Na primeira quinzena do ano, foram mais de 1,3 milhão de empresas que fecharam temporária ou definitivamente no Brasil. Segundo o um estudo do IBGE que estima o impacto do Coronavírus nas empresas, 40% delas foram diretamente afetadas pela pandemia.
Dados como este mostram que os impactos da pandemia nos negócios são grandes. Porém, enquanto muitos se veem obrigados a fechar as portas, outros aproveitam para vender empresas.
Especialistas da Quero um Negócio ajudam a reconhecer as boas oportunidades de comprar empresas no período de crise.
Por que comprar uma empresa pode ser uma boa oportunidade?
Crises podem ser uma boa oportunidade para começar a investir, do acordo com os especialistas. Profissionais que perderam o emprego, mas conseguiram acumular renda, podem comprar um negócio, de modo a conseguir se manter.
A vantagem de comprar uma empresa é que já existe uma marca que pode ser bem vista pelo público, além de já ter a infraestrutura para começar a atuar imediatamente. Contudo, a crise do Coronavírus é bem diferente de qualquer outra, o que significa que é preciso pensar com cautela antes de investir.
Como reconhecer uma boa oportunidade?
Portanto, os especialistas trazem algumas dicas de como reconhecer boas oportunidades durante a crise. Uma boa dica, é observar empresas que tenham um impacto imediato e cumprem uma necessidade do público. Por exemplo, algo ligado a tecnologia, comunicação ou outras. Com o crescimento do delivery, essa é outra avenida para as oportunidades.
Restaurantes podem ser uma boa escolha de compra, se forem comprados com foco maior no delivery. Isso também se aplica a mercados. Esse ainda é um comportamento do público que deve se manter por um longo tempo.
Também é importante avaliar a possibilidade de retorno no longo prazo. Mesmo se a empresa não traga tantos retornos agora, o investimento em um negócio por um preço mais baixo pode ser ótimo no futuro, quando a economia se recuperar. É claro que é preciso calcular bem esse investimento.
É preciso colher o máximo possível de informação
Ter o máximo possível de informação antes de qualquer compra é essencial. Observar a margem, o faturamento e as despesas antes da crise, ajudam a entender como o negócio se comportava.
Contudo, é preciso ser realista e adequar as projeções dentro do prisma da crise do Coronavírus. Ninguém ainda sabe como o mercado vai se comportar, sendo que as letras V, U e W são as principais opções. A V, é a mais otimista, com uma queda vertiginosa e uma recuperação igualmente rápida. Mas, não existem garantias de que será assim.
De qualquer forma, é improvável que os negócios retomem de onde pararam, mas ainda assim, podem apresentar uma boa oportunidade de investimento.
O mais importante é se planejar de acordo com o comportamento do público. A verdade é que as demandas não param, apenas mudam. Um grande exemplo disso é o delivery, que aumentou 59% apenas no mês de abril.
Outro ponto que pode gerar oportunidade, é para empresas que ainda não passaram pela transformação digital. Com a crise, é preciso investir em novas formas de se comunicar, de interagir com o cliente e muito mais. Empresas que ainda não passaram por isso, têm uma oportunidade de se reinventar.
Startups que tem a transformação digital no seu DNA tem grandes vantagens. E o mesmo pode acontecer nesse recomeço.
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