Fazenda à venda em Caxias – MA: por que vale que investir em terras no Maranhão?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

A aquisição de uma fazenda à venda se configura numa ótima forma de investimento.

Uma propriedade rural bem administrada pode oferecer ótimos lucros para o seu proprietário. E no caso de quem pensa em investir em Caxias – MA, as vantagens se potencializam.

O potencial da agropecuária do Brasil é conhecido em todo o mundo. Por aqui a produção é beneficiada pelo clima propício, boa quantidade de água e outros fatores.

E Caxias conta com todos esses benefícios, sendo um local vantajoso para se investir numa fazenda para produção e venda. Mas também sendo vantagem para outros tipos de negócios como aluguel da propriedade para eventos, etc.

Por que adquirir uma fazenda à venda em Caxias – MA?

Uma das principais atividades econômicas do Maranhão é a agropecuária, com destaque para a agricultura. Em Caxias, município desse estado, o agronegócio se desenvolve dia após dia, sendo que a agricultura familiar é a responsável pela base da produção ali.

O município é conhecido como “terra das águas cristalinas”, sendo uma cidade que é privilegiada com muita vegetação, rico lençol freático, período de chuvas bem definido ao longo do ano e muito mais. E todas essas coisas favorecem a agricultura e a pecuária local.

Desse modo, ter uma fazenda em Caxias, Maranhão, é uma ótima oportunidade de investimento. Cabendo ainda fizer que ela é conhecida como uma cidade com futuro.

Como nem tudo são flores: você precisa ficar atento a isso

Ainda que uma fazenda à venda em Caxias possa contar com todas essas vantagens, nem todas serão assim.

Há muitas oportunidades de negócio que na realidade são oportunidades para quem vende e não para quem compra. Por exemplo:

– Pode ser que o dono queira vender a fazenda por motivo de dívidas altas;

– Ou ele quer se desfazer do negócio por conta de que as finanças não estão bem (o negócio está no vermelho);

– Entre outras coisas.

É por isso que é importante pesquisar muito sobre a situação da propriedade rural.

Mas antes de tudo, defina que tipo de fazenda você busca e o que pretende realizar ali. Após isso, então saberá como pesquisar e o que levar em consideração.

Mas sobre isso e outras coisas nós iremos falar a seguir.

Listamos algumas dicas e passos importantes na hora de investir numa fazenda à venda em Caxias. Primeiro passo: pesquisando sobre a propriedade

A primeira coisa a se fazer é pesquisar sobre o ambiente. Por exemplo: como é o solo ali? Há água na propriedade? Ela localiza-se a quantos quilômetros da cidade? Como estão as instalações (currais, celeiros, estábulos, etc.)? Já está definida a área desmatada e área virgem? E quanto a energia elétrica?

Visite a fazenda e faça essa análise com a ajuda de um especialista, ele lhe emitirá um parecer técnico sobre as condições de solo, clima, etc.

Já na parte das instalações da fazenda, você deve fazer essa análise ou contar com a ajuda de alguém que tenha experiência nesse tipo de negócio.

A fazenda já está funcionando ou iniciou agora suas atividades?

Esse aqui é mais um ponto importante para se atentar.

Há como a fazenda já estar funcionando, as atividades estarem sendo desenvolvidas e haver lucros; há também como ela ter iniciado operações agora e ainda não dispor de muitos clientes/parceiros.

É de extrema importância que você identifique em qual das duas situações o negócio se encontra.

No segundo caso, você terá que dispor de mais tempo, esforços e investimentos para conseguir que o negócio se desenvolva.

Já no primeiro caso é mais vantajoso, pois o negócio, possivelmente, já conta com clientes, parceiros, fornecedores, etc. Ou seja, ele já está mais estruturado e gerando retorno considerável.

Que tipos de atividades são ou podem ser desempenhadas ali?

Quais atividades a fazenda desempenha e quais podem ainda ser desenvolvidas ali? A depender do tipo de atividade que você queira desenvolver numa fazenda, pesquise por isso também.

Pode ser que você queira atuar apenas com agricultura ou apenas com pecuária, mas a fazenda realize as duas. Ou pode ser que você queira trabalhar com a agropecuária, mas na fazenda sejam realizadas somente uma dessas atividades.

Existem diferentes tipos de fazendas e para saber sobre isso é essencial que você conheça sobre esse tipo de negócio. O primeiro requisito para quem tem o objetivo de investir numa fazenda à venda seria a experiência com esse tipo de negócio.

Documentação da fazenda à venda

Outro passo importante é saber se a fazenda está com as documentações em dia. E isso incluiu também o georreferenciamento.

Alguns dos documentos que são importantíssimos para uma fazenda são:

– Matrículas imobiliárias: que comprovam o direito de propriedade;

– Cadastro Ambiental Rural – CAR;

– Termos de Ajustamento de Conduta (TACs): é possível requerer esses documentos junto ao Ministério Público;

– Certidões negativas;

– Licenciamentos;

– E-social;

– CNPJ;

– Inscrição Estadual;

– Comprovantes de ICMS, Notas Fiscais, Funrural;

– Entre outros tipos de documentos.

Para obter esses documentos e entender a situação da fazenda, cabe aqui contar com a ajuda de um contador. Mas é imprescindível que esse contador tenha experiência com serviços para propriedades rurais para realizar esse processo.

Falando sobre a parte financeira

Nós falamos brevemente aqui sobre a parte financeira da fazenda, mas agora entraremos em mais detalhes.

É muito importante que você, como futuro investidor desse tipo de negócio, investigue a parte financeira do mesmo. Não se deixe levar apenas pela parte externa, mas conheça a realidade do negócio.

Mas como fazer isso? Solicitando tais documentos ao proprietário.

Aqui também você se vale da figura do contador. Esse profissional atuará realizando a análise de documentos como demonstrativos financeiros e outros.

É importante também mencionar que o proprietário da fazenda pode solicitar que você assine um contrato de confidencialidade, a fim de evitar que as informações que ele lhe fornecer sejam vazadas (o que não seria bom para o negócio).

Depois de assinar esse contrato, então você poderá ter acesso a informações mais confidenciais sobre a fazenda. Mas é importante que na hora de assinar esse contrato você esteja na presença de um advogado de confiança para revisar as cláusulas ali.

Valor de mercado da fazenda

Um outro passo fundamental para quando for adquirir uma fazenda à venda é saber o valor de mercado do negócio.

Aqui o profissional que te ajuda com essa análise é o chamado corretor de negócios. Ele possui todo o conhecimento, experiência e ferramentas necessários para analisar se a fazenda vale mesmo o que é anunciado.

Para isso ele fará uso de métodos que analisam o histórico financeiro, tempo de atuação, posicionamento, etc. E assim chega num valor estimado do quanto a fazenda vale. Isso é importante para evitar que você invista mais num negócio do que ele realmente vale.

Onde encontrar fazendas à vendas?

E se você quiser saber onde buscar por fazendas disponíveis para aquisição em Caxias, a gente te ajuda.

Na Quero Um Negócio você pesquisa por negócios à venda em todo o Brasil e em diferentes segmentos. Oferecemos para você segurança, transparência e muita comodidade para pesquisas e investir num negócio próprio sem precisar começar do zero.

Quer saber mais? Visite nossa página aqui e veja como é simples encontrar o negócio dos seus sonhos.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook