Hotel e pousada à venda: 6 dicas para investir no ramo de hotelaria

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Você tem planejado investir no ramo de hotelaria, mas ainda não sabe por onde começar? Isso é muito natural. Fato é que, quando se trata deste segmento que está interligado ao turismo e a tantos outros, é indispensável que você esteja verdadeiramente preparado antes de procurar um hotel e pousada à venda.

Por isso, objetivando o seu sucesso e que o seu investimento seja extremamente rentável, aqui estão 6 dicas para que você comece com o pé direito e mitigue, de uma vez por todas, as chances de que esta empreitada dê errado.

Confira:

Organize-se financeiramente

Ao fazer um investimento como este, a quantidade de dinheiro que você precisa investir é crucial. Por este motivo, é importante que você tenha, pelo menos, o capital inicial que será injetado nesta empreitada, a fim de que as dívidas não se acumulem.

Ainda assim, se você não tiver essa quantia para investir em um hotel e pousada à venda, vale à pena solicitar um empréstimo a um banco ou encontrar algum tipo de apoio em outras instituições financeiras que prestem serviços similares.

É importante que você possa se organizar financeiramente antes de realizar a compra, garantindo que este não será o único gasto e que, muitas vezes, será preciso demandar um pouco mais para documentação, possíveis reparos e outros investimentos na infraestrutura. Logo, poupe ao máximo neste primeiro momento.

Foque na localização

Antes de buscar por um hotel e pousada à venda, é importante que você possua um olhar perspicaz quanto à localização deste ambiente, identificado suas proximidades dos principais pontos turísticos e comércios locais, bem como a facilidade para que o hóspede encontre o lugar sem passar por nenhuma dificuldade.

Tenha em mente que os clientes escolhem os hotéis e pousadas que melhor atendam às suas necessidades e alguns valorizam a localização acima de tudo, estando, até mesmo, dispostos a pagar um pouco mais por isso.

Por isso, não é muito vantajoso comprar algo escondido e, em prol disso, precisar cobrar menos pela diária, em comparação com os outros que estão mais bem situados e exigem valores exorbitantes, devido a esta vantagem.

Leve seus concorrentes em consideração

Não pense que você abrirá o seu estabelecimento e as pessoas virão facilmente. Ao ver um hotel e pousada à venda, é preciso se planejar e levar em consideração que existe uma gama enorme de locais similares na mesma região, o que determina que o seu espaço precisará se destacar dos demais para atrair os hóspedes.

Diante deste cenário, observe. Caso haja muita concorrência nas proximidades, com a mesma qualidade e o mesmo preço, a sua gerência poderá ter dificuldade em atingir suas metas. Então, é importante elaborar estratégias imediatas para fazer a diferença.

Por outro lado, se não houver concorrência alguma, isso poderá indicar que este não é o melhor ambiente para quem está investindo e que há melhores oportunidades de mercado. Portanto, recomece suas buscas.

Você já pensou no seu Marketing?

Um bom Marketing é a chave para uma boa ocupação do seu hotel ou pousada e, consequentemente, é sinônimo de bons lucros no seu investimento.

Para isso, vale a pena investir em um bom site com:

– Links para mecanismos de pesquisa;

– Publicidade nos folhetos e guias turísticos;

– Contatos com agentes de viagens;

– E, claro, uma presença marcante nas redes sociais, com anúncios e propagandas pagas.

O principal é que você consiga identificar o seu público-alvo e, a partir desta informação, comece a implementar estratégias para atrair estes indivíduos para o seu estabelecimento, seja com promoções nos dias mais vazios, descontos em datas comemorativas ou pacotes espetaculares.

Invista em um bom atendimento

Inevitavelmente, as companhias que não possuem uma boa cultura corporativa estão sujeitas a produzir lucros menores. Por isso, é fundamental que você compreenda a importância de ter as pessoas certas na sua equipe, educando-as de maneira eficaz e treinando-as para que tenham um olhar atento aos detalhes.

Isso é essencial porque, às vezes, os investidores inexperientes não se atentam ao fato de que a hospitalidade é indispensável no setor de serviços.

Logo, quando um atendimento precário ocorre, isso afeta as experiências dos clientes que ficaram na sua propriedade e, consequentemente, é provável que estes indivíduos façam suas críticas ou deem um feedback ruim na internet.

Esse tipo de publicidade negativa traz impactos graves para a imagem do seu hotel ou pousada e expande, de maneira exponencial, a sua chance de perder clientes, o que pode afetar os negócios, bem como as receitas do seu empreendimento.

Tenha um gerenciamento flexível

Você já deu um passo importante na sua carreira ao decidir se tornar um empreendedor e buscar por hotel e pousada à venda. Ainda assim, uma vez que tenha adquirido o seu, é importante que todo o processo futuro também seja assim: inovador e revolucionário.

Como a mudança é inevitável, a fim de evitar falhas, o gerenciamento do seu estabelecimento deve ter uma cultura que permaneça à frente das transformações, se atualizando continuamente sobre novas tecnologias, produtos e tendências de mercado, além de implementar práticas e sistemas de negócios que levem a mais produtividade e eficácia.

O não cumprimento desta metodologia empresarial pode acarretar em um prejuízo financeiro enorme, uma vez que o seu espaço será considerado antiquado e de má qualidade. Quer um exemplo? Pense naqueles hotéis em que o hóspede chega e os sistemas da recepção ou os membros da equipe estão usando equipamentos de informática antigos com software desatualizado.

Isso faz com que o check-in, literalmente, leve o dobro do tempo, o cliente fica com uma sensação desconfortável e o que poderia ser um momento ideal para causar uma boa impressão se transforma em uma situação ruim para ambas as partes.

Logo, siga acompanhando as transformações digitais e esteja sempre pronto para implementá-las na sua rotina hoteleira.

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