara e empresa ideal.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook