Cresce o número de franquias no Brasil e abre espaço para investimentos

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Associação Brasileira de Franchising (ABF) informa que o faturamento do setor nacional de franquias cresceu 6,8% em 2019

No primeiro semestre do ano passado (2019) comparado com o mesmo período de 2018, o faturamento total do mercado de franquias no Brasil saltou de R$ 174,843 bilhões para R$ 186,755 bilhões. Isso significa que o número de franquias no país está crescendo e abrindo mais espaço para novos investimentos, o que aquece a economia nacional e gera mais oportunidades de emprego.

A mesma pesquisa aponta que em 2019 também houve aumento de 4,6% no número de empregos diretos gerados pelas franquias, resultando em 1.358.139 pessoas empregadas.

Nesse ano de 2020, no último trimestre, os dados continuam positivos no setor de franchising, mesmo em meio a pandemia do novo Coronavírus. Levantamento da ABF mostrou que mesmo com o efeito da doença e uma queda de –6,9% com relação ao 1º trimestre de 2019 comparado com o 1º trimestre de 2020, ainda assim “os resultados mostram recuperação quando comparado com o 2º trimestre do ano”, segundo a pesquisa.

A pandemia que começou no início de 2020 fez muitas pessoas trabalharem de casa, outras perderam o emprego em empresas, mas usaram as economias para adquirir microfranquias. A facilidade de investir em um micronegócio se resume a um valor baixo, muitas vezes inferior a R$ 5 mil, o que garante a renda mensal e possibilidade de ser dono do próprio negócio. Entre os segmentos de franquias mais procurados para investimento no 3º trimestre de 2020, destaca-se o ramo de alimentação; casa e construção; comunicação, informática e eletrônicos.

No balanço final de 2019, a ABF apontou que os mesmos segmentos permaneceram no top 3 do ranking de crescimento de franchising, ou seja, os setores continuam apresentando cenário otimista de crescimento para o próximo ano.

Perspectiva de investimentos para 2021

Dados apresentados pela ABF no ano de 2019, apontam que existem mais de 2.700 redes de franquias e mais de 160 mil unidades franqueadas. Porém, com o cenário cada vez mais positivo no ramo de franquias, a tendência é que esse número aumente gradativamente.

O ano de 2020 mostrou que muitos nichos de franchising cresceram por conta da pandemia, como o e-commerce, serviços de delivery e vendas online. O destaque para esses nichos aconteceu em razão de as pessoas não saírem mais de suas casas para realizar compras que não fossem essenciais ou seguir com o hábito de realizar refeições fora de casa. Com isso, o estilo de vida das pessoas mudou e elas passaram a pedir comida em casa, contribuindo diretamente com o crescimento do setor de alimentação.

Para o ano seguinte, 2021, a perspectiva garante o investimento em franquias com segmentos que sempre tiveram alta nos índices das pesquisas realizadas pela ABF, são eles:

-> Franquias no segmento de alimentação;

-> Saúde e cuidados pessoais;

-> Serviços domésticos;

-> Atendimento online.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook