Como funciona a aquisição de uma empresa

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

aperto de mão

Quem pensa em procurar empresas a venda, muitas vezes, não sabe bem como funciona a aquisição de um negócio. Não é possível apenas dizer que quer comprar uma empresa, transferir o dinheiro e se considerar o novo dono: é preciso fazer as negociações do jeito certo para não ter problemas no futuro.

Venha saber como é a aquisição de uma empresa no texto abaixo!

Análise

Esse é o momento que começa quando a parte que quer vender coloca o anúncio “vendo empresa” pela primeira vez e, então, os interessados começam a se manifestar. Essa fase se caracteriza pela análise minuciosa das duas partes para saber se o negócio vale a pela.

Quem busca a venda de empresas já deve ter alguns documentos preparados, como o investiment teaser, que apresenta as características das empresas a venda, e o acordo de confidencialidade, que protege ambas as partes da negociação.

Primeiras negociações

Nessa fase da venda de empresas, é feita uma avaliação do negócio para determinar se ele vale o que foi cobrado, além de serem fixados prazos para a tomada de decisão – para que o vendedor saiba quando pode tirar o anúncio “vendo empresa” de circulação.

Contratualização

Nessa fase, quem tem empresas a venda e quem quer compra-las montam propostas de contratos e fazem acordos para que todas as partes tenham benefícios. Depois, ambas as partes assinam esses contratos.

Transferências

Depois que o contrato for acertado, é hora de fazer as transferências de documentação necessárias. Isso depende de muitos fatores: o ramo da empresa, seu tamanho, as especificidades da região em que se encontra, etc.

É provável que ambas as partes já tenham representantes legais, e eles podem ajudar muito nesse momento, porque cada detalhe das burocracias pode fazer toda a diferença.

Está procurando empresas a venda para começar em um novo ramo? Venha conferir as oportunidades da Quero um Negócio!

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook