Cresce a procura por faculdades EAD

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Os cursos de Ensino a Distância (EAD) vêm crescendo nos últimos anos no Brasil. No ano de 2020, um grande responsável pelo aumento na procura foi a pandemia de Coronavírus, obviamente. Mas, estes resultados já estavam em crescimento nos anos anteriores.

Segundo uma pesquisa da Catho Educação, entre 21 de março e 6 de abril de 2020, o interesse das pessoas por cursos remotos cresceu 45%. Para comparar com números de anteriores a este ano, vamos ao levantamento da Associação Brasileira de Ensino a Distância (ABED). Segundo a pesquisa, houve um aumento de 17% no número de matrículas de 2017 para 2018.

Em um contexto onde as pessoas tiveram que ficar isoladas em suas casas, evitando a transmissão do Coronavírus, e as escolas e universidades tiveram que ficar fechadas, os cursos EAD foram a solução para aqueles que queriam expandir seus conhecimentos enquanto aguardavam tudo passar.

Houve uma percepção por parte da população de que era preciso continuar se aprimorando e buscando especialização nos tempos de crise que a pandemia está trazendo. Com mais tempo livre em casa, as pessoas acabaram aproveitando o momento para se qualificar e estudar em busca de uma melhor colocação profissional, estejam elas empregadas ou não neste momento.

Tendência de Ensino

Para reforçar os dados de que as faculdades EAD estavam ganhando força há muito tempo, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou um estudo que foi divulgado no Censo da Educação Superior 2018. Segundo o levantamento, há hoje mais ofertas de vagas EAD nas faculdades do que nos cursos presenciais.

Segundo o Inep, naquele período havia 6,3 milhões em cursos presenciais e 7,1 milhões de vagas EAD. Além disso, 40% daqueles que ingressaram em cursos superiores em 2018 optaram pelo ensino a distância. O instituto mostrou ainda que de 2017 para 2018, o crescimento de matrículas nos cursos EAD foi de 50,7%. Todos estes números apontam uma tendência.

Benefícios para os alunos

Os dados que apontam o crescimento da procura por faculdades EAD levam em consideração ainda os benefícios que este tipo de curso traz para os alunos. E são vários. Um curso EAD pode ser muito mais cômodo para os alunos, ajudando-os a conquistar seus objetivos mais facilmente.

Vejamos alguns desses benefícios:

· Flexibilidade: Este é um dos principais motivos para a escolha de uma faculdade EAD. O aluno pode assistir às suas aulas na hora que puder, mas seguindo o cronograma semanal, quinzenal ou mensal das disciplinas e módulos do curso. Para aqueles que trabalham o dia inteiro isso é um ótimo benefício. Além disso, não precisar sair de casa é outra grande vantagem, independente da quarentena do Coronavírus.

· Facilidade de Acesso: Para quem tem acesso a um computador e uma rede de internet, basta se dedicar e querer aprender. Lembrando que assim como nas aulas presenciais, o curso EAD dá direito a acesso aos professores para solucionar dúvidas, além de rever aulas anteriores.

· Custo-benefício: Para muita gente, uma faculdade EAD compensa, pois se trata de educação de qualidade com baixo investimento, na comparação com cursos de aulas presenciais.

Tudo isso faz os futuros alunos hoje considerarem trocar as aulas presenciais de um curso convencional por faculdades EAD.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook