Especialista explica como negociar empresas com sucesso

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo jornal O Globo, 77% dos brasileiros buscam empreender. Seja para realizar um sonho, ter mais controle sobre sua jornada de trabalho ou para ganhar dinheiro, ter o próprio negócio é um objetivo de grande parte dos brasileiros.

A partir deste objetivo, comprar uma empresa é uma opção que apresenta vantagens, com um risco que é, teoricamente, menor e menos trabalhoso do que começar uma empresa do zero. Contudo, também é preciso bastante trabalho e planejamento para a iniciativa dar certo.

Como comprar uma empresa com sucesso?

No momento da compra, os gestores da Quero um Negócio dividem o processo em três partes: procura, diligência e proposta.

A procura, segundo os diretores da empresa, é um processo que começa com o empreendedor. É preciso entender qual é o capital para investir, não somente na compra, mas para fazer a empresa crescer e se manter.

A partir daí, é possível entrar na fase de procura, em si. O ideal é casar uma certa afinidade pelo negócio da empresa com uma boa oportunidade. A princípio, o vendedor trará algumas informações básicas sobre o negócio, e o comprador aproveita este momento para fazer perguntas.

Em seguida, é preciso fazer o processo de diligência. Ou seja, conferir as informações contábeis, fiscais e jurídicas. O negócio pode parecer perfeito, mas pode ser que exista algum problema que faça com que o valor cobrado esteja além do justo.

A proposta é o processo final e cada um dos anteriores o afeta. Por exemplo, se ao fazer a diligência o comprador perceber um problema que precisa resolver, isso não necessariamente mata o negócio. Contudo, pode ser uma forma de abaixar um pouco o preço.

Para quem quer vender?

Para os especialistas da Quero um Negócio, para quem quer vender, as preocupações são semelhantes. De acordo com eles, por experiência própria, o motivo da venda é uma das principais perguntas.

O medo do comprador é investir em uma empresa que está afundando. Portanto, o vendedor precisa tranquilizá-lo o mais cedo possível, ou informá-lo, se este for o caso.

O ideal é sempre abordar a venda com boa-fé. O comprador irá fazer o processo de diligence e ocultar certas informações pode acabar com qualquer chance de fechar o negócio. Portanto, o correto é colaborar com o comprador e deixar as informações bem claras.

Por outro lado, nada impede o vendedor de ressaltar as vantagens da empresa. Pelo contrário. É preciso mostrar para o comprador os benefícios em fechar aquele negócio.

Em muitos casos, os motivos para venda são pessoais, como aposentadoria ou mudanças, o que significa que o empreendimento é muito valioso. Pode ser interessante para o vendedor apresentar informações sobre a lucratividade do negócio, a clientela fixa e outros.

Por fim, os especialistas ressaltam que a paciência é crucial para ambos os lados. Negociar uma empresa envolve bastante dinheiro, sendo um investimento à longo prazo. Por isso, é preciso ter paciência para encontrar o vendedor e o comprador certos. A Quero um Negócio é especialista no assunto e possui diversas oportunidade de investimento!

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook