Fazendas à Venda no Rio de Janeiro: dicas para identificar as melhores oportunidades

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Como identificar se fazendas à venda no Rio de Janeiro se configuram mesmo em boas oportunidades de investimento?

A atividade agropecuária tem tamanha importância no Brasil, fornecendo produtos tanto para dentro quanto para fora do país. E isso é um fato.

Logo, as fazendas são negócios extremamente importantes para ajudar a impulsionar a economia no país. Sem contar, claro, que quem adquire uma fazenda à venda pode o fazer também para conforto próprio e de sua família.

Mas é importante saber que nem sempre esse tipo de negócio é viável numa determinada região.

Pode ser, por exemplo, que você adquira uma fazenda para produção de produtos agrícolas, mas o solo e o clima não sejam favoráveis com o tipo de produto que deseja trabalhar.

O que fazer nesse caso?

Aqui é importante que você tenha o suporte de um especialista que possua conhecimento em propriedades rurais. Ele fará uma análise do solo, clima e outros elementos.

Mas, falaremos mais sobre isso nas próximas linhas. Trouxemos aqui algumas dicas para ajudar quem está pesquisando por fazendas à venda no Rio de Janeiro.

Por que investir em fazendas à venda no Rio de Janeiro? Quais as vantagens?

De acordo com informações apresentadas pela CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), a produção agropecuária brasileira, nos últimos 40 anos, tomou elevada expressividade, estimando-se que o país será o grande fornecedor mundial de alimentos futuramente.

E um dos motivos para isso é que o clima e solo do país são propícios a variados tipos de produção e criação. E com mais pessoas se preocupando com a saúde e qualidade de vida, a demanda por produtos agrícolas apenas cresce.

Apenas no ano de 2019, esse setor arrecadou R$ 1,55 trilhão (o que representou 21,4% do PIB brasileiro).

No Rio de Janeiro o agronegócio representa um porcentagem considerável do PIB do estado. Por ali há destaque para a produção de cana-de-açúcar, batata, laranja, arroz, feijão, mandioca, e banana, tomate e milho.

No entanto, o estado não apresenta um cenário econômico, nesse setor, tão expressivo quanto outros estados, devido a que o mesmo não investiu em processos modernizados e de mecanização agrícola.

Desse modo, o Rio de Janeiro não possui uma área cultivada expressiva e também não é expressivo em produção. Por isso, as terras ali costumam ter o hectare mais barato do que em terras que se destacam pela produção. Mas isso se configura numa vantagem, caso o negócio seja promissor.

Mas como identificar fazendas à venda que sejam bons investimentos? Quais elementos levar em consideração?

As dicas a seguir te ajudarão a responder essa pergunta.

Dicas para identificar as melhores oportunidades

Quaisquer que sejam seus motivos para adquirir uma fazenda – para produção e venda (investimento), aluguel para eventos, passar férias com a família, retiros, etc.- o fato é que você não deve tomar uma decisão e fechar negócio antes de conferir essas dicas aqui.

Conhecendo a produção no local

A primeira dica importante antes de investir numa fazenda à venda é saber qual a produção ali. Se o negócio apresenta uma produção considerável, então esse é um indício de que as coisas andam bem e, possivelmente, haja uma boa lucratividade.

Depois de conhecer o negócio em sua descrição num anúncio, entre em contato com o proprietário.

Nessa etapa, se informe sobre o estado das terras, as atividades ali praticadas, receitas e despesas, funcionários, entre outras questões.

Aqui você deve ter a ajuda de um corretor de negócios. Esse profissional deve possuir experiência em propriedades rurais, podendo lhe fornecer informações sobre taxas municipais, tipo de solo, disponibilidade de eletricidade e água na propriedade, etc.

Elementos que contribuem para a dinâmica na produção

Mas além disso, existem também alguns elementos relativos ao ambiente que podem contribuir para que haja uma dinâmica na produção.

No estado do Rio de Janeiro, pode ser que em uma e outra cidade carioca haja diferenciação em quesitos como clima, solo, políticas diferenciadas, etc., que contribuam também para interferirem negativa ou positivamente na produção agropecuária. Atente-se a isso.

Que tipo de fazenda você busca?

Um pergunta essencial também na hora de buscar por fazendas à venda no Rio de Janeiro é saber que tipo de atividades você pretende desempenhar.

O seu desejo é atuar com a produção de gado e produtos derivados? Ou pretende investir na agricultura?

Há fazendas que focam num desses tipos de atividades, especificamente, e há aquelas que atuam com as duas. Cabe a você, primeiramente, definir com qual ou quais atividades pretende atuar e, assim, pesquisar os negócios que tenham a ver com seus propósitos.

Responsabilidades legais

A aquisição de propriedades rurais envolve também algumas questões legais. Por isso é importante que você verifique se a propriedade possui autorização para exercer as atividades ali e se o zoneamento é propenso para a realização das mesmas.

Conte com a ajuda de um especialista para saber sobre registros, autorizações, área desmatada, etc. Isso é de estrema importância. Veja se a fazenda cumpre com os requisitos de bem-estar animal e ambiental.

Outros elementos que você deve conferir são: a existência de direitos de terceiros sobre a propriedade, de convênios, se existe alguma restrição quanto ao uso da propriedade para uma determinada atividade, etc.

Não economize tempo para poder verificar essas questões, afinal de contas essa aquisição é um investimento. Se for feito às pressas e sem cuidado, então esse investimento pode não ser vantajoso, pois você pode adquirir uma fazenda repleta de problemas.

Uma outra coisa importante, porém que poucos se atentam, é sobre os impactos do uso das terras nas terras vizinhas.

Verifique se as atividades pretendidas, ou já exercidas, ali tendem a gerar impactos nas terras vizinhas e se isso pode ocasionar conflitos.

Acesso ao centro da cidade e demais locais

Se a fazenda estiver muito longe do centro da cidade, então isso pode significar mais custos para o envio deles até lá. Já se forem próximas, então há mais vantagem para você.

Sem contar que isso ainda é importante para que se tenha acesso a serviços essenciais.

E por falar em serviços essenciais, veja se o que você precisa encontra ali ou você terá que solicitar a instalação de algo mais como telefone, internet, energia elétrica, etc. Tudo isso te gerará custos e você precisa estar a par deles.

Inspeção do solo

Nós falamos brevemente sobre analisar o solo da propriedade rural. Isso é importante porque, a depender do solo e seu estado, as fazendas à venda podem apresentar dificuldades para as variedades das culturas que serão cultivadas.

Assim, antes de adquirir as terras, solicite o teste do solo ou obtenha os resultados de testes já realizados. E alie isso a inspeção do local para saber, por exemplo, se há erosão, da salinidade, contaminações químicas, entre outros problemas.

É importante analisar isso o quanto antes, pois pode se tornar algo custoso para você.

Uma segunda ou terceira opinião é sempre bem-vinda

Outra dica que damos aqui é que, na hora de visitar a fazenda, leve consigo alguém que não esteja emocionalmente envolvido com o negócio. Essa pessoa pode se atentar para algum detalhe que você não viu.

E isso é ainda melhor se essa pessoa tiver algum tipo de experiência com propriedades rurais.

Todas essas dicas são fundamentais na hora de analisar as fazendas à venda. Pois garantirão que você adquira um bom negócio.

Não se esqueça de que a Quero Um Negócio também te ajuda a encontrar a empresa ideal. Visite nossa plataforma e faça agora uma pesquisa por negócios à venda em todo o Brasil.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook