Fazendas a venda: conheça 6 cuidados na hora de adquirir a sua

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Não são poucos os brasileiros que têm nos imóveis rurais o sonho de uma vida. Alguns, buscam por fazendas à venda, esperando criar animais e plantar, ingressando no agronegócio. Outros, se interessam por se fixar em locais não muito distantes da cidade, mas que estejam envolvidos pela natureza. Normalmente, quem vive na cidade, pensa nesse tipo de propriedade como uma forma de aliviar o estresse da vida urbana.

É possível, no entanto, olhar a fazenda como um investimento lucrativo. Estes imóveis localizados em área rural podem ter até milhares de hectares e sua destinação é basicamente produtiva. Você está pensando em comprar este tipo de propriedade? Então, confira a seguir, 6 cuidados na hora de adquirir fazendas à venda:

1. Analise bem a propriedade

Se o seu objetivo é comprar uma fazenda, é importante verificar cuidadosamente o terreno. Comece fazendo uma visita à propriedade para conferir o que ela tem a oferecer. É fundamental que você já tenha em mente se trabalhará com agricultura, pecuária ou outra atividade do agronegócio.

Em cada caso existem detalhes que demonstram que o local é uma boa escolha. Uma dica geral é observar na sua visita se há água na propriedade. Outro detalhe importante é a distância para a cidade mais próxima, pois a sua produção deve ser escoada. Neste tocante, também deve-se avaliar as condições de acesso ao local.

Tipo de solo, vegetação e clima são verificações indispensáveis para quem tem o objetivo de plantar. Avalie também se as instalações estão em boas condições. Sede, currais e galinheiros têm sempre o risco de serem infestados por cupins. Não menos importante é levantar se há energia elétrica no local, porque muitos equipamentos modernos que melhoram a produção demandam eletricidade.

2. Obtenha as certidões negativas de débitos

Se você está avaliando fazendas à venda, deve se lembrar de pesquisar se existem débitos relativos ao terreno. O processo é bastante simples: você precisa se dirigir ao cartório de registro de imóveis onde o bem está matriculado. A certidão de ônus reais irá confirmar se existem ou não débitos relativos à fazenda.

Também é necessário obter a Certidão Negativa de Débitos Imóvel Rural. Ela é ainda mais fácil de emitir, já que o processo é realizado pelo site da Receita Federal. Um detalhe com relação a esse documento, contudo, é que ele diz respeito apenas aos débitos ligados à Receita. Podem existir ainda outros a serem confirmados com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN).

3. Atenção ao licenciamento ambiental e à reserva legal antes de investir no agronegócio

Se você pretende usar a sua propriedade com fins produtivos, então, deve presumir que sua atividade causará impacto na natureza. Sendo assim, você deverá se adequar às normas ambientais. Para tanto, é necessário que a infraestrutura e os processos sejam orientados pelas leis da área. Outro detalhe importante são as reservas legais.

Em fazendas à venda elas são indispensáveis. O que a lei determina neste caso é que toda propriedade rural precisa apresentar uma cobertura de vegetação nativa. A chamada Reserva Legal ocupa 35% do território no Cerrado, 80% na Amazônia legal e 20% em outras regiões.

4. Fazendas à venda podem ter a aquisição intermediada por imobiliárias

Para quem nunca adquiriu um imóvel rural, existem muitos detalhes que podem passar despercebidos. A dica, então, é buscar auxílio profissional. Os negócios de compra podem ser intermediados por uma imobiliária registrada no Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (Creci). Com experiência e know-how, os profissionais sabem o que analisar em uma propriedade. Ademais, eles têm acesso a informações privilegiadas sobre os locais disponíveis.

Outra vantagem é que eles podem avaliar se o valor que está sendo cobrado é realmente compatível. O fato é que a imobiliária será a sua garantia de bons negócios. Afinal, você estará bem assessorado na hora de avaliar as fazendas à venda. Quer mais dicas para se planejar e aproveitar as melhores oportunidades? É só conferir o artigo que preparamos sobre o assunto.

5. Avalie o tamanho da propriedade

No caso das fazendas à venda, é esperado que o terreno seja realmente grande. Não obstante, ele deve estar de acordo com a sua possibilidade de investir em pessoas para cuidar do local. Mesmo se o fator produtivo for mais modesto, será preciso considerar este detalhe. O agronegócio deve ser pensado como uma empresa. E lembre-se sempre: quanto maiores as dimensões, mais trabalho e despesas.

6. Calcule os futuros gastos fixos

Falando em despesas, ao avaliar fazendas à venda, não deixe de calcular os seus futuros gastos com a propriedade. Água, luz e gás são apenas o mais básico. Outras questões, como a manutenção, vão demandar investimento constante. E para que a terra seja realmente produtiva, são necessários ainda insumos, maquinário e pessoal qualificado.

Considerações finais

As fazendas à venda podem ser uma excelente oportunidade de lucrar com o agronegócio. Em todo caso, tenha atenção às dicas listadas neste artigo, para fazer uma boa compra. Quer conferir os melhores negócios disponíveis em áreas rurais? Então, aproveite para visitar o nosso site.

Comentários no Facebook