Comprar empresas é um bom negócio?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Empreender é algo que está no sangue de milhões de brasileiros. Muitos procuram uma boa oportunidade a todo o momento, desde abrir um negócio do zero ou adquirir uma franquia.

Além dessas opções, existe a alternativa de comprar empresas já prontas e a maioria das pessoas tem dúvidas de é algo que vale ou não a pena.

O que podemos dizer é que o grande atrativo desse tipo de negócio é o fato de chegar mais rápido ao objetivo final. Afinal de contas, ao comprar uma empresa já pronta, o empreendedor pula uma infinidade de etapas.

Pensando nisso, neste artigo, vamos mostrar se vale ou não a pena apostar nessa modalidade de empreendimento. Afinal, comprar empresas é um bom negócio?.

Pulando etapas

Todo mundo sabe que o Brasil é dos países mais burocráticos para quem quer empreender. Além dos problemas com inúmeros documentos, o futuro empresário precisa encontrar um bom ponto para seu estabelecimento e encontrar colaboradores qualificados e que se enquadrem no que a empresa deseja.

Justamente por conta desses aspectos, ao efetuar a compra de uma empresa já consolidada, o empresário encontra uma série de vantagens e inicia o negócio com o pé direito.

No decorrer desse artigo, vamos apontar o motivo de muitas pessoas estarem de olho nesse mercado e quais os cuidados devem ser tomados para que seja um negócio bem feito e sem arrependimentos.

Benefícios e vantagens de comprar um negócio pronto

Como já citamos, a primeira vantagem é a questão burocrática. Para iniciar um negócio no Brasil, o empreendedor precisa providenciar diversos documentos: alvará de funcionamento, AVCB, CNPJ, entre outros.

Ao adquirir uma empresa pronta, o empresário se vê livre de vários desses processos, mas claro que isso se o empreendimento estiver em dia com as suas obrigações.

Essa vantagem é muito importante, pois a média de tempo para ter todos os documentos é de 75 a 80 dias. Com isso, o empresário ganha muito tempo e consegue abrir sua empresa de forma mais rápida.

Um segundo benefício é o fato de já ter um ponto comercial estabelecido e conhecido. Dessa forma, as chances de já ter uma base de clientes é muito grande. Além disso, já existem os fornecedores, que tem um bom conhecimento sobre o seu negócio e o que você precisa para abastecê-lo.

Mas, as vantagens não param por aí: para fazer com que um negócio funcione de forma correta, é necessário ter uma contabilidade e com uma empresa já pronta, isso fica mais fácil. Provavelmente, o antigo proprietário já tinha um escritório contábil de confiança e isso vai ajudar você economizar tempo na procura.

Por último, mas não menos importante, está a equipe de trabalho já pronta. Esse é um dos grandes desafios de um empreendedor: encontrar colaboradores capacitados e treiná-los aos moldes da empresa.

Desvantagens

Tudo na vida tem o lado bom e o ruim e no caso das empresas prontas, não poderia ser diferente. Existem algumas desvantagens e é preciso estar de olho nelas antes de definir o que será feito.

Ao mesmo tempo em que é positivo ter uma equipe de trabalho pronta, pode ser uma desvantagem também. Muitas vezes, os colaboradores acabam carregando vícios e hábitos antigos e que podem ser prejudiciais. O ideal é que o empresário encontre uma forma de melhorar esse problema, mas já adiantamos que pode não ser uma tarefa tão fácil assim.

Outro aspecto negativo é com relação à imagem da empresa escolhida. É preciso estar atendo para não adquirir um negócio que esteja com a credibilidade e reputação em baixa. Analise bem o negócio antes de finalizar a compra.

Cuidados ao adquirir uma empresa já pronta

No fim das contas, podemos perceber que existem muito mais vantagens do que desvantagens. Além disso, com os cuidados corretos, é possível driblar esses problemas e assim conseguir fazer um ótimo negócio.

Pesquise e analise

Como já citado, é preciso estar de olho na credibilidade da empresa perante seus clientes. Por isso, é essencial fazer uma pesquisa a respeito do negócio.

Ande pelo bairro do estabelecimento e faça uma breve pesquisa com os moradores, além disso, procure informações nas mídias sociais e sites de reclamações.

Evite levar em consideração apenas as informações passadas por uma única fonte. Reúna o máximo possível de dados antes de fechar negócio.

Verifique as finanças

Peça um relatório dos últimos cinco anos do negócio. Verifique as contas e qual a receita do empreendimento.

Contate a contabilidade e analise o fluxo de caixa dos anos anteriores e também quais despesas podem ser diminuídas.

Processos trabalhistas e questões jurídicas

Esse é um problema que pode trazer muitas dores de cabeça e por isso é importante que o empresário verifique se a empresa possui algum processo trabalhista em andamento.

Isso é importante para evitar que o resultado faça você arcar com as dívidas do proprietário anterior.

É essencial que você verifique se todos os colaboradores estão registrados de acordo com as normas da CLT e também se todas as demissões foram feitas de forma correta. Atente-se, também, ao que diz respeito às férias.

Valor do empreendimento

Certamente é importante que você avalie se o valor do negócio é justo para ambas as partes. Se possível, contrate uma empresa que possa fazer uma avaliação de preço de mercado. O ideal é que o valor final traga benefícios para o novo comprador, mas que também seja bom para o antigo proprietário.

Impostos

Verifique se todos os impostos estão todos em dia, afinal, um atraso pode acarretar em multas e sanções que podem atrapalhar o negócio.

Avalie se a empresa possui contratos de longo prazo com fornecedores e clientes, pois mesmo que mude de dono, é preciso respeitá-los.

Em resumo, é mais do que possível fazer um bom negócio ao comprar um empreendimento que já esteja pronto. Todas as vantagens são imensamente atrativas, principalmente para quem tem pressa em começar a empreender.

Mesmo assim, é imprescindível que seja feita uma pesquisa antes de fechar negócio. Siga todos os cuidados já listados e encontre um empreendimento que te faça alcançar o sucesso.

Gostou deste artigo? Acesse o nosso site e veja mais conteúdos. Entre em contato conosco.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook