Pôr uma empresa à venda é um processo que necessita de muito planejamento. Se o objetivo for vender um negócio pelo melhor valor de mercado, então, essa preparação deve ser mais minuciosa ainda.
Cabe ao proprietário seguir uma série de exigências legais e conhecer bem a situação da empresa, planejando-se com bastante antecedência. Neste artigo, citaremos alguns aspectos que devem ser considerados quando se pretende vender um negócio pelo valor mais vantajoso possível.
Decida e informe, com clareza, o motivo da venda
Um empreendedor pode recorrer a venda do próprio negócio por inúmeros motivos. Aposentadoria, falência, redução no número de filiais, mudança de carreira, falta de sucessão e motivações pessoais são só alguns exemplos.
É importante que esse motivo seja claro para os possíveis compradores, pois isso serve como indicativo da situação da empresa. A falta dessas informações pode trazer desconfiança aos negociadores, afetando a reputação do negócio à venda.
Essa falta de credibilidade e confiança tem efeitos negativos na percepção de valor da empresa no mercado. Portanto, é imprescindível que nenhuma informação importante sobre o empreendimento seja omitida aos potenciais compradores, incluindo a motivação da venda.
Tenha toda a documentação do negócio em dia
Para manter a transparência e estar de acordo com a legislação, é necessário também, ter a documentação da empresa atualizada. Documentos que apresentem a situação financeira e fiscal do negócio conferem seriedade e compromisso ao processo de venda.
Dependendo do empreendimento, podem ser exigidas documentações ambientais ou de alguma outra ordem para o seu pleno funcionamento. Assim, não obedecer a essas normas acaba sendo um atributo de desvalorização da empresa e afastamento de compradores.
Lembre que os negociadores buscam empreendimentos que não lhes trarão prejuízos ou problemas com a justiça. Portanto, quaisquer pendências dessa natureza devem ser resolvidas antes da venda, para que o preço dessa transação não sofra reduções. Ter uma consultoria jurídica trabalhando em conjunto com a empresa é uma recomendação.
Contrate uma consultoria especializada para fazer a “Valuation” (Avaliação Econômica) da empresa
Existem três formas de calcular o valor de uma empresa: metodologia Asset Value, de Múltiplos ou de Fluxo de Caixa Descontado. O primeiro modelo (Asset Value) avalia a empresa pelos seus ativos e passivos. Já o método de valoração por Múltiplos utiliza as empresas concorrentes como parâmetro para definir uma precificação média no mercado.
Por sua vez, Fluxo de Caixa Descontado é a metodologia mais utilizada para calcular o valor de um negócio. Também, é o método mais detalhado, que avalia aspectos financeiros e operacionais da empresa, incluindo previsões de despesas, investimentos e receitas para o futuro.
O Fluxo de Caixa Descontado permite maior exatidão no preço de venda do negócio. É uma boa alternativa para realizar negociações pelo melhor valor possível, evitando vendas abaixo da média do mercado.
Não esqueça de avaliar aspectos como a localização e tamanho da empresa no cálculo do valor
Características a respeito da localização da empresa também devem ser consideradas no momento de atribuir valor a um negócio. A área em que o empreendimento atua ajuda a definir o público consumidor e seu poder aquisitivo. Ainda, haver pontos comerciais próximos e facilidade de acesso, com diferentes meios de transporte disponíveis, também valorizam o negócio.
O tamanho da empresa também influencia na precificação da venda. Negócios de maior porte são mais valorizados no mercado. Além disso, empresas vendidas com colaboradores e infraestrutura pronta possuem ainda maior valor de mercado. Com a consultoria, é preciso avaliar o preço de venda mais adequado para o porte e condições estruturais do seu empreendimento.
Calcule também o valor da marca
Além da avaliação sobre a empresa baseada em seus números, receitas e despesa, é importante considerar o valor da marca. Isso é algo diferente, pois a valorização da marca analisa a percepção dos clientes e o posicionamento no mercado. Aspectos como status e credibilidade da empresa com o público e seu nicho de atuação agregam maior valor à venda.
Pense em boas estratégias de marketing para atrair interesse dos compradores
O interesse de diversos compradores também ajuda a melhorar o valor do empreendimento. Quanto mais concorrência existir, há menos chances de uma empresa ser vendida abaixo do preço pelo qual ela é avaliada.
Contudo, para atrair pessoas interessadas na compra, é preciso fazer um bom trabalho de divulgação. Um trabalho de marketing elencando os pontos positivos do negócio e apresentando perspectivas de crescimento futuro é muito importante. Além disso, caso a empresa tenha alguma pendência, é interessante que o proprietário apresente alternativas de resolução do problema aos potenciais compradores.
Atualmente, já existem sites especializados em unir quem busca vender e quem pretende adquirir um empreendimento. A Quero Um Negócio é uma dessas plataformas. Nela, você pode vender a sua empresa de modo ágil e simples. Com a possibilidade de divulgar negócios de valores diversificados, o único custo envolvido é o pagamento pelo tempo de anúncio.
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Considerações Finais
Para vender um negócio com o melhor valor de mercado é necessário realizar um planejamento completo meses antes da negociação. A empresa deve ser avaliada a partir de seu desempenho financeiro atual e também de perspectivas de futuro.
O empreendimento, também, precisa ser apresentado de forma transparente aos interessados na compra. Realizar um trabalho sério e confiável é um atributo que ajuda a valorizar um negócio.
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