Comércio a venda: descubra como escolher o melhor ponto

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Tocar o seu próprio negócio é o sonho de muitas pessoas. Inclusive, conforme um levantamento realizado pela Pequenas Empresas, Grandes Negócios, o sonho de abrir o próprio negócio é maior que a vontade de fazer carreira em uma empresa. A pesquisa é da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) e do total de pessoas entrevistadas, a maioria respondeu que prefere ter o seu próprio empreendimento.

Porém, tocar uma empresa não é tão simples como muitos imaginam. É preciso de muita força de vontade e, claro, selecionar o melhor ponto de comércio para que possa começar o negócio com o pé direito.

Se tem dúvida sobre como escolher o melhor ponto de comércio à venda no Quero Um Negócio e assim realizar o seu sonho, continue a leitura e conheça, abaixo, algumas dicas que podem ajudar nesse processo!

Faça uma análise do histórico de clientes do comércio à venda

Se for possível, realize uma análise do histórico de clientes do comércio à venda. Em nossa ótica, isso se faz fundamental para que conheça melhor o empreendimento e saiba se ele oferece, de fato, uma boa clientela, que seja capaz de garantir o sucesso do empreendimento quando ele estiver em suas mãos.

Dessa maneira, quando estiver negociando a compra do ponto de comércio, converse direitinho com os proprietários e peça o histórico de clientes dos últimos cinco anos, por exemplo — veja que a questão dos anos é apenas uma recomendação. Se preferir, realize uma busca completa, pois, quanto mais informações tiver, mais fundamentada será a sua decisão.

Pontos de comércios como hostel e pousadas costumam ter um histórico de clientes de altos e baixos, isso porque se tratam de empreendimentos que são movidos em razão das estações. Estação baixa atrai menos clientes; todavia, a alta, uma boa quantidade. É preciso considerar o ramo do negócio, para que assim faça uma interpretação adequada e contextualizada.

Verifique a localização do comércio a venda

Outro elemento que deve observar na busca pelo melhor ponto de comércio à venda é a sua localização.

De acordo com o Sebrae, a localização pode ser determinante para o sucesso de um ponto de comércio à venda. No contexto do Quero Um Negócio, pode ser fundamental para a continuidade do sucesso do negócio.

Mas o que posso entender por boa localização de um comércio à venda? Em geral, uma boa localização é aquela que oferece ao negócio a visibilidade que ele precisa para ser não só notado, mas também aumentar as vendas, a partir da conquista de novos clientes. Uma boa localização é onde há grande tráfego de pessoas, ou seja, geralmente em avenidas ou principais.

Na compra do comércio à venda, observe a localização e se ela realmente é capaz de garantir que o seu empreendimento tenha sucesso.

Verifique o histórico de vendas do comércio à venda

Assim como é fundamental analisar o histórico de clientes, não é diferente com relação às vendas. O histórico pode dizer muita coisa sobre o sucesso do comércio a venda.

Desse modo, busque saber junto aos proprietários o histórico de vendas nos últimos cinco, seis ou dez anos, para saber em que ponto as vendas aumentam e diminuem. Isso é uma forma de não só conhecer melhor o comércio no qual está interessado, mas também para verificar se é realmente uma boa oportunidade de negócio.

Geralmente, os estabelecimentos contam com sistemas que emitem relatórios de vendas mensais, trimestrais, semestrais e anuais. Solicite o máximo de informação nesse sentido para garantir que tome uma boa decisão, da qual não se arrependerá.

A compra de um ponto de comércio à venda precisa ser antecipada por uma boa e sólida pesquisa.

Busque saber o motivo da venda do ponto de comércio

Diríamos que esse ponto é um dos principais na hora em que estiver negociando a compra de um comércio à venda. Entender as razões que levaram ou estão levando os donos a venderem o seu comércio é fundamental para que se certifique de que não está fazendo um negócio duvidoso, temerário, do qual poderá ser arrepender.

Há muitas pessoas espertas no mundo, que colocam comércios à venda, produtos ou serviços por um motivo escuso, como, por exemplo, o negócio não está dando certo. Por isso, é fundamental que pergunte, e muito. Por exemplo, por que o negócio está sendo vendido? Qual é a razão da venda? É como dissemos, quanto mais informação você tiver, melhor será para que reflita se é, de fato, um bom negócio.

Faça uma pesquisa documental em relação ao ponto de comércio à venda

Todo cuidado é pouco quando se busca fazer um negócio cujo valor costuma ser relativamente alto, como é o caso da compra de um comércio. Assim, faça uma pesquisa documental em relação ao ponto de comércio à venda.

Vá até a prefeitura e órgãos de fiscalização para verificar se o comércio está realmente regularizado, não havendo nenhuma pendência, seja financeira, fiscal ou trabalhista. O CNPJ é como um CPF. Tudo que a empresa fizer — negativa ou positivamente — ao longo de sua existência, estará associada ao seu cadastro, como, por exemplo, não pagamento de impostos, não cumprimento de suas obrigações trabalhistas etc.

É fundamental que o CNPJ da empresa esteja devidamente limpo, sem qualquer limitação ou restrição, para que você possa tocar o negócio sem qualquer barreira ou empecilho. Comprar um comércio à venda exige esse tipo de observação.

Verifique a reputação do comércio à venda nas redes sociais e sites de reclamação

Por fim, verifique a reputação do comércio à venda nas redes sociais e sites de reclamação. Assim como uma pessoa, uma empresa também tem uma reputação. À medida que presta um atendimento de excelente qualidade ao cliente, tende a ter uma boa reputação. Mas o atendimento é apenas parte desse processo de construção. É preciso considerar outros fatores, como: responsabilidade social da marca, ações culturais etc.

Em suma, verificar a reputação do comércio à venda nas redes sociais é fundamental para garantir que compre um ponto de comércio que não esteja com a sua imagem negativada no mercado.

Por que não começa a sua pesquisa agora mesmo? Acesse o site Quero um Negócio e encontre o ponto de comércio perfeito para você. Se surgir alguma dúvida no meio do caminho, entre em contato conosco. Será um prazer lhe ajudar na realização do seu sonho.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook