Depósito de gás à venda é um bom negócio para empreender?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Será que empreender por meio de um depósito de gás à venda é uma boa e lucrativa ideia?

O gás de cozinha (gás liquefeito de petróleo – GLP) é um produto classificado como bem de consumo de primeira necessidade. Logo, ele se encontra presente na maioria das casas (abrangendo 100% do território nacional), sendo, por tanto, essencial e indispensável.

Um exemplo de sua necessidade é que mesmo que o preço do gás suba em determinados momentos, o brasileiro, ainda assim, não pode ficar sem adquiri-lo.

E o Brasil é um dos maiores produtores de gás que há, tendo um volume diário de 130 milhões de metros cúbicos (mm m3/d).

Hoje o gás de cozinha está presente em cerca de 95% dos lares brasileiros, assim, sendo até mesmo mais presente que a própria energia elétrica e até mesmo do que a água encanada. E a facilidade de poder transportar esse gás em botijões é um dos fatores que o torna ainda mais abrangente geograficamente, atendendo a ampla demanda.

Mas além de um depósito de gás à venda ser essencial para atender a demanda, também gera muitos empregos.

Um depósito de gás à venda é lucrativo?

Uma das primeiras questões levantadas por quem pretende empreender é se o negócio é lucrativo e promissor. E isso porque essas pessoas sabem que tempo e recursos estarão em jogo.

A boa notícia aqui é que, sim, um depósito de gás à venda é um negócio lucrativo, como abordamos. Como dissemos aqui, as pessoas precisam do gás de cozinha (GLP), é um bem essencial.

Mas a outra boa notícia é que esse negócio é lucrativo mesmo em meio a momentos de crise. Se existe uma situação assim, as pessoas passam a cortar os gastos desnecessários, o que não entra o gás, já que é um bem de consumo de primeira necessidade.

Em suma, existem mercados que são pouco afetados pelas crises, e o mercado do gás de cozinha é um deles. Sendo também altamente lucrativo.

A seguir elencamos outros pontos que mostram como montar um depósito de gás à venda é vantajoso.

A comercialização é crescente

Se há um negócio promissor é o de venda de gás. Anualmente são comercializadas cerca de 6 milhões de toneladas desse produto, havendo um faturamento de R$ 18 bilhões. Com isso, o Brasil fica em quinto lugar no ranking mundial desse gás.

Mas além do faturamento, esse mercado ainda ajuda a gerar empregos. Sendo que há uma estimativa de 350 mil novos empregos gerados por meio dele. – Dados da Revista PEGN.

Também, cada dia novas famílias são formadas: pessoas saem de casa e se casam ou vão morar juntas e, assim, precisam de itens de cozinha como fogão e, obviamente, um botijão de gás. Assim, esse mercado só tende a crescer.

Facilidade no controle de estoque e gestão de vendas

Uma outra vantagem de um depósito de gás à venda, e o que ajuda a gerar mais vendas, é a pouca variação dos produtos.

Atualmente, existem apenas três tipos de botijões mais usados: o P-13 (de 13 quilos), o P-20 (de 20 quilos) e o P-45 (de 45 quilos). Desses, o P-13 é o mais comumente utilizado.

Cada um desses tipos possui um perfil de cliente: o P-13 é usado em residências, em fogões domésticos, o P-20 é indicado para uso em empilhadeiras industriais (e deve ser usado horizontal, sendo o único assim) e, por fim, o P-45 é usado em locais de maior consumo como hospitais, por exemplo.

Com isso, você tem um melhor controle do estoque e para realizar a gestão de produtos.

Baixa sazonalidade e giro elevado

Como já mencionado, o gás de cozinha é um produto essencial, tendo um consumo, em média, mensal. Desse modo, haverá baixa sazonalidade e vendas diárias.

Uma outra notícia boa aqui também é que cada vez mais pessoas tem optado por fazerem refeições em casa.

Mas o que isso tem a ver? Tudo!

Com mais pessoas fazendo refeições em casa, então o consumo do gás de cozinha cresce.

Sem contar também que pequenos negócios como pizzarias, lanchonetes, etc., estão entre os consumidores desse produto e com cada vez mais pessoas também optando pela praticidade de solicitar lanches por aplicativos, esses estabelecimentos tem um aumento no consumo de gás.

E em tudo isso, o seu negócio acaba ganhando também com os clientes consumindo mais seu produto.

Há muitas empresas para se ter parceria

Outra boa notícia é que existem muitas empresas desse setor, podendo você escolher a que te trará mais vantagens. Há no Brasil muitas bandeiras de empresas de gás para se trabalhar.

Geralmente, um depósito de gás à venda costuma trabalhar com apenas uma marca de gás. Nesse caso, é importante ver qual a marca que tem maior comercialização no local.

No caso de você já adquirir uma empresa em funcionamento, como um depósito de gás à venda, o antigo dono pode já ter parceria com alguma marca.

Mas isso não te impede de fazer uma pesquisa. Assim você se certifica se aquela bandeira de empresa de gás é a mais comercializada ali ou não. Sem contar também a necessidade de pesquisar sobre a credibilidade da marca.

Para quem pretende ter um depósito de gás

Devido ao gás de cozinha ser um produto inflamável, existem algumas exigências legais a serem seguidas. E tais exigências são regulamentadas pela Agência Nacional de Petróleo (ANP).

A primeira delas é que a empresa funcione num local distante do centro da cidade e de residências. Outra coisa importante é que a empresa esteja seguindo as devidas normas da ABNT. Além de se verificar, também, se os botijões foram requalificados e quanto a sua integridade.

Também, escolha para trabalhar uma marca que seja de qualidade comprovada.

Outro ponto importante é que a empresa de gás com a qual você trabalhe (a bandeira) ofereça treinamento para você e a sua equipe e também que haja assistência por parte dela.

Mas além disso, escolha uma empresa onde seus produtos ofereçam uma boa margem de lucros e retorno sobre o investimento. Desse modo seu negócio terá um preço competitivo.

Conclusão

O gás de cozinha é extremamente essencial. E no caso de aperto financeiro, ele será um dos últimos itens que uma família eliminará dos custos domésticos.

É por isso que empresas que atuam nesse setor tem lucros crescentes ano após ano. E todos os envolvidos saem ganhando: a marca que comercializa o gás, os depósitos de gás, revendedores, etc.

Se você está pensando em empreender nesse setor, é uma excelente oportunidade. Porém o começo é sempre difícil, devendo haver um planejando quanto a valores necessários, escolha do local de funcionamento, alvarás, licenças, autorizações, pesquisa de concorrentes, entre outros.

Contudo, essa etapa pode ser pulada para quem adquire um depósito de gás à venda.

São muitos empresários que querem, por exemplo, mudar de ramo de atuação e agora estão repassando seus negócios como um depósito de gás à venda. Uma empresa em funcionamento, já com uma carteira de clientes, local estabelecido, podendo haver fluxo de caixa e também estoque, alvará, licenças, etc.

E aqui na plataforma da Quero Um Negócio você pode encontrar oportunidades desse tipo. Acesse nosso site e conheça melhor como ele funciona para quem quer comprar ou vender um negócio.


Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook