Comprar uma franquia: entenda como funciona

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Vamos entender aqui hoje como é o processo para comprar uma franquia, passando informações essenciais para você.

O fato é que há muitas formas de empreender e ter um negócio próprio, podendo começar do zero ou entrar no mercado de forma mais segura através da aquisição de uma franquia, com um negócio já testado, aprovado e consolidado.

No Brasil, o número de pessoas que tem aderido as franquias é bastante expressivo. Nos últimos dez anos houve um crescimento de 127% no número de abertura de franquias, com mais de 150 mil unidades e mais de 2.800 franqueadoras, de acordo com dados apresentados pela Associação Brasileira de Franchising.

Bob’s, Subway e McDonald’s, você sabe o que essas empresas tem em comum? Além de venderem lanches, claro, elas operam através do sistema de franquias.

Muitos conhecem a história do restaurante dos irmãos Richard e Maurice, o gigante McDonald’s. Depois de conquistarem enorme sucesso, eles não tinham pretensão de abrirem mais unidades, até que o vendedor Roy Kroc chegou até eles com uma proposta de copiar o modelo de negócios deles (todas as operações) e abrir outras unidades com a marca. Hoje já são mais de 5 mil unidades do McDonald’s espalhadas por vários países.

O que é franquia? Entendendo o sistema

A aquisição de uma franquia, por vezes também chamado de transferência de know-how, é um processo que relaciona dois lados: de um lado está a pessoa que é a detentora da marca (franqueador) e do outro está a pessoa que deseja operar no mercado usando essa marca (franqueado).

O franqueador é aquele que é dono da marca e vende os direitos de uso do sistema do negócio. E o franqueado é aquele que optou por comprar uma franquia.

A relação entre esses dois acontece mediante um contrato, no qual ficam discriminados os direitos e os deveres de ambos, entre outros assuntos importantes sobre a franquia (taxas, mensalidades, etc).

O franqueado deverá pagar um valor específico para poder operar usando a marca de uma determinada empresa.

Basicamente, é assim que um sistema de franquias funciona. Mas, claro, existem muitos outros processos envolvidos nas etapas de aquisição da franquia e operação do negócio em si. Falaremos melhor sobre isso a seguir.

Quais as etapas para comprar uma franquia?

Geralmente, o processo para comprar uma franquia envolve as seguintes etapas:

– Primeiro, a empresa que você escolheu para se tornar um franqueado te envia um material contendo as informações sobre o negócio;

– Em seguida você deverá fazer um cadastro junto a empresa e ela fará a análise dele;

– A empresa poderá fazer a solicitação de referências e faz, então, uma entrevista com você e analisa o seu perfil;

– Se houverem dúvidas, eles irão te esclarecer melhor sobre a franquia, como a empresa opera, e tirar todas as dúvidas que você tiver;

– É possível também que a empresa realize uma nova entrevista com você, mas agora com a presença de outros profissionais da empresa;

– Se você for aprovado, então eles te entregarão um documento chamado de “Circular de Oferta de Franquia” (onde estarão descritas todas as informações sobre a franquia, valores, etc., você deverá assinar o contrato apenas depois de ter acesso a esse documento) e outro chamado de “Minuta do Contrato”;

– Estando tudo certo, é a hora de assinar o contrato. Esse deverá conter um período de tempo determinado, o qual pode ser renovado. Os contratos de franquia costumam durar em média dez anos.

Alguns pontos importantes na hora de comprar uma franquia

Mencionamos brevemente sobre as taxas cobradas pelas franquias. E vale deixar informado aqui que existem franquias que costumam cobrar outros tipos de taxas e outras que cobram ou não uma porcentagem sobre o faturamento mensal.

Logo, faz-se extremamente importante consultar o COF (Circular de Oferta Franquia), pois nele estará descrito sobre essa taxa de franquia.

Cabe ainda dizer que no Brasil existe uma leia que regulamenta os sistemas de franquias, qual recebe o nome de Lei de Franquias. É importante ter acesso a ela para entender melhor sore seus direitos e deveres como franqueado e também a parte do franqueador.

Outro ponto importante é quanto ao negócio e suas liberdades sobre ele.

Apesar da franquia ser uma grande oportunidade para empreender, é importante esclarecer aqui que você, como franqueado, estará sob a orientação e devendo responder a um superior.

Comprar uma franquia não cede o direito de tocar o negócio da forma que bem preferir, é importante manter o padrão a fim de resguardar a imagem da empresa franqueadora e seu padrão de qualidade. Por isso, o franqueado não possui poder para alterar produtos e serviços, estando sujeito ao pagamento de multa.

Também é importante mencionar sobre uma das cláusulas que estarão no contrato: a referente a restrição.

Mas como assim “restrição”?

Você deve se comprometer de que manterá segredo quanto as operações da marca, seus processos produtivos, receitas, métodos, etc.

Em outras palavras, essa cláusula estabelece que o seu negócio não vazará informações para os concorrentes. Essa é uma cláusula extremamente importante, estando o franqueado sujeito ao pagamento de multa caso descumpra com ela.

Como franqueado, você tem também a responsabilidade de assegurar que seu negócio contará com gestores qualificados.

Por fim, caso você queira voltar atrás e não fazer a renovação do contrato de franquia, é possível.

Se você fizer isso depois que o contrato finalizou, não terá que pagar nenhuma multa, mas se for durante a vigência dele, então terá que pagar uma multa referente ao período restante. Essa multa, geralmente, é estipulada previamente.

Sobre taxas e mensalidade

Você, como fraqueado, deverá fazer o pagamento de uma taxa para adquirir os direitos de uso da marca e também para ter acesso ao processo produtivo da empresa (elementos que estarão discriminados no contrato).

Essa taxa de franquia é referente a chamada “aquisição da marca de franquia”. Geralmente, no valor podem estar inclusos os gastos com equipamentos, treinamento de funcionários, estruturação (construção), com estoque, etc. E é um valor pago apenas uma vez.

O franqueado terá que pagar também uma mensalidade para a franqueadora, um valor que costuma variar de acordo com o tipo de empresa, o destaque dela no mercado, entre outros. Nessa mensalidade estão inclusos valores referentes a royalties, pode também estar inclusa a taxa referente a matéria-prima, ações de marketing, etc.

Mas, ainda, existem algumas franquias que costumam cobrar um valor, uma porcentagem, sobre os lucros que o fraqueado tem no mês. Essa mensalidade varia segundo os níveis de faturamento da unidade franqueada.

Local de funcionamento do negócio

Em boa parte das franquias, o empreendedor pode escolher o ponto onde funcionará o negócio. Essa liberdade é concedida, geralmente, nas franquias menores.

Contudo, nas franquias mais conceituadas há um especialista da própria empresa que fará a análise da viabilidade do local, checando se o mesmo tem potencial para trazer retornos positivos. E essa análise é feita de forma minuciosa.

Procurando uma franquia?

Você sabia que a Quero Um Negócio conta com anúncios de franquias em todo o Brasil? Essa é a oportunidade de empreender com uma marca de destaque, testada e aprovada pelos clientes, e no segmento que você desejar.

Somos a maior plataforma de compra e venda de empresas de todo o Brasil e oferecemos simplicidade e transparência.

Conheça nossa plataforma e empresas anunciadas acessando esse link.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook