Fábrica de tricot à venda é um bom negócio?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Será que é um bom investimento adquirir uma fábrica de tricot à venda? Quais as considerações para realizar essa escolha?

Os produtos artesanais nunca deixam de ganhar espaço na vida das pessoas. E no que diz respeito ao tricot, o seu uso é de séculos. Foi em 1920 que se deu o aumento em sua popularidade e de lá para cá o seu uso tem sido bastante amplo.

Gorros, xales, cachecol, casacos e muito mais. Esses são apenas alguns exemplos do que é possível fabricar em tricô (como é mais conhecida a técnica aqui no Brasil).

E o aumento pela procura dessas peças ocorre, especialmente, no inverno ou em estados onde a temperatura é mais baixa como Santa Catarina ou Rio Grande do Sul. Mas há como investir em outros locais também e mais adiante explicamos como.

O tricô é fabricado tanto com o uso de duas agulhas especificas, como também por meio de máquinas. No caso de uma produção mais elevada, como a das fábricas, então é mais recomendado o uso de máquinas próprias para isso.

Será que você deve investir numa fábrica de tricot à venda?

Você precisa gostar disso, pois não será apenas adquirir um negócio e pronto. É necessário saber como lidar com esse tipo de negócio, estar atento as tendências, demandas, etc.

Então, o primeiro passo é se perguntar: você gosta de atuar com esse tipo de produto? Você se sentirá confortável tendo que lidar com assuntos ligados ao mundo das malhas e artesanatos diariamente?

O ideal é que você tenha algum tipo de conhecimento sobre isso e que também tenha afinidade.

Pessoas que já atuaram com a produção de peças em tricô possuem a experiência necessária para isso. Mas também não significa que quem nunca atua com isso não possa investir numa fábrica desse tipo.

Caso você queira adquirir uma fábrica de tricot à venda sem ter uma experiência com esse tipo de negócio, então pode contar com um sócio que entenda disso.

Esse sócio ficará responsável pelas decisões mais importantes, que envolvam uma análise sobre o mercado, por exemplo, e você pode aprender um pouco sobre esse ramo com ele.

Tricô pelos estados do Brasil

Nós mencionamos brevemente que peças em tricot tem mais demanda em lugares mais frios. Mas as coisas não são bem assim.

Existem peças como sapatinhos e gorro para bebês, por exemplo, que possuem demanda em qualquer região do Brasil. Sem contar que as peças em tricô são tendência o ano inteiro em várias cidades do Brasil também.

É por isso que é importante realizar um planejamento antes. Nesse planejamento, defina com que tipo de produto deseja trabalhar. Isso te ajudará a identificar o negócio ideal de acordo com o que pretende.

Mas para saber com que tipos de produtos pretende trabalhar, você deve realizar uma pesquisa. Nessa pesquisa, busque informações sobre o mercado local, sobre a demanda, etc. Esses dados te ajudarão a ter um norte.

Ainda que você vá investir numa fábrica pronta, deve estudar sobre o terreno onde pisa.

E deve também verificar se o local escolhido para o funcionamento do negócio é propício. Mas tenha em mente que as peças podem ainda ser anunciadas por meio da internet (seja para venda direta ou como fornecedor, por exemplo).

5 coisas para analisar numa fábrica de tricot à venda

Listamos 5 elementos importantes para se atentar quando encontrar uma fábrica de tricot à venda.

Isso te ajudará a encontrar um negócio de acordo com seus objetivos e que seja um negócio lucrativo.

1 – Analise os produtos e o que o público opina

Veja como é o processo de fabricação e como são os produtos fabricados ali. É importante conhecer isso, uma vez que o negócio agora será seu e, caso não haja uma qualidade boa nos produtos, então isso também será responsabilidade sua.

Sobre o processo de fabricação, é importante analisar se há produtividade. Veja se existem processos operacionais que ajudem a agilizar a fabricação dos produtos.

Por fim, pesquise a opinião dos clientes sobre os produtos adquiridos. É importante realizar uma busca precisa. Para isso, procure em comentários deixados em mídias sociais ou mesmo em avaliações de produtos em sites ou plataformas como Google Meu Negócio ou Facebook.

Descubra o que os clientes acham dos produtos e o que eles opinam sobre a fábrica também.

Ainda, veja se há algum tipo de crítica construtiva, algo que ajude a melhorar os produtos e, desse modo, analise a possibilidade de, ainda que o negócio tenha suas deficiências, que sejam implementadas melhorias.

2 – Situação financeira do negócio

Quando encontrar uma fábrica de tricot à venda, tome o cuidado de analisar a sua situação financeira. Ainda que o negócio se mostre atraente para você, tenha o cuidado de ir a fundo.

Busque saber do proprietário da fábrica de tricô dados e informações sobre sua condição financeira. Aqui cabe analisar: fluxo de caixa, relatórios, balanço patrimonial, etc.

Busque ajuda de um contador para saber quais os demais documentos que precisam ser analisados. Esse profissional ainda te ajudará a entender a situação financeira da fábrica com base nesses documentos e, claro, verificar se os mesmos são verídicos.

3 – Verificar a existência de dívidas

É ainda importante que você busque informações sobre a existência de dívidas em nome da fábrica.

Há casos em que as dívidas são tão elevadas que podem levar quem adquire o negócio a ter sérios prejuízos (e esse pode ser um dos motivos que levaram o dono a vender a fábrica, mas falaremos mais sobre isso a diante).

4 – Por que o dono quer vender a fábrica

Outro passo importante é buscar saber por que o dono da fábrica de tricô quer sair do negócio.

Há muitas razoes que podem ser desde por motivo de aposentadoria ou mudança de ramo até porque a empresa não se encontra em boas condições financeiras. Assim, pesquise bem antes fechar negócio e evite supressas desagradáveis depois.

Essa é uma etapa fundamental para evitar, por exemplo, adquirir um negócio quebrado.

5 – O valor da fábrica de tricô à venda

Uma outra dica aqui também é saber o valor da fábrica de tricô à venda. Mas como deve ser feito isso?

Para saber quanto vale uma empresa é importante analisar vários elementos como fluxo de caixa, percepção diante do mercado, etc. Logo, é algo que requer um certo tipo de pesquisa e análise.

Aqui você conta com os serviços de um corretor de negócios. E, assim, não pagará um valor que seja superior ao valor de mercado e poderá desconfiar se a fábrica estiver anunciada por um valor muito abaixo do que vale.

Saiba onde procurar pelo negócio ideal

Outra coisa importante é saber onde pesquisar por uma fábrica de tricot à venda que tenha as características desejadas.

Hoje em dia, há plataformas especializadas em anúncios de negócios à venda, como é o caso da Quero Um Negócio.

Nós levamos compradores até vendedores em transações que envolvam negócios como: empresas, franquias, pontos comerciais, fábricas e industrias à venda.

Em nossa plataforma você consegue encontrar anúncios de negócios à venda por todo o país. Por meio de uma interface simples e intuitiva, você consegue filtrar pelo tipo de negócio, localização e valor.

Clique aqui e conheça nossa plataforma. Veja como é fácil encontrar a empresa dos seus sonhos.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook