Distribuidora de alimentos à venda – Descubra como ter sucesso no ramo alimentício

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Um levantamento do Sebrae aponta que o setor de alimentação e bebidas é um dos mais promissores, isto é, com mais potencial de abertura e de expansão de mercado.

De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), o ramo alimentício, em 2018, teve um crescimento de 2% e registrou um faturamento de R$ 656 bilhões.

No entanto, como em qualquer negócio, é necessário ter uma boa gestão estratégica para se manter no setor. Aqui vão algumas dicas para ter sucesso com sua distribuidora de alimentos à venda

Tenha planejamento

Antes de abrir sua distribuidora, é preciso investigar se na sua região há demanda para o produto que deseja comercializar. Isso porque, claro, é um risco querer vender algo que as pessoas não irão comprar.

Por isso, verifique o que as pessoas que moram na sua região desejam consumir e, a partir disso, monte sua estratégia de atuação.

Tenha em mente quais produtos precisa para revender

Ao abrir sua distribuidora de alimentos à venda, é provável que você compre produtos diretamente dos fabricantes para revender em seu negócio.

Por isso, após saber em qual ramo do setor alimentício deseja atuar, faça a lista dos produtos que valem a pena ser adquiridos. Não hesite em comprar de fornecedores de fora da sua cidade, caso o produto que você queira seja difícil de ser encontrado em seu município.

Tenha fornecedores de confiança

Para obter sucesso em sua distribuidora de alimentos à venda, é preciso que você feche negócios com os principais fabricantes no ramo do produto que você deseja comercializar.

Pesquise com cautela o histórico da marca no mercado, a qualidade de seus produtos, os preços oferecidos, entre outros itens, para evitar dores de cabeça e ganhar a confiança de seus parceiros comerciais.

Construa uma rede de clientes

Como é provável que você não venda diretamente para o consumidor final, é importante que você procure firmar parceria com empresas que queiram revender os produtos de sua distribuidora de alimentos à venda.

São várias opções como supermercados, mercadinhos de bairro, atacadistas que não têm condições de comprar seus produtos das grandes distribuidoras, e assim por diante. Busque clientes em toda a região da sua distribuidora, para que você tenha mais possibilidades de lucro.

Pense na infraestrutura

Alguns itens são fundamentais na hora de montar sua distribuidora de alimentos à venda. Um deles é o local que você vai abrir o negócio. Como já dito, a fábrica deve ser aberta em um lugar que apresente a demanda do produto a ser vendido.

Ademais, precisa ser um local amplo para permitir a entrada de veículos, estocar os alimentos com segurança e ter um setor administrativo, preferencialmente próximo à entrada do galpão.

Para isso, você deverá ter prateleiras grandes para colocar seus produtos, carrinhos para transportar seus alimentos de estoque por toda a distribuidora, materiais relativos a escritório, entre outros.

Conte com a ajuda de quem entende do negócio

A Quero Um Negócio possui várias dicas para quem quer abrir um empreendimento, além de anúncios de compra e venda de marcas dos mais variados ramos. Conheça mais sobre a empresa.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook