Escritório de contabilidade à venda – Saiba como avaliar o valor do seu escritório

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Serviços contábeis são essenciais para as empresas, sejam de pequeno, médio ou grande porte. Sendo assim, esse setor está sempre crescendo diante do mercado.

Dentre os principais fatores que contribuem para o fato de que a área se destaque, estão a necessidade de desenvolvimento sustentável, a adaptação com a era de Inteligência Artificial e recuperação tributária em tempo de recessão econômica.

Caso você pense em deixar o seu escritório de contabilidade à venda, existem algumas formas para te ajudar a avaliar o valor do seu negócio.

É preciso pensar em tabela para a valorização do escritório. Confira, aqui, algumas dicas.

Honorários contábeis

Avaliar os honorários do seu escritório de contabilidade é um passo essencial para que você consiga agregar valor na hora da venda.

Primeiro, os honorários devem seguir, no mínimo, os valores estipulados pelo sindicato do estado em que seu escritório está montado. Mas, pensar em flexibilizar os preços de acordo com as atividades realizadas e softwares utilizados é uma forma de valorizar os serviços e, consequentemente, a empresa.

Clientela

Analisar os clientes é outra forma de avaliar o valor do escritório de contabilidade à venda. Afinal, a carteira de cliente é um fator que influencia diretamente no faturamento mensal e anual do negócio.

Quanto mais contratantes estabelecidos, com serviços fixos, maior deve ser o preço do escritório.

Posicionamento diante do mercado

Como é o posicionamento da sua marca diante do mercado? Ela é valorizada frente à concorrência? Saber responder a estas perguntas é essencial para que você consiga definir o valor do escritório antes da venda.

Quanto mais forte e consolidada for a sua marca, mais valor agrega na hora da venda.

Marketing na empresa

Como funciona o Marketing do escritório de contabilidade? Esse setor afeta diretamente o faturamento e fidelização dos clientes e, por isso, deve ser considerado na base de cálculo na hora da venda.

Se o Marketing do seu escritório é bem desenvolvido e dá grande retorno financeiro, o valor cobrado deve ser maior.

Estrutura

A venda de uma empresa como um escritório de contabilidade deve levar em conta, também, a estrutura de trabalho que ele oferece. Assim, ao analisar o valor do seu empreendimento, você deve considerar fatores como:

  • Imóvel;
  • Localização;
  • Equipamentos e softwares utilizados.

Afinal, o comprador terá esse custo a menos ao fazer o investimento e terá uma redução de custos e manutenção mensais e anuais.

Equipe

Quanto mais qualificada for a equipe do seu escritório de contabilidade à venda, mais valor agrega na hora da avaliação.

Dessa forma, você deve analisar quais as capacitações e habilidades dos colaboradores, pois assim, o comprador terá um “custo a menos” depois do investimento feito.

Faturamento

Por fim, deve-se pensar no faturamento antes de avaliar o preço do seu escritório de contabilidade à venda.

Assim, a avaliação deve conter o cálculo do investimento inicial que o comprador vai ter que fazer e em quanto tempo vai conseguir ter retorno desse valor, o ROI, ou retorno do investimento, levando em conta a necessidade de um período de adaptação.

Em média, as empresas calculam considerando de seis a doze vezes o faturamento do escritório.

Quer saber mais sobre o assunto? Visite o nosso site e confira mais dicas sobre um escritório de contabilidade à venda. Se você quer vender, temos o espaço certo para você!

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook