Como vender uma franquia? Tire suas dúvidas!

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Os modelos de franquia tem sido uma ótima opção para quem deseja ter um negócio próprio. Mas, quando entramos no mundo do empreendedorismo assumimos, diversos riscos e muitas vezes as coisas não saem como planejamos. Se você possui uma franquia e não se sente satisfeito com o negócio, veja neste texto, como você pode colocar sua franquia à venda.

Diferente de vender uma empresa, os modelos de franquia têm algumas regras próprias para repassar a franquia a outro investidor. Desse modo, saber o momento certo para o repasse de franquia é essencial para evitar grandes prejuízos financeiros e ter sucesso nessa negociação.

Confira neste post, como vender uma franquia e tire todas as suas dúvidas sobre as questões que envolvem a compra e venda de uma franquia:

Releia o contrato

Antes de sair anunciando que pretende vender uma franquia em diversos canais de comunicação, releia o contrato de franchising. Como cada contrato de franquia é diferente e pode haver cláusulas específicas que determinam as condições sobre venda ou repasse de franquia.

Pode haver, por exemplo, uma cláusula dando preferência de compra ao franqueador. Se você não estiver entendendo o que significa cada cláusula do contrato, procure um advogado de sua confiança e peça para ele analisar o contrato de franquia.

Dessa forma, você terá um respaldo jurídico sobre as questões que envolvem o Direito Empresarial e pode se preparar para as próximas etapas da venda de uma franquia.

Informe ao franqueado sua decisão

Outra medida necessária é comunicar a decisão de vender a franquia ao franqueador. Como as franquias são redes de negócio e envolvem diversas questões como marca, produtos, padronização de serviços, entre outros, o franqueador precisa aprovar o novo proprietário.

Você lembra toda a burocracia que envolve a compra de uma franquia, não é? Na hora de vender a franquia, a situação funciona de forma muito semelhante. O franqueador precisa garantir que a pessoa que irá assumir tem os requisitos exigidos para dar prosseguimento ao negócio e manter o padrão exigido pela rede.

Ou seja, mesmo que um comprador esteja disposto a pagar o preço e a assumir a franquia, essa venda precisará do aval do franqueador para se concretizar.

Procure interessados na rede de franquia

Muitas vezes, a venda de uma franquia pode ocorrer de forma facilitada. Digo isso, porque da mesma forma que você pode estar insatisfeito com o negócio e queira respirar novos ares, um outro franqueado pode estar totalmente satisfeito com os rendimentos da franquia e fazendo planos de adquirir uma nova unidade.

Caso essa coincidência esteja ao seu alcance, não há dúvidas que esse é o melhor negócio a ser feito para vender a franquia. Assim, você recupera o valor investido e o comprador dá sequência ao seu trabalho.

Estipule um preço justo e coloque as contas em dia

Caso não tenha nenhum interessado em comprar sua franquia imediatamente e sua decisão continue firme em vender, procure outras maneiras de repassar a franquia. Dessa forma, analise todos os números do negócio, o investimento feito para adquirir a franquia e estabeleça um prelo justo pela venda.

Vender um negócio, seja franquia ou empresa, exige bastante paciência do proprietário. Por isso, estar com as contas em dia e com folga no orçamento é a melhor saída para não precisar diminuir absurdamente o valor que está pedindo pela franquia.

Uma empresa que esteja com dívidas, bloqueios judiciais, inadimplência ou penhora de bens, por exemplo, acaba sendo muito mais difícil achar compradores que paguem um preço justo pelo negócio.

Por isso, vender a franquia enquanto ela ainda está faturando e com o orçamento no azul é a melhor saída. Estando com as contas da franquia em dia, certamente aparecerá interessados em comprar.

Anuncie na plataforma Quero um Negócio

Como explicado anteriormente, a venda de uma franquia pode demorar. Esse tempo pode durar semanas ou até meses até encontrar um comprador ideal. Dessa forma, será preciso dar sequência aos trabalhos na franquia e esperar até que surja um interessado na compra da franquia.

A plataforma Quero um Negócio pode ser uma grande aliada nesse momento. Nela, é possível fazer a divulgação da sua franquia e encontrar possíveis compradores em todo o Brasil. Saiba como nós podemos ajudá-lo a vender sua franquia mais rapidamente.

Seja sincero ao apresentar a franquia a possíveis compradores

Na hora da negociação com possíveis compradores da franquia, seja franco em relação ao desempenho da franquia. Falar da motivação para vender a franquia também ajuda a estabelecer uma conexão mais amigável.

Muitas vezes, pode aparecer interessados que já tiveram outros negócios e sabem exatamente como é abrir mão de um negócio. Além disso, o comprador precisa estar ciente de todas as questões que envolvem a franquia e quais os desafios que ele enfrentará ao assumir o negócio.

Por isso, estar preparado para passar as principais informações e buscar um acordo bom para ambos os lados é fundamental para ter sucesso na venda da franquia.

Resolva as questões burocráticas

Após seguir essas etapas e encontrar um comprador para sua franquia, alguns trâmites burocráticos são necessários. Veja alguns passos para efetivar a compra e venda da franquia:

  • Rescisão do contrato de franchising;
  • Transferir o contrato de locação (caso o imóvel seja alugado);
  • Verificar a situação dos contratos trabalhistas dos colaboradores;
  • Encerrar o CNPJ ou mudar o contrato social;

Para não ter erro nessa etapa, peça orientação ao seu contador sobre quais medidas burocráticas envolvem a compra e venda de uma franquia. Assim, você evita erros e consegue repassar a franquia sem enfrentar dores de cabeça com burocracia.

Venda sua franquia mais rapidamente

Se você quer vender sua franquia e ainda não encontrou o investidor ideal, nós podemos ajudá-lo. Conheça nossa plataforma e anuncie sua franquia para milhares de interessados em todo o Brasil.

Disponibilizamos um canal completo com espaço para fotos, vídeos, descrição da franquia à venda, contato dos proprietários e diversas outras ferramentas para que você consiga fazer o melhor negócio na hora de vender sua franquia.

Quer saber mais? Entre no site Quero um Negócio e veja as vantagens de anunciar com a gente.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook