Indústria cerâmica à venda: 5 dicas para investir

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Está estudando uma oportunidade de indústria cerâmica à venda? Quer investir nesse segmento?

Hoje aqui nós trouxemos algumas dicas para te ajudar a ter sucesso com um empreendimento desse tipo.

O mercado da construção civil sempre se mantém firme, mesmo em meio a momentos de recessão econômica. E no caso do setor de cerâmica, ele também é essencial e promissor para quem pretende investir.

Uma indústria de cerâmica pode produzir produtos para construção e também reformas, tais como telhas de cerâmica, pisos, revestimentos, etc. Mas há outros mais que citaremos aqui.

Contudo, antes de fechar negócio ao se deparar com uma empresa à venda nesse setor, é necessário reunir informações sobre ele. Por isso que trouxemos hoje aqui 5 dicas para te ajudar a investir numa indústria cerâmica à venda que seja um bom negócio.

Conhecendo um pouco sobre a indústria cerâmica

A indústria cerâmica é bastante abrangente, podendo o empresário optar por atuar atendendo a ampla demanda com variados tipos de produtos ou se especializar em ou, dois ou três, por exemplo.

Há os produtos para cozinha, para instalações sanitárias, como vasos, pias, etc. Esses se classificam como cerâmica branca.

E há também os voltados para revestimento como revestimentos para cozinha, banheiro, azulejos, etc. Há ainda um terceiro que compreende as telhas, os tijolos e outros voltados para a construção. Todos esses classificam-se como cerâmica estrutural.

Mas há também os produtos que não são relacionados com a construção civil, tais como: panelas de cerâmica, xícaras, etc.

Veja que há muitos tipos de produtos com os quais se pode trabalhar numa indústria cerâmica à venda. E aqui você pode escolher se se especializará em um ou se trabalhará com um pouco de cada.

E decidir adquirir um negócio pronto ao invés de começar um do zero é uma excelente escolha.

Mas por que excelente escolha?

É porque você não tem que gastar tempo e recursos em longos processos que dizem respeito a abertura e legalização de uma empresa. No Brasil, até se conseguir ter um negócio devidamente funcionando, pode-se gastar meses.

Mas com uma empresa pronta você pula todas essas etapas.

E se é o seu objetivo investir num negócio pronto no segmento de cerâmica, confira agora as nossas dicas.

1 – Prepare-se para isso

Comece se preparando para assumir um negócio. E aqui cabem três coisas:

– Capital necessário ou já deixar definido como obterá esse valor;

– Conhecimento sobre o mercado e o negócio em si (isso é fundamental);

– Preparar-se psicologicamente, mudando sua mentalidade, desenvolvendo uma mentalidade de empreendedor.

Há outros requisitos, mas esses três são o que podemos chamar de estrutura básica. Tenha isso organizado e daí sim parta para a procura de um negócio pronto na indústria cerâmica.

2 – Com o que você quer trabalhar?

Nós citamos aqui vários setores dentro da indústria cerâmica que você pode atuar. E um dos passos importantes para assumir um negócio desse tipo é definir com o que deseja trabalhar.

Você pretende investir em produtos para atender a construção civil? Com telhas, tijolos, revestimentos, entre outros? Ou pretende focar mais em produtos de utilidade doméstica como panelas, jogo de xícaras, etc.?

Algo importante a mencionarmos aqui é que você deve escolher isso com base no que você quer, mas também com base na demanda onde você pretende adquirir o negócio.

Pode ser que você encontre uma indústria cerâmica à venda que trabalhe com produtos de utilidade doméstica, mas o proprietário não realizou uma pesquisa de mercado para saber se havia demanda ali por isso, e agora o negócio não anda bem.

Não se esqueça de que a pesquisa é algo fundamental tanto para montar como para adquirir uma empresa. E uma indústria é algo mais difícil de tentar reerguer em caso de queda por baixa demanda.

Com isso definido, então ficará mais fácil buscar por uma e outra empresa à venda nesse segmento.

3 – Você entende disso?

Você tem algum conhecimento sobre a indústria cerâmica?

Um investidor apenas aplica o seu capital naquilo que ele conhece. E isso vale aqui para quem pretende adquirir uma empresa, seja em qual mercado ou segmento ela se encontrar.

O conhecimento sobre o negócio é um dos fundamentos que farão isso dar certo. Caso contrário, você ficará de frente com decisões e ações que deverá realizar e não conseguirá fazer o que é necessário e trará retorno positivo para o negócio.

Mas você pode também contar com a ajuda de um sócio. Ele pode dispor do conhecimento sobre o negócio. Contudo, ainda assim, vá aprendendo com ele sobre.

4 – Estude tudo sobre a indústria cerâmica à venda

Quais os processos produtivos? Quantos funcionários ela possui? E qual seu faturamento e lucro mensal e anual? Há quanto tempo a empresa existe? Como está a situação fiscal dela? Há impostos atrasados? O pagamento dos funcionários está em dia? Há dívidas (empréstimos) em nome da indústria?

Tudo isso e muito mais deve ser questionado na hora de pesquisar uma indústria cerâmica à venda.

Não se esqueça também de ver outras questões como contratos com fornecedores, com empresas que adquirem as mercadorias ali produzidas, contrato de locação de equipamentos, de aluguel de imóvel, etc.

Aqui é imprescindível a ajuda de um contador e de um advogado para entender os termos e também para tratar de questões que apenas esses profissionais podem tratar.

Mais um ponto é a pesquisa sobre o valor anunciado pela empresa. Conte com a ajuda de um corretor de negócios para analisar se o valor é mesmo o que a empresa à venda vale.

5 – Visite o local para conhecer tudo de perto

Outra coisa importante é também conhecer o modo de operação do negócio. E aqui fazer uma visita é o recomendado.

Com essa visita você conhece o desempenho dos funcionários, a organização da empresa, entre outras coisas. Essa visita, feita com o auxílio de um profissional em vistoria, ainda te ajuda a identificar problemas estruturais e problemas com equipamentos, por exemplo.

Nunca negocie sem antes realizar essa visita, ela é imprescindível para que você saiba se o que fora anunciado pelo atual dono é realmente a realidade do negócio e se haverá custos além com reformas e manutenções.

Mais um ponto importante na hora de conhecer uma indústria cerâmica à venda é ver o local onde o negócio se encontra. Como mencionamos, a localização é algo importante.

Ainda que uma indústria não seja como um comércio que recebe clientes e esses ali transitam, mesmo assim a localização é essencial para que os clientes (empresas que adquirem seus produtos para revenda) encontrem-na com mais facilidade, especialmente o escritório dela.

Ela precisa estar num local afastado, para evitar acidentes e prejudicar residências próximas, mas ao mesmo tempo precisa se encontrar num local que seja fácil dos clientes chegarem para tratarem da aquisição de mercadorias.

Encontre a empresa dos seus sonhos aqui

Pronto para investir no seu próprio negócio, mas sem ter que começar algo do zero?

Conheça a plataforma de compra e venda de empresas da Quero Um Negócio.

Nós somos especializados em transações que envolvem negócios de variados segmentos. Por aqui você encontra empresas à venda em várias cidades do Brasil e conta com um local seguro e simples de usar.

Quer saber mais? Clique aqui e conheça nossa plataforma.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook