Como fazer franquias baratas gerarem mais lucros?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

As franquias baratas são uma solução interessante para pessoas que desejam ter seu próprio negócio, mas não contam com muito dinheiro para investimento inicial. Mesmo que algumas delas tenham uma estrutura pequena, não significa necessariamente um baixo retorno. Por isso, veja como fazer para que elas gerem mais lucros.

O conceito de franquias baratas

A definição varia com o tempo, mas a Associação Brasileira de Franchising (ABF) sugere que as franquias baratas são aquelas com investimento inicial de até R$90 mil. Isso vale para todos os modelos de negócio, desde aqueles que podem ser administrados em casa (home office), as chamadas microfranquias, até aqueles com estabelecimento fixo.

Os custos básicos de uma franquia

Para a ABF, quando se fala em investimento inicial, seja ele em franquias baratas ou não, é uma referência à soma de três fatores: capital inicial para instalação (aluguel do prédio, compra e instalação de máquinas, entre outros); taxa de franquia (um valor fixo pelo “uso” do nome); e capital de giro. Vale ressaltar que existem negócios que podem ser abertos a partir de R$3 mil.

O desafio de gerar mais lucros

Uma das vantagens de investir em franquias baratas é o modelo de negócios, em que a empresa oferece todo o suporte necessário para que você monte sua loja ou serviço, como material de divulgação, softwares, treinamentos e outros itens. Por outro lado, como existem regras na administração do negócio, isso pode “engessar” a situação e impedir que você realize ações que não estejam dentro do acordo. Então, o que fazer para gerar mais lucros?

Foco em resultados

Para obter melhores resultados com franquias baratas, é importante criar uma estimativa a partir dos valores obtidos e projetar o quanto deseja faturar nos próximos meses. Dessa forma, você estipula uma meta a ser alcançada e pode planejar as etapas que virão de acordo com esse número.

Planejamento na mesa

Ainda que as franquias baratas tenham um modelo de gestão que permita poucas mudanças, é possível fazer ajustes em busca de um maior faturamento. Uma dica importante, nesse caso, é fazer uma lista com todos os itens sobre os quais você tem algum controle e entender quais deles podem ser alterados ou cortados de seu negócio a fim de eliminar despesas e gerar mais lucros.

Invista naquilo que gera lucro

Da mesma forma, coloque em seu planejamento os processos que estão gerando bons resultados, além dos serviços e produtos mais procurados pelos seus clientes. Veja se é possível aumentar a demanda deles em sua loja ou escritório sem interferir no contrato (em algumas franquias pode haver um limite na quantidade de itens a serem ofertados por mês).

Utilize tudo a seu favor

O contrato com a franqueada prevê uma cota de materiais de marketing sem custo adicional? Que tal utilizar tudo o que tem direito para chamar mais atenção para seu negócio e vender mais? Neste caso, procure formas de valorizar ainda mais seu estabelecimento de forma que isso não cause custos adicionais.

Para saber mais sobre franquias baratas e como melhorar ainda mais o desempenho delas, veja outros textos sobre o tema em nosso blog.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook