Como vender minha empresa de forma legal?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Quem quer vender um negócio precisa estar atento a diversos detalhes para concluir o contrato de maneira legal e receber um valor justo por sua empresa.

Veja abaixo como vender sua empresa de forma legal!

Planejamento essencial

A venda de empresas não começa da noite para o dia. Se você quer vender seu negócio de forma legal, comece a se preparar com antecedência, porque são muitos os documentos e trâmites burocráticos necessários para completar essa venda. Muitos empresários, inclusive, contratam advogados e outros especialistas para ajudar nesse momento.

Quem procura empresas a venda precisa saber de todos os detalhes do negócio para fechar um contrato. Por isso, organize os documentos que demonstrem a evolução da empresa com o tempo, e quais são suas perspectivas futuras.

Faça relatórios de gestão, de vendas, de marketing, de tudo o que for preciso para mostrar os resultados possíveis desse negócio. A venda de empresas não é algo abstrato e quem quer comprar um negócio não quer dar um tiro no escuro. Mostre no papel o que sua empresa pode oferecer.

Não se esqueça, também, de conferir quais são os documentos necessários para fazer essa venda de maneira legal em sua região. Cada prefeitura pode ter suas próprias regras, então, entre em contato com o seu município para tirar dúvidas.

A escolha do preço

Empresas a venda têm um preço determinado pelo vendedor. Mas esse valor não é simplesmente o que você quiser: é preciso examinar cada fator de sua empresa para chegar a um valor justo para você e para o comprador.

Se sua empresa tem produtos exclusivos, uma marca forte, uma base de consumidores diversificada, uma boa equipe gestora e bons consumidores, o valor dela aumenta no mercado. Já se seus produtos são reproduções de invenções de terceiros, se a empresa tem grandes competidores no mercado, e se esse mercado não tem uma boa evolução nos últimos anos, o valor diminui.

Na Quero um Negócio, você encontra exemplos de empresas a venda – e pode fazer seu próprio anúncio. Venha conhecer!

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook