Do estoque a marca: qual o valor de sua empresa?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Você sabe como uma empresa é precificada? Seja para comprar empresas ou saber por quanto vender a sua, é difícil encontrar esse valor. Na verdade, a maioria das pessoas pede ajuda a um avaliador para fazer isso.

Mas o que pode ser levado em conta para precificar uma empresa?

O que conta no valor de uma empresa?

O valor de empresas a venda pode ser decidido com base em diversos fatores, já que não existe um método único de fazer esse cálculo. Cada empresa deve saber quais são as variáveis que mais pesam em seu funcionamento e, portanto, o que mais importa em seu preço.

Um comércio a venda que será repassado com todo o estoque de materiais, por exemplo, vale mais do que aquele que virá com o estoque vazio. Se uma empresa tem maquinário pronto, ela vai custar mais do que aquela em que o maquinário não está incluso.

Quem quer comprar empresas deve prestar atenção também na marca, porque uma boa marca, que está consolidada no mercado e é reconhecida pelo público, traz muito mais rendimentos – e, portanto, aumenta o preço de empresas a venda.

Como calcular o valor de uma empresa?

É importante ter em mente, quando se quer comprar empresas, que não é possível saber exatamente quanto uma empresa vale se ela não tiver capital aberto – ou seja, se ela não tiver um valor de mercado conhecido baseado nos valores de suas ações. Para a maioria do comércio a venda, é difícil estimar esse número.

Você pode começar considerando o patrimônio físico da empresa: o prédio em que está instalada, as máquinas que ela possui, o acesso ao prédio, o estoque, etc. Depois, considere o patrimônio imaterial: os colaboradores continuarão? Existe algum produto ou serviço que será repassado? Qual é a importância dessa marca no mercado? E quais são as perspectivas dessa área?

Para descobrir se um comércio a venda é caro ou barato, você precisa levar todos esses fatores em conta. Outra maneira de tirar essa conclusão é compará-lo com outras empresas a venda. Venha conferir as opções no site da Quero um Negócio!

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook