Como identificar uma boa oportunidade de negócio em Sumaré – SP?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Pensando em investir numa empresa em Sumaré? Mas como identificar uma boa oportunidade de negócio nesse município?

Existem algumas táticas que te ajudam a saber se vale a pena ou não adquirir ou montar um determinado negócio numa cidade. E hoje aqui listamos alguns pontos para considerar e, assim, conseguir identificar se a ideia é viável.

Caso você nunca tenha tido uma empresa antes, esse artigo também te ajuda a esclarecer suas dúvidas.

Um pouco sobre Sumaré e sua economia

Sumaré é um município do estado de São Paulo, contando atualmente com mais de 286 mil habitantes. Por ali há espaço para quem pretende atuar em diferentes setores como serviço, comércio, mas o principal é o setor industrial.

A atividade industrial é a principal do município, logo, quem montar ou adquirir uma empresa ali nesse setor terá muitas vantagens. Não existe um tipo de ramo especifico, contudo as indústrias metalúrgicas ganham destaque.

E existem empresas à venda nesse setor, podendo você fazer uma pesquisa em plataformas especializadas em anúncios de compra e venda de negócios como a Quero Um Negócio.

Ao chegar mais indústrias no município, isso não fez aumentar a concorrência, mas fez com que Sumaré se desenvolvesse cada vez mais, aumentasse seu PIB e, ainda, fez com que melhorasse outros setores como o do comércio e de serviços.

Mas por ali também destacam-se negócios no setor de varejo, com boas oportunidades de crescimento. Um exemplo de negócio que pode se dar bem por ali são as empresas de logística, uma vez que há uma carência por empresas desse tipo, havendo muita demanda.

Até mesmo as pequenas empresas se dão bem nesse município, como metalúrgicas, por exemplo.

O fato é que Sumaré abre as portas para quem deseja investir num negócio próprio e ter sucesso.

O que cabe aqui é realizar uma pesquisa minuciosa. A pesquisa é algo fundamental para identificar uma boa oportunidade de negócio. A seguir vamos mostrar quais elementos levar em consideração para isso.

Oportunidade de negócio em Sumaré: Conheça o mercado

Esteja envolvido com tudo o que diz respeito ao mercado em que o negócio em que pretende investir se encontra. Por exemplo: se você quer investir num pet shop à venda, então entenda como esse negócio funciona e sobre seu mercado de atuação.

Conhecer o mercado te ajudará também a entender as necessidades do seu público, dos consumidores. Se o negócio, por exemplo, soluciona um problema que é comum, então as chances de sucesso são elevadas.

Esse entendimento sobre o mercado também te coloca a frente do que é tendência. Logo, saberá quais segmentos são mais lucrativos.

Algo importante para saber aqui é: não importa se você vai comprar uma empresa pronta ou montar uma do zero, conhecer o mercado e elaborar um planejamento é fundamental para evitar erros.

Seu perfil de empreendedor

Identificar o seu perfil empreendedor te ajudará a saber em que tipo de negócio investir. Pode ser que você encontrou mais de uma boa oportunidade de negócio em Sumaré – SPe esteja em dúvida.

O que levar em consideração aqui então?

Para isso, faça uma lista contendo coisas que você goste e outra lista com suas habilidades. Depois disso, una as duas e descubra elementos em comum entre elas, por exemplo:

– Você gosta de agricultura;

– E já trabalhou numa fazenda;

– Unindo as duas, há uma boa oportunidade de negócio que é adquirir um sítio, chácara ou fazenda e atuar como produtor rural. Assim, você une sua habilidade com algo no qual terá satisfação.

Se você tem uma habilidade com algo que gosta muito, então pode usar isso como um ponto de partida. Trabalhar com o que lhe traga essa satisfação te ajudará a acordar todas as manhãs com todo o gás para tocar o negócio e ir em busca de resultados.

Produtos e serviços que tenham procura ao longo do ano

Outra dica é investir num negócio que tenha procura pelos produtos e serviços ao longo do ano. Isso garantirá a durabilidade do negócio.

Veja um exemplo a seguir:

– Árvores de natal são produtos que tem procura apenas no natal, não é mesmo? Logo, quem montar um negócio baseado nisso pode passar por sufoco em outros períodos do ano. Ainda que a venda delas seja elevada, há outros produtos que podem garantir lucros ao longo do ano.

Desse modo, invista em produtos (e também serviços) que atendam ao público durante todo o ano, ainda que você também ofereça esses que atendem em datas mais especificas.

Empresa pronta ou montar uma do zero?

Há muitas outras coisas que você deve fazer, mas é importante considerar que você tem duas possibilidades: investir em algo do zero ou adquirir uma empresa pronta.

No primeiro caso você é quem estrutura tudo, mas começar uma empresa do zero é um desafio. Há que tratar de planejamento, localização de ponto comercial, aquisição ou aluguel de imóvel, contratação e treinamento de funcionários, atrair clientes, etc.

Por outro lado, com uma empresa pronta você não se preocupa com nada disso. Ao contrário, você tem um negócio funcionando, já organizado, legalizado, com clientes, fornecedores, etc. Tendo apenas que conduzir tudo.

Oportunidade de negócio em Sumaré: estude sobre empreendedorismo

A mentalidade de um empreendedor é muito diferente, pois ele analisa, identifica e estuda oportunidades. Ele tem a sensibilidade para notar e agarraras essas oportunidades.

E ele está sempre atento as novidades desse meio. Seja um empreendedor que sempre está correndo atrás de conhecimento, de aperfeiçoamento, não deixe de investir em si mesmo. Há donos de empresa que, mesmo perdendo tudo, conseguem se reerguer por causa do conhecimento que possuem.

Pesquisando a empresa

Mesmo que você tenha pesquisado o mercado e ele tenha se mostrado promissor, isso não quer dizer que uma empresa também será.

Essa dica aqui é especialmente voltada para quem pretende comprar uma empresa.

Faça uma avaliação para saber se a empresa à venda vale a pena o investimento.

Antes de decidir fechar negócio, tire tempo para analisar tudo. Entre em contato com o dono da empresa, solicite documentos que comprovem os lucros, despesas, solicite contratos, etc. Não deixe nada passar, afinal de contas, você estará investindo seu capital ali.

Teste de viabilidade de negócio

Outra coisa que você pode fazer é um teste que verifica se uma oportunidade de negócio é viável. Isso aqui é voltado para quem pretende adquirir uma empresa à venda quanto para quem vai montar uma do zero.

Aqui você analise se o mercado é viável: há um número considerável de clientes? Há uma boa demanda? Como é a concorrência? E ele também é viável do ponto de vista financeiro? As receitas conseguem cobrir as despesas?

Há muito para se levar em consideração e a ajuda de um contador é essencial nesse momento.

Não se esqueça também de analisar se o mercado e sua ideia de negócio apresentam potencial de crescimento.

Invista num negócio lucrativo

Agora que você já sabe como identificar uma boa oportunidade de negócio e como é importante um estudo e análise, então poderá pesquisar por negócios à venda em nossa plataforma.

Na Quero Um Negócio você encontra muitas empresas disponíveis para aquisição por todo o Brasil. Invista com a nossa ajuda e realize o sonho de ser um empresário num ramo promissor e que lhe gere satisfação. Confira mais aqui.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook