Compra e venda de CNPJ: saiba onde anunciar ou comprar um CNPJ

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Buscando um local para fazer a compra e venda de CNPJ? Nesse artigo te mostraremos como você pode anunciar ou mesmo comprar um.

Hoje em dia não é incomum empresários venderem o CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) de uma empresa antiga.

E o CNPJ anunciado pode se encontrar ativo ou mesmo inativo. Ele é inativo quando a empresa está há um mês sem realizar qualquer tipo de atividade (incluindo investimentos). Já o ativo é quando a empresa está em operação.

Mas quais as vantagens de comprar um CNPJ?

Primeiramente, com a compra de um documento desses você diminuiria os processos envolvidos na aberta de uma empresa (que pode demorar até meses). Sabemos como aqui no Brasil é um longo processo e há muitos custos envolvidos também.

Mas a gente vai explicar aqui ainda como isso funciona e quais as outras vantagens de anunciar ou comprar um CNPJ. Pois existem algumas recomendações importantes e devemos abordar sobre isso.

É permitida a compra e venda de CNPJ?

Sim, é permitido comprar ou vender o CNPJ. Mas é importante deixar claro que esse processo se trata da venda da cota dos acionistas de uma empresa. Todos precisam estar de acordo (no caso de sua empresa possuir acionistas).

Assim sendo, quem comprar um Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica se tornará o novo responsável pela empresa e todas as suas obrigações, seus ativos e passivos, tudo isso estará estarão sob sua responsabilidade.

Há casos em que empresários abrem uma empresa, fazem todo o registro e obtenção do CNPJ, contudo a ideia não vai em frente e tudo fica estagnado. O que se tem aqui é um CNPJ que nunca fora usado.

Há CNPJ à venda de diversos segmentos, tais como de negócios no ramo da alimentação, esportes, saúde, pet, serviços, etc. Logo, você, que deseja adquirir um, pode solicitar ao vendedor informações sobre o mercado e/ou segmento qual o CNPJ fora enquadrado.

É a mesma coisa de escolher o seu segmento na hora de ter que emitir um CNPJ novo.

Quais as vantagens da compra e venda de CNPJ?

Para quem compra um CNPJ, as vantagens são o baixo investimento, a possibilidade de conseguir abrir uma empresa sem precisar passar por um longo processo para obtenção do documento, etc.

Há muitas vantagens, mas isso se o CNPJ em questão estiver ok. Há casos em que o dono do mesmo o possa estar vendendo para se livrar das muitas responsabilidade existentes. Fique atento a isso na hora de buscar um CNPJ para adquirir.

Já para quem vende um CNPJ, as vantagens são: conseguir um bom comprador e poder focar em outra empresa, área, atividade, etc. E vale dizer que quaisquer responsabilidades que a empresa tenha passarão agora para o novo proprietário.

Como é o processo de compra e venda de CNPJ?

Primeiramente, você deve se planejar. E isso vale para a compra e venda de CNPJ.

Quem compra precisa se planejar financeiramente e psicologicamente para assumir a nova responsabilidade.

Você precisa saber qual tipo de negócio deseja montar e começar a procurar CNPJ à venda nesse segmento.

Tenha capital disponível para começar a operar o negócio, fazer aquisição de mercadorias, pagamento de funcionários, etc. Ou seja, para manter-se em dia com os custos fixos e variáveis. O que você está adquirindo é, provavelmente, uma empresa sem recursos, logo, esteja preparado.

Já se você for quem está colocando o CNPJ para negociação, então prepare tudo com antecedência. O comprador solicitará muitas informações para ter certeza de que a empresa se encontra em situação estável perante a lei e em outros assuntos.

Nesse caso, planeje-se com muita antecedência, colocando todas as informações em ordem. Faça um levantamento financeiro dos últimos anos do negócio, caso ele esteja em operação (ativo), das questões fiscais, operacionais, etc.

Já no caso de uma empresa com CNPJ inativo, apenas apresente documentos respectivos e sente-se com o comprador e um contador especializado para tratar da negociação. Prove ao comprador que o CNPJ nunca foi usado ou foi usado há muito tempo e agora encontra-se inativo.

Em ambos os casos, tenha sempre por perto a presença de um contador de sua confiança.

Onde anunciar ou comprar um CNPJ?

Buscando comprar ou mesmo vender seu negócio pronto ou apenas o CNPJ? A internet é uma das melhores formas de encontrar um comprador em potencial.

Mas lembre-se de nunca se encontrar com os potenciais compradores sozinho ou mesmo o vendedor (se você for o comprador). É importante contar com a orientação de um contador.

Na Quero Um Negócio você encontra uma grande aliada para comprar ou vender empresas. Aqui é possível negociar a compra e venda de CNPJ.

Temos uma plataforma de simples navegação e onde os vendedores contam com suporte de especialistas para colocarem um CNPJ à venda. E para quem compra, terá toda a segurança e transparência que precisa nas negociações.

Para adicionar um anúncio de venda de empresa ou CNPJ na Quero Um Negócio, basta escolher um dos nossos planos, o que melhor se encaixar com o que precisa no momento. Você pode anunciar por conta própria ou ter apoio de um dos nossos especialistas no processo.

O ideal de anunciar em sites especializados em compra e venda de empresa e que você não perde tempo com curiosos. Aqui há muito mais chances de atingir o comprador potencial.

E para você que quer comprar, há mais chances de encontrar a empresa desejada e evitar anúncios duvidosos.

Conte sempre com a nossa ajuda para um ou outro caso.

Dicas importantes para comprar um CNPJ

Veja quanto tempo o CNPJ está ativo. Não se esqueça também de checar se existe algum tipo de dívida ou declaração de imposto atrasado, por exemplo. Tudo isso evitará que você tenha surpresas nada agradáveis.

Cheque tudo o que for necessário para evitar problemas depois com a aquisição. Não economize nas pesquisas e questionamentos.

Busque orientação de um contador para saber como funcionasse esse processo. Ele te ajudará com informações sobre as questões financeiras e operacionais do negócio.

Observação: é importante mencionar que se um CNPJ for aberto numa cidade, então você não poderá fazer uso dele em outra cidade, espacialmente se for um negócio físico. Para isso você terá que fazer uma alteração cadastral para mudar o endereço da empresa, um contador pode te ajudar com isso.

Dicas importantes para vender um CNPJ

Vai vender seu CNPJ? Lembre-se de entrar num acordo com todos os sócios e esclarecer como será. Depois que todos concordarem, então inicie o processo de venda.

É importante saber que quando se vende um CNPJ o que acontecerá é a mudança dos sócios. Ou seja, há uma alteração no contrato que retira o nome dos antigos sócios (os que venderam o CNPJ) e entra o nome dos novos (quem o adquiriu).

Aqui você pode contar com a ajuda de um consultor de negócios ou mesmo um corretor. Esse profissional tem toda a expertise possível para que você consiga vender o negócio para o comprador ideal.

Para compra e venda de CNPJ, não importa, conte com a visibilidade, segurança e agilidadeda nossa plataforma. A Quero Um Negócio atua com total seriedade com quem compra e quem vende uma empresa. Acesse nossa plataformae saiba mais sobre nossos serviços.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook