Fábrica de tijolos à venda: por que vale a pena investir numa cerâmica à venda?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Planeja adquirir uma fábrica de tijolos à venda? Mas por que vale a pena investir na indústria de produtos cerâmicos?

Os produtos cerâmicos são muito utilizados em diferentes áreas, com destaque para a construção civil. Sendo que, nesse sentido, a indústria cerâmica é a responsável pela fabricação de elementos como: azulejos, pisos, telhas, lajes e tijolos, por exemplo.

Todos esses materiais acima são de extrema importância para a construção civil, servindo como base e acabamentos nas obras.

O investimento num negócio desse tipo, no entanto, deve ser minuciosamente analisado.

É obvio que esse tipo de indústria é fundamental para a economia do Brasil, mas o fato é que o negócio em si pode não apresentar as vantagens que você precisa. E a única forma de saber disso é investigando.

Um pouco sobre os produtos cerâmicos e sua importância em diversos setores

Por conta dos elementos que são utilizados na fabricação dos produtos cerâmicos, eles possuem propriedades que os tornam isolantes elétricos e térmicos (resistindo a elevadas temperaturas).

Mas além de sua atuação na construção civil, numa cerâmica à venda os produtos se destinam a outros setores como:

– Eletrônico (como isolante térmico em componentes como capacitores e resistores);

– Automotivo;

– E aeroespacial.

A cerâmica é também um material utilizado para a fabricação de fornos siderúrgicos e na fabricação de componentes dos foguetes espaciais, devido a que ela possui um ponto de fusão elevado.

Mas há ainda investimentos feitos para pesquisas para o uso da cerâmica para a fabricação de produtos com propriedades inovadoras, tais como na áreas da agricultura e saúde, por exemplo.

O fato é que uma indústria cerâmica a venda é uma boa oportunidade de investimento. E você pode atuar de forma abrangente ou mesmo focar em certos tipos de produtos como os tijolos, tal como citamos anteriormente ao adquirir uma fábrica de tijolos à venda.

Por que você deveria investir numa fábrica de tijolos à venda?

Os produtos cerâmicos são conhecidos por serem econômicos, resistentes e versáteis. Características essas que fazem com que a procura por tijolos cerâmicos seja elevada aqui no Brasil.

Desse modo, investir numa fábrica de tijolos à vendaé uma excelente forma de ter o próprio negócio lucrativo.

E dentre as vantagens de adquirir um negócio pronto x montar algo do zero, podemos citar:

– O fato de que você não terá que se preocupar com legalização, registros, autorizações e outros documentos para poder atuar com uma indústria cerâmica à venda;

– Já ter parceria com revendas (depósitos de materiais de construção, entre outros). Em outras palavras, já possuir uma carteira de clientes e se preocupar apenas em ampliá-la;

– Os processos operacionais já estão devidamente estabelecidos;

– E os funcionários da fábrica de tijolos à vendajá conhecem bem esses processos;

– Falando em funcionários, outra vantagem não é apenas contar com funcionários, mas com funcionários qualificados;

– Um negócio com fluxo de caixa;

– E um negócio já conhecido, estabelecido;

– Dentre muitas outras vantagens.

O fato é que investir nesse tipo de negócio oferece muitas vantagens. Vantagens que se potencializam ao optar por adquirir algo desse tipo pronto, ao invés de montar algo do zero.

Abrir uma empresa no setor de comércio no Brasil, por exemplo, já é uma tarefa bastante complexa, e no caso de uma indústria isso se torna ainda mais complexo. O empresário ainda corre um elevado risco, se comparado a adquirir um negócio pronto.

Mas o que você deve fazer? Quais os passos necessários para investir numa fábrica de tijolos à venda

Antes de mais nada, você deve responder a duas perguntas:

– Você tem experiência com esse tipo de negócio?

– Você gosta de atuar nesse setor? Se vê nesse negócio daqui a 5 ou 10 anos?

Inevitavelmente, para que um negócio dê certo e obtenha êxito, seja ele algo feito do zero ou adquirido de outro empresário, você precisa ter experiência no setor. E precisa também gostar do que faz, ter uma certa afinidade.

Imagine o dono de uma empresa que não tenha nenhuma experiência com o negócio?

Como ele saberia quais decisões tomar? Quais produtos possuem mais demanda?

Certamente, em pouco tempo o negócio cairia em grandes dívidas, ficaria no vermelho e, no pior das hipóteses, fecharia as portas.

Mas você não precisa saber tudo sobre indústrias cerâmicas, fábrica de tijolos, sobre o setor de construção civil, etc. O aprendizado é constante e um empresário precisa estar sempre se atualizando.

Outra forma de lidar com isso seria tendo ao seu lado um sócio que tenha essa experiência. Alguém que conheça sobre o funcionamento de uma fábrica de tijolos à venda, sobre o mercado qual ela se encontra, etc.

A seguir temos mais algumas dicas para você que pretende investir nesse tipo de negócio.

Organização financeira

Um dos passos que muitos empreendedores pecam é na organização financeira.

A ideia de ter um negócio próprio, sem precisar começar do zero, os deixa encantados e, nisso, muitos acabam se esquecendo que existem etapas fundamentais para se atentar, tal como organizar sua vida financeira antes de dar esse importante passo.

Nesse quesito, é importante pensar de onde virá o valor para a aquisição do negócio: financiamento? Empréstimo? Algum conhecido fará parceria com você? Ou você já tem o valor necessário em mãos?

Planeje-se também em suas finanças pessoais, pois você terá que dar atenção maior para o negócio, tendo que se manter. Pode ser que até o negócio se pagar passe algum tempo e você deve estar preparado. E, nesse caso, uma reserva de emergência é fundamental.

Mas, obviamente que um negócio pronto já oferece lucros muito mais rápidos do que montar uma empresa do zero.

Investigue tudo e mais sobre a empresa

Na Quero Um Negócio você pode procurar por fábrica de tijolos à venda em todo o Brasil. E o que recomendamos é que você elabore uma lista com as opções que, à primeira vista, sejam mais atraentes.

Em seguida, investigue cada uma delas: solicite aos donos documentos que comprovem o que eles dizem sobre receitas e despesas, documentos sobre fornecedores, parceiros, legalização do negócio, autorizações para a realização das atividades, etc.

Nesse primeiro contato você precisa obter informações que transmitam segurança e veracidade. Mas nunca analise documentos financeiros sozinho, conte sempre com a ajuda de um contador.

Também, um corretor de negócios é um profissional que pode te ajudar bastante nessa etapa. Inclusive, ele pode te fornecer informações de suma importância para saber se o valor anunciado pela empresa é o valor ideal de mercado.

Outras informações importantes sobre a indústria é saber se a mesma realizou algum tipo de financiamento para a aquisição de equipamentos, materiais, etc. E saiba qual o valor desse financiamento, já que, ao adquirir a fábrica de tijolos à venda, será sua essa responsabilidade a partir de então.

Em seguida, escolha dois ou três negócios à venda que melhor se enquadrem com o que procura. Elabore a lista segundo as informações que constarem no anúncio e que o vendedor lhe fornecer durante o contato.

E agora faça uma visita ao local na companhia de um especialista para realizar uma análise e levantamento de informações sobre o ambiente e outros elementos como: desempenho dos funcionários, estado dos equipamentos, etc.

Um corretor de negócios é um profissional que pode te ajudar bastante nessa etapa. Inclusive, ele pode te fornecer informações de suma importância para saber se o valor anunciado pela empresa é o valor ideal de mercado.

Acesse agora o nosso site e comece o processo para encontrar e investir no negócio que seja ideal.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook