Colocar a empresa para a venda é a melhor solução encontrada por empreendedores que querem começar novos negócios ou que, por algum motivo, não tem mais o desejo de seguir no comando de um empreendimento. Porém, para fazer um bom negócio na venda do patrimônio, é preciso preparar a empresa corretamente.
Neste texto você saberá mais sobre o processo de venda de empresas. Está interessado neste assunto? Confira nosso artigo até o fim!
Quem quer a venda de empresas e por quê?
No mundo empresarial, diversas razões podem levar proprietários e sócios a querer vender seus empreendimentos. Em grande parte das vezes, o desejo de venda está relacionado ao insucesso do negócio em gerar renda e lucro. Diante de uma falência iminente ou insatisfação com os rumos dos negócios, empresários negociam suas empresas.
Porém, a venda de empresas também pode ocorrer porque o empresário quer se capitalizar e arrecadar recursos para investir em novos empreendimentos. Neste caso, ele pode até mesmo vender uma empresa com boa saúde financeira e dívidas sob controle.
Há, ainda, casos também bastante comuns nos quais os empresários realizam a venda de empresas por motivos pessoais, como, para se aposentar ou para dividir o capital da empresa entre os herdeiros.
O que deve ser feito antes da venda?
Na medida do possível, é muito importante que a empresa quite suas dívidas o quanto puder, incluindo dívidas trabalhistas, com funcionários ativos ou demitidos. Isso facilita o cálculo do valor da empresa – o chamado Valuation, que estima o valor de seus ativos, passivos e/ou a capacidade de gerar renda no futuro.
Caso você tenha sócios, também é importante ter uma boa reunião sobre os termos nos quais se dará o fim da sociedade. Se um sócio comprará a parte dos demais, se todos os sócios venderão suas partes simultaneamente ao mesmo comprador ou de que maneira se dará essa negociação.
Realize o distrato social conforme as cláusulas acordadas entre os envolvidos para evitar problemas de razão burocrática ou legal, uma vez que o negócio tenha sido consumado.
Há corretores especializados na venda de empresas. Porém, lidar com este tipo de profissional tem um custo alto, envolve diversas burocracias adicionais e pode fazer com que a sua negociação seja mais cara e morosa.
Você verá nos itens seguintes que é possível negociar a sua empresa de maneira segura, ágil e eficiente pela internet, economizando dinheiro e obtendo ainda mais exposição em seu anúncio.
Pode ser interessante ter um diálogo honesto com os funcionários sobre a iminente venda da empresa e, consequentemente, a troca da direção. Isso evita boatos entre os colaboradores e prepara a equipe para as mudanças administrativas que devem ser implementadas.
Fazendo o Valuation da sua empresa
Um bom Valuation é importante para tornar o empreendimento muito mais atrativo para empreendedores que estejam buscando a compra de um novo negócio. Há alguns métodos diferentes para se estimar o valor de uma empresa. Aqui falaremos sobre três: Fluxo de Caixa Descontado, Múltiplos de Mercado e Avaliação por Valor Patrimonial.
Independente do método, é importante que o cálculo do Valuation seja feito com precisão e informações atualizadas, a fim de oferecer e preparar a empresa para a venda no valor mais justo possível, facilitando a negociação e evitando posteriores desconfortos ou acionamentos na Justiça. Tudo isso pode ser feito através de serviços de consultoria empresarial.
Fluxo de Caixa Descontado
O Fluxo de Caixa Descontado é comumente considerado como o método mais completo para se estimar o valor de uma empresa. Isso porque ele não considera apenas preços e valores de ativos e passivos no momento presente, mas também considera estimativas de rendimento no futuro.
Isso é importante porque permite tanto ao vendedor como ao possível comprador ter uma noção clara sobre os riscos e potenciais do empreendimento que está sendo negociado. Para saber mais sobre esta e outras metodologias de cálculo, leia este artigo.
Múltiplos de Mercado
Os múltiplos de mercado são uma forma menos usual de calcular o valor de uma empresa, porém, que também pode ser bastante útil para identificar boas oportunidades de negócio.
Aqui, basicamente, é feita uma relação matemática entre o preço de mercado da empresa e outras variáveis numéricas. Normalmente, estas variáveis são o valor patrimonial, o lucro e os dividendos.
De acordo com estes cálculos, o vendedor pode ter uma noção se a empresa tem boas ou más perspectivas de retorno financeiro para os próximos períodos.
Valor Patrimonial
Note que os métodos anteriores lidam com a capacidade da empresa de gerar renda, e não apenas com o seu patrimônio. Embora isso seja uma maneira eficiente de se calcular o valor real de um empreendimento, são cálculos complexos de se fazer.
Por isso, a estimativa do valor patrimonial é uma maneira mais simplificada – porém menos completa – de precisar quanto vale uma empresa. Aqui, são somados os valores de todos os ativos (máquinas, terrenos, fluxo de caixa) e descontadas as dívidas.
Como o cálculo não considera quantias a receber, essa conta precisa ser realizada separadamente para dar uma noção mais fidedigna sobre o valor da empresa.
Anunciando a sua empresa na internet
Com o valor total devidamente avaliado, chega o momento de colocar a sua empresa à disposição no mercado. Hoje em dia, a melhor e mais rápida maneira de fazer isso é anunciar o seu empreendimento na internet.
Na Quero Um Negócio, o empreendedor que está vendendo a sua empresa tem a oportunidade de anunciar a venda em uma plataforma segura, eficiente e de amplitude nacional. A plataforma trabalha com vários ramos de negócio e ainda tem um valor extremamente acessível para anunciar.
Com grande número de acessos vindos de um público específico, interessado em investir em novos empreendimentos e com bom poder aquisitivo, na Quero Um Negócio o vendedor cria uma ponte direta com compradores de empresas em potencial para negociar seu patrimônio sem dores de cabeça.
Com transparência e precisão, o comprador anuncia detalhes de seu empreendimento como o valor do negócio, o faturamento mensal, o lucro mensal, o capital de giro, o valor em estoque e a idade da empresa, além de um espaço completo para descrever as características e detalhes da companhia à venda.
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