Farmácia à venda, por que comprar uma farmácia pode ser um bom negócio?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

No atual cenário de 2020, com a chegada da pandemia do COVID19, a saúde se tornou um tema central no mundo inteiro, não só com a preocupação com o vírus, mas com a saúde e bem estar no geral.

Nesse sentido, um dos órgãos principais que auxiliam a população são as farmácias. Porém, não pense que a função da farmácia é unicamente vender remédios e/ou prestar ações como a aplicação de remédios.

Juntamente com as funções básicas do estabelecimento, as farmácias também podem servir como um órgão que faz o rastreamento da saúde, da educação e do controle dos problemas de saúde, além de cuidar da repartição e monitorização de medicamentos. Em outras palavras, ainda existem muitas outras funções que uma farmácia pode exercer, e isso só mostra a sua importância, principalmente dentro de uma pandemia.

Por que comprar uma farmácia é um bom negócio

  • Competição

À primeira vista, comprar uma farmácia pode parecer um negócio arriscado, principalmente pela grande quantidade de farmácias que existem nas cidades do Brasil afora.

Entretanto, se você traçar metas e ter um plano coerente com a realidade do local que deseja abrir, você vai ter uma análise ampla sobre como o consumo naquela região funciona. Em outras palavras, terá uma ampla visão sobre como deve prosseguir com o seu negócio, quais otimizações pode realizar e ideias sobre como prosperar no local.

  • Você pode escolher o formato da sua farmácia

Assim como cursos a distância e presenciais oferecem inúmeras possibilidades, existem dois tipos de farmácia que você pode escolher investir: populares ou tradicionais.

Antes de comprar sua farmácia, saber a diferença entre as populares e as tradicionais é fundamental para o planejamento do estabelecimento e das metas futuras.

  • Farmácias populares

Esse tipo de farmácia tem um detalhe principal como foco: o preço. Em outras palavras, ela atinge a população com a renda mais baixa.

Antes de investir em uma farmácia a venda que esteja na categoria, existem outros detalhes importantes que caracterizam as farmácias populares, sendo eles: o foco está em medicamentos genéricos, o próprio atendente realiza a cobrança, os serviços oferecidos pelo estabelecimento se concentram na venda dos medicamentos e de itens de beleza e higiene.

Uma vez que os serviços são reduzidos, os horários de atendimento seguem o mesmo padrão, e as farmácias populares costumam não funcionar em finais de semana, feriados e nas madrugadas.

  • Farmácias tradicionais

Ao contrário das farmácias populares, as tradicionais mantêm o seu foco nos serviços. Mas, isso não quer dizer que não exista a venda de medicamentos.

Se você quer comprar uma farmácia nesse segmento, é interessante saber que o foco desse tipo de farmácia está nas necessidades dos clientes, ou seja, a análise do mercado e da região para esse tipo de estabelecimento deve ser feta com cautela.

Além disso, as farmácias tradicionais possuem atendentes separados apenas para a cobrança dos serviços, produtos e medicamentos, e também fazem serviços como a aplicação de injetáveis, delivery, testes e outros.

Por fim, o horário de atendimento de farmácias tradicionais é mais prolongado, chegando até mesmo ao atendimento de 24 horas.

  • Uma maneira de chamar a atenção do público

Ao comprar uma farmácia, você pode optar pela franquia ou pelo licenciamento. Caso a escolha seja a segunda opção, existe a possibilidade de investir no design da sua farmácia, o que vai chamar mais a atenção do seu público.

Assim como você vai preferir aquela lojinha mais bonita para fazer suas compras, o público da sua farmácia vai querer entrar em um local mais bonito e organizado, nesse sentido, sua farmácia pode vir a fazer muito mais sucesso do que a dos seus concorrentes.

Como escolher sua farmácia a venda

Antes de mais nada, você já conhece os principais benefícios ao comprar uma farmácia. Por isso, é importante saber como escolher o seu anúncio de farmácia a venda, além de conhecer outras questões como a concorrência, as estratégias, gastos, localização, marketing e outros.

  • Pesquise e se informe sobre o investimento antes de prosseguir

Como foi dito anteriormente, existem os dois modelos de farmácia, que são as populares e tradicionais. Ou seja, é preciso ter uma pesquisa mais aprofundada sobre qual escolha você vai fazer ao comprar uma farmácia.

  • Preste atenção na documentação necessária

Seja como for, não existe negócio bem feito se você não conhece afundo as documentações e leis necessárias para quando for abrir sua farmácia. Antes mesmo de investir no seu anúncio de farmácia a venda, procure saber qual a documentação necessária e tudo mais o que for preciso conhecer antes de comprar uma farmácia.

  • Estratégias, planejamento e marketing

Assim que você fizer uma análise da sua concorrência, suas estratégias e planejamento já podem ser montados.

Assim como dito anteriormente, é preciso ter o perfil dos seus clientes, quais são os seus costumes e compras usuais, e, se for o caso de comprar uma farmácia tradicional, pesquisar quais são os serviços que essas pessoas mais utilizam.

Dentro do planejamento, suas metas mensais e anuais precisam estar precisas. Isso vai fazer com que você tenha uma visão geral de como o negócio está funcionando.

Por fim, o marketing é essencial para qualquer negócio hoje em dia. Ele vai permitir que a sua farmácia crie um relacionamento maior com o público, aproximando e mostrando como o negócio é humanizado. Além do marketing físico, o marketing digital também tem grande importância, porque ele vai gerar os mesmos valores de relacionamento e aproximação nos meios digitais.

Já sei os benefícios de comprar uma farmácia e como escolher minha farmácia a venda, e agora?

Uma vez que você já tem as informações necessárias sobre uma farmácia, ainda faltam alguns temas a serem pesquisados, analisados e pontuados sobre uma farmácia a venda.

  • Questões financeiras por trás da compra de uma farmácia

Depois da convicção de que você quer investir em uma farmácia a venda, é essencial entender as questões financeiras por trás desse tipo de negócio. Desde o que fazer antes da compra, durante a compra e após a compra.

  • Quais medicamentos você vai vender?

Seja como for, sendo uma farmácia popular ou tradicional, a venda de medicamentos vai acontecer. Por isso, é importante analisar o seu tipo de cliente e qual medicamento ele costuma comprar com mais frequência.

  • Quais dificuldades eu vou encontrar?

Do mesmo modo que todo empreendedor enfrenta dificuldades no meio do caminho, existem problemas que você só vai saber conversando e/ou analisando a concorrência, ou vivenciando.

As dificuldades que um empreendedor pode encontrar ao comprar uma farmácia podem ser desde a massa de grandes redes que tem os melhores contatos para medicamentos, até mão de obra qualificada. Mais uma vez, é preciso muita pesquisa e análise para conseguir evitar alguns problemas.

Por fim, investir em um anúncio de farmácia a venda e comprar uma farmácia pode ser uma tarefa difícil, mas tudo depende do quão disposto você está para fazer dar certo. A saúde tem uma grande demanda universal, e, se você fizer certo e manter o seu mindset positivo em conjunto com um bom trabalho, seu negócio vai prosperar!

Quer saber mais dicas de como investir e conhecer um pouco sobre outros projetos? Acesse o nosso site e se mantenha atualizado com as nossas postagens diárias: https://www.queroumnegocio.com.br/

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook