Como realizar a venda de ponto comercial com sucesso?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Saber o que fazer com o capital acumulado é sempre uma grande questão: investir ou apenas gastar por vaidade?

Na melhor das hipóteses, investir o dinheiro agora é garantir o conforto futuro diante de muitas incertezas, por isso, a maioria das pessoas tenta não somente guardar dinheiro, como também multiplicá-lo.

Onde você investe o seu dinheiro? Espero que não seja na poupança. Você sabia que ela não é um investimento de verdade? Pois é, tome cuidado.

Existem muitas opções além da poupança e da bolsa de valores para aplicar seu capital, opções totalmente viáveis e seguras. Por isso, conheça melhor o investimento brasileiro e saiba onde colocar seu dinheiro. A grande aposta é na venda de pontos comerciais.

Mas, antes de tudo, vamos situar as aplicações financeiras no Brasil e entender o destino delas.

Investimento no Brasil

O brasileiro ainda é muito leigo em economia, tem pouco conhecimento sobre o próprio dinheiro e tampouco sobre o que fazer com ele. Isso se deve por conta da ausência de Educação Financeira que deveria ter começado ainda na escola.

Enquanto nos Estados Unidos 65% da população investe em ações, no Brasil, apenas 1 milhão de pessoas fazem o mesmo, que equivale a apenas 0,5% da população.

De acordo com os dados da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), os brasileiros investiram 3,3 trilhões de reais em aplicações financeiras em 2019. Isso significa que apenas 42% investem em algum produto.

É um número alto, porém o destino destes investimentos é sempre o mesmo e por isso, acaba não sendo tão vantajoso.

Onde o brasileiro investe?

O raio X da Anbima de 2019 mostrou que 88% (R$783,2 bilhões) é aplicado na poupança, 6% na Previdência Privada, 5% em títulos privados e 4% em fundos de investimentos.

Neste raio X, constata-se que os pequenos investidores, além da poupança, dão preferência aos fundos de ações e aos fundos imobiliários.

No que diz respeito aos grandes investidores, os produtos preferidos são:

– Fundos multimercados;

– Ações;

– Fundos imobiliários;

– Ações de empresa.

Portanto, muitos destes investimentos não multiplicam o dinheiro e não retornam de maneira devida, sendo desvantajoso. Por isso, é preciso escolher melhores alternativas para aplicar o dinheiro.

Poupança não é rentável

Apesar da poupança ser popular entre os investidores, oferece um baixo rendimento mensal.

Guardar dinheiro na poupança é como seu próprio nome diz, apenas guardar. Não há investimentos e pior, pode-se ter um retorno negativo quando a taxa de inflação é descontada.

Dependendo da economia e da inflação IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Amplo) acumulada no período, pode-se perder capital. Portanto, a poupança não é uma forma de aplicação e está sujeita a perda de lucros devido estes fatores externos.

Então, onde é seguro investir? Onde é possível um investimento rentável?

Investimentos em pontos comerciais

A economia pode ter seus altos e baixos, mas, a rotina capitalista é incessável. Dessa forma, é nesta área onde há rentabilidade do capital investido. A começar do ponto em que a locação comercial chega a 0,5% acima da média dos aluguéis residenciais.

O valor da venda de ponto comercial pode triplicar, dependendo de sua localização e possui baixas taxas de desvalorização, justamente por pertencer ao comércio. O dinheiro investido estará seguro e a rentabilidade poderá vir em forma de aluguel ou de negócio próprio.

Segundo o Banco de Compensações Internacionais (BID), a valorização imobiliária cresceu 121% nos últimos 10 anos. Apesar da inconstância econômica, o investimento neste setor continua a prevalecer.

Outro fator positivo é que com a movimentação do mercado, os pontos comerciais costumam ser vendidos mais fácil do que os residenciais, por exemplo. Sem mais delongas, veja como ter sucesso na venda de ponto comercial.

Venda de ponto comercial

Basicamente, o ponto comercial é o local físico que uma empresa habita e exerce suas funções. A sua localização é a marca do sucesso por gerar referência às pessoas da região.

Vender o ponto significa vender o espaço físico onde o comércio funciona, podendo incluir ou não o fundo de comércio, ou seja, bens materiais e imateriais, que o compõe.

Começando pelo contrato, é sempre a parte mais complexa que requer muita cautela. A legislação brasileira assegura a renovação contínua de pontos comerciais e somente o proprietário do imóvel é quem deve autorizar o repasse deste e estar presente nas transações entre empresas.

Quando passa a ser de responsabilidade do adquirente, ele também assume as pendências e os contratos vigentes vinculados ao imóvel, por isso, é preciso estar de olho em toda a documentação, porque depois pode ser tarde demais.

O sucesso da venda está baseado principalmente na presença de um advogado que entenda melhor do assunto e quem garantirá a segurança do processo. Também é importante ter o acompanhamento de um profissional da área de valorização de empresas, que possa avaliar o valor proposto.

Ao pensar que você está comprando aquele lugar por conta da localização, é preciso analisar o comércio ao redor, bem como seus concorrentes e o fluxo de clientes para assim balancear se realmente vale o preço como benefício.

Judicialmente falando

Quando passamos o ponto, no Direito Empresarial, esta palavra significa trespasse e para valer perante terceiros, deve principalmente ser averbada na Junta Comercial, ser publicada a ação no diário oficial do Estado e deve haver plena concordância dos credores, caso o alienante não possua bens para quitar o débito.

Em caso de débito, como citado, os credores deverão ser notificados judicialmente ou extrajudicialmente em 30 dias.

Caso seja um ponto de falência ou de recuperação judicial, o adquirente não assume nenhum destes dois ônus para sua empresa.

Onde comprar ou vender um ponto comercial

Agora que você já sabe as vantagens de aplicar seu dinheiro na venda ou compra de pontos comerciais, confira como investir no Brasil é um bom negócio.

Para começar a sua busca, ela deve ser seguida de confiança e de uma página que forneça bons recursos. E nós da Quero Um Negócio, temos o estabelecimento perfeito esperando por você, acesse nosso site e encontre o ponto comercial perfeito para o seu investimento.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook