Comprar uma empresa em funcionamento ou montar uma do zero? Confira 5 dicas importantes

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Vale a pena comprar uma empresa em funcionamento ou montar uma do zero?

Quando você decide que quer empreender, ter seu próprio negócio, há a opção que muitos seguem que é começar do zero, tendo que elaborar um plano de negócios, pensar na infraestrutura, etc. Por outro lado, há também como adquirir um negócio já em funcionamento.

Adquirindo uma empresa em funcionamento, você se livra de toda aquela parte burocrática que há ao abrir um negócio, algo que pode atrasar a concretização do seu sonho.

Além do mais, com um negócio pronto, você terá uma empresa já em operação no mercado e com clientes fixos, e o que você terá que fazer agora é focar em desenvolver ainda mais esse negócio.

Contudo, existem alguns cuidados que você deve tomar. E é por isso que esse artigo nasceu.

Hoje aqui iremos elencar 5 pontos essenciais na hora de decidir entre comprar uma empresa pronta ou começar do zero.

1 – O capital necessário para investir na empresa

Mesmo que comprar uma empresa em funcionamento possa ser uma opção mais viável em muitos casos do que abrir um negócio, é importante saber se você tem o capital necessário para investir no negócio. Caso contrário, o que deveria ser um sonho pode se tornar num pesadelo.

Quando falamos em capital necessário, estamos nos referindo ao valor tanto para manter o negócio funcionando, uma vez que você precisará pagar contas fixas como luz, telefone, água, etc., quanto para as contas relacionadas a aquisição de matéria-prima, entre outros.

Algumas empresas à venda podem já estar com algum material disponível, o que já é uma vantagem. Atente-se a isso também (mas não tenha apenas isso como elemento para sua decisão de compra).

E esse capital é ainda mais necessário quando você vai abrir um negócio do zero. Pois terá que pagar uma série de taxas e tarifas para finalmente conseguir abrir a sua empresa.

2 – O investimento compensa?

Em algumas vezes, comprar uma empresa em funcionamento pode ser mais caro do que montar uma do zero.

Mas isso é entendido, pois a empresa já possui funcionários treinados, uma localização boa, ela já é conhecida, possui uma carteira de clientes, etc.

Contudo, se o negócio que você pretende adquirir não for assim, então pode não compensar o investimento.

3 – Vai adquirir um negócio funcionando? Veja se é do jeito que você deseja

Apesar da clientela fixa e de ter um lucro mais rápido, analise se isso é o que você deseja.

Mas como assim se é o que desejo? Talvez você possa estar se perguntando agora.

Muitos empreendedores podem apenas pensar nos lucros agora e em como o negócio pode ser promissor.

No entanto, agora pare e pense: o negócio que você pretende adquirir é de acordo com aquele negócio que você tinha em mente? A infraestrutura, a localização, o tipo de produto ou serviço promovido, etc, tudo (ou boa parte) coincide com o que você havia visualizado?

É muito importante analisar isso antes de dar o primeiro passo.

4 – Pesquise sobre a empresa e suas soluções

Há muitas vantagens em comprar uma empresa em funcionamento. Algumas das principais delas são:

– Menor tempo para o empreendimento estar funcionando (na maioria das vezes a negociação acontece com o negócio em funcionamento);

– Lucros mais rápidos;

– Já existe um conhecimento do produto ou serviço por parte do público;

– Clientela fixa;

– Conhecimento dos processos produtivos (você adquirirá uma empresa com funcionários que já sabem como são os processos ali);

– Entre outras.

Mas um ponto essencial aqui é a parte de conhecimento do produto ou serviço por parte do público.

Pode ser que a empresa tenha uma má reputação ou os produtos e serviços tenham muitas reclamações dos clientes, então você ingressará num negócio com uma imagem manchada. E será uma dor de cabeça ter que consertar isso depois. Havendo muito gasto de tempo e também de recursos que podem gerar prejuízos.

Então a dica que deixamos aqui (muito importante) é que você pesquise bem sobre a empresa que pretende adquirir e veja o que as pessoas têm falado sobre as soluções que ela oferece.

5 – Laudo de avaliação de empresas

Para o caso que falamos no tópico anterior (e no tópico 2), o que pode ajudar é fazer um laudo de avaliação de empresas.

Esse laudo ajuda a conhecer a situação atual da empresa, identificando possíveis dívidas, problemas estruturais, processos em andamento e outras coisas que podem ser uma surpresa nada agradável. E assim você pode comprar uma empresa em funcionamento sem dores de cabeça.

Compre ou venda uma empresa com segurança

Já conhece a Quero Um Negócio? Nós somos a maior plataforma de compra e venda de empresas de todo o Brasil.

Nossa plataforma conta com milhares de anúncios em várias cidades do Brasil. Fazemos a intermediação entre compradores e vendedores e ajudamos ambos a concretizarem seus objetivos de maneira simples e transparente.

Se você quer empreender e busca um negócio pronto, contamos com anúncios de empresas de vários segmentos, se você quer anunciar sua empresa, aqui é muito fácil encontrar compradores.

Acesse aqui e saiba mais.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook