Compra e venda de faculdades no Brasil: saiba como investir

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Como é o processo de compra e venda de faculdades no Brasil? O que é necessário para investir na aquisição de uma instituição de ensino superior?

A compra e venda de negócios no Brasil ainda é assunto que tem se disseminado vagarosamente, enquanto em outros países, como os Estados Unidos, ela já é uma realidade bem presente. Porém muitos aqui já tem agarrado essa oportunidade de ter a própria empresa com muitas vantagens.

No caso de uma faculdade à venda, essa é uma oportunidade que muitos não conhecem. É possível investir no mercado da educação sem iniciar um negócio do zero.

E as vantagens dessa escolha são muitas, desde os lucros, corte de custos com abertura de empresa, até a possibilidade de já entrar num negócio pronto, estruturado, com clientes e gestão de branding definida, por exemplo. Entre muitas outras vantagens.

Mas como investir nesse tipo de negócio? É isso o que abordaremos nas próximas linhas.

Compra e venda de faculdades: por onde começar?

Qual o primeiro passo para investir nesse mercado? Antes de tudo, é importante que você goste de atuar com isso e até mesmo que tenha algum tipo de experiência.

Para que um negócio dê certo, é necessário que o proprietário tenha afinidade com ele. Você não precisa ser um expert em administração ou gestão de faculdades, mas essa experiência te ajudará a tomar decisões melhores.

Depois disso, o segundo passo seria se planejar para essa nova etapa em sua vida. A aquisição de um negócio desse tipo requer um bom planejamento financeiro.

Nunca já vá fechando negócio sem antes passar por essa e as outras etapas que mostraremos aqui.

Um erro comum de muitos que investem na aquisição de uma empresa é achar que tem que se preocupar apenas com o valor para aquisição do negócio. Mas existem outros valores fixos e variáveis. E com um bom planejamento você se organiza para isso.

O que é importante ter aqui é uma reserva financeira para o caso de alguma necessidade extra do negócio.

Esses são os passos iniciais para investir numa faculdade à venda. Mas a seguir listamos outras etapas cruciais para esse tipo de transação.

Entendendo esse mercado

Dados da SEMESP (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos do Ensino Superior), apontam que o Brasil conta com mais de 2.000 IES, entre as da rede pública e privada. E mesmo assim ainda há espaço para outros negócios nesse mercado.

Entender sobre esse mercado é um dos passos essenciais para investir nesse tipo de negócio.

Como citamos no tópico anterior, você precisa contar com algum tipo de conhecimento e afinidade. Isso é um grande diferencial para que você consiga gerenciar bem a faculdade.

Listando suas opções

O que se deve fazer agora é listar opções de faculdades disponíveis para aquisição. Nesse ponto a Quero Um Negócio pode te ajudar. Acesse o nosso site e faça uma busca por negócios à venda em diferentes estados e cidade do Brasil.

Nosso site trabalha com intermediação de compra e venda de negócios. Anunciantes e compradores de todo o país usam nossa solução para encontrarem o que precisam.

Liste as opções para compra e venda de faculdades que mais se enquadrem com seus propósitos.

Nessa busca inicial você não obterá informações aprofundadas sobre a instituição, mas apenas quando entrar em contato com o anunciante e, em seguida, visitar o local para uma vistoria.

Faça uma lista com as opções mais adequadas para si. E para isso leve em consideração itens como: faturamento, localização, reconhecimento, etc.

Pesquise a fundo sobre a instituição de ensino

Não economize tempo e nem esforços para pesquisar mais a fundo sobre a situação da faculdade.

Aqui, elementos como histórico financeiro, dívidas, empréstimos, situação do pagamento de funcionários, se há inadimplência dos alunos quanto as mensalidades, etc., devem ser investigados.

Você estará adquirindo a instituição de ensino superior e todas as suas obrigações também.

O atual dono (ou donos, no caso de sócios) não pode te negar tais informações, mas pode solicitar que você assine um contrato de confidencialidade. Esse documento serve para manter tudo o que será informado sob sigilo.

Esse sigilo é importante para a imagem da empresa, evitando que falsas notícias caiam nos ouvidos de alunos, futuros alunos e funcionários.

Aqui as cartas precisam ser colocadas na mesa. O ideal é conversar pessoalmente com o dono e obter acesso a informações sobre a situação da faculdade. Outra coisa importante é solicitar que ele comprove cada informação com algum documento.

Compra e venda de faculdades: conhecendo o local

Uma vistoria para saber como se encontram as instalações e como é a metodologia de ensino é fundamental.

Aqui recomendamos que você realize dois tipos de visitas:

– Primeiro vá sozinho, como se fosse alguém interessado em se matricular (a fim de não deixar os alunos e professores cientes de sua presença como possível comprador);

– Depois faça uma visita com a ajuda de um corretor de negócios e um técnico especializado pra emitir um laudo sobre a situação estrutural. Mas é também importante manter o sigilo.

Observação: o corretor de negócios é especialista em análise de empresas à venda.

Qualificação dos professores

A visita que mencionamos é essencial para que você saiba como é a metodologia de ensino. E é importante também para saber sobre a qualificação e capacitação dos professores.

Mas isso pode ser analisado ainda obtendo a opinião dos alunos e familiares sobre a instituição.

Se a faculdade que pretende adquirir possui redes sociais ou estiver cadastrada no Google Meu Negócio, então é possível acessar as avaliações de alunos e ex-alunos sobre ela e a qualidade de ensino, dos laboratórios, etc.

Verificar se o negócio encontra-se legalizado

Outro passo importante na compra e venda de faculdades é verificar se a instituição está em dia com suas obrigações fiscais.

Aqui você terá que contratar um contador para prestar esse auxílio na análise dos documentos pertinentes.

Veja que ao longo de todos os tópicos aqui estamos sempre orientando para que se pense na compra de uma faculdade como um investimento. E isso é.

Quando você decide ou montar uma instituição de ensino do zero ou adquirir uma pronta, em ambos os casos se configura num investimento. Você aplica o seu capital na aquisição de um negócio que te gerará lucros.

Como tal, logo, é necessário estar atento a cada ponto, analisar cada documento, aspectos estruturais, opiniões de alunos e professores, entre outras coisas. Não existe outro caminho.

É como adquirir um produto, por exemplo, onde você analisa se o mesmo oferece tudo o que você precisa.

Assim, é importante verificar tudo antes de fechar negócio. Não são raros os casos de empresas até mesmo bem conhecidas que, por trás das cortinas, enfrentam sérios problemas financeiros. E adquirir uma faculdade assim, geralmente, não é um bom negócio.

Onde encontrar o negocio perfeito

Agora que você conhece mais sobre o processo de compra e venda de faculdades, saiba que pode contar conosco para encontrar o negócio perfeito.

Somos uma plataforma especializada em compra e venda de empresas, sendo pioneira no Brasil, contamos com total transparência e segurança durante as negociações seja para quem compra para quem vende uma empresa.

Acesse aqui nosso site e saiba mais sobre como podemos te ajudar.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook