Como calcular a venda de um ponto comercial?

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A trajetória profissional de um empreendedor envolve várias etapas que, inclusive, passam pela sua mudança de endereço, ou seja, do ponto comercial. No entanto, os que possuem um estabelecimento próprio devem ter em mente que o sucesso da mudança para um novo endereço deve estar baseado, principalmente, na correta precificação do ponto comercial antigo para uma venda justa e vantajosa para ambos os lados (vendedor e comprador).

Esse princípio também se aplica às empresas que possuem mais de um ponto comercial e que, por algum motivo, desejam vendê-lo — transformando uma estrutura que pode estar agindo como um passivo em um ativo de valor agregado e de muitos benefícios.

Assim, descubra agora mesmo neste artigo como calcular o preço correto ao passar o ponto comercial no ato de venda.

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Localização

A localização é um dos principais elementos na formação do preço de venda de um ponto comercial, de modo que, representa uma grande possibilidade no sucesso do empreendimento que será estabelecido ali.

Logo, alguns elementos referentes à localização devem ser considerados na hora de estabelecer o preço do ponto comercial que deseja vender. Vejamos os principais:

• O perfil dos consumidores da região (estado civil, idade, nível de escolaridade, etc.);

• Perfil de renda dos possíveis consumidores da região (baixa, média ou alta);

• Principais hábitos dos consumidores ao demandarem produtos e/ou serviços;

• Potencial de faturamento e geração de receitas com base na localização;

• Proximidade dos centros comerciais;

• Facilidade de acesso;

• Índice de circulação de pessoas.

Esses elementos são muito importantes ao realizar a negociação do valor do ponto comercial com o comprador, de modo que maiores vantagens em relação à localização representa a possibilidade de um valor mais alto.

Segurança

Em complemento ao quesito “localização”, a segurança no entorno do objeto de venda (o ponto comercial) é muito importante, afinal, quanto mais seguro for a região, mais alto será o valor que você pode cobrar ao passar esse ponto.

Alguns elementos devem ser analisados, como:

• Presença de delegacias, departamentos e postos policiais nas proximidades;

• Possibilidade de contratação de segurança particular em conjunto com outros estabelecimentos comerciais;

• Índice de roubos e furtos.

Busque fazer uma pesquisa bem estruturada, pois isso será fundamental na hora de negociar com os possíveis compradores do ponto comercial que você está vendendo.

Metragem do ponto comercial

A forma de calcular o preço de venda de um ponto comercial varia de acordo com a sua metragem (além dos pontos citados anteriormente), na proporção de que quanto maior for a sua área, maiores são as possibilidades de praticar valores mais altos.

Então, avalie o estado de conservação da infraestrutura do ponto comercial que deseja vender, para que assim, desconte o valor das manutenções que o possível comprador possa ter que realizar. Isso trará maior credibilidade e transparência na transação de venda.

Existência de débitos

Não é raro que, ao vender um ponto comercial, seja acumulado alguns débitos, como IPTU, taxas, contas de luz, água, etc. Nesse caso, provavelmente, a quitação ficará sob a responsabilidade do futuro comprador. No entanto, esses gastos devem ser abatidos ao calcular o valor de venda de um ponto comercial, afinal, será uma transferência de responsabilidade que gera ônus ao comprador.

Por outro lado, quanto mais ajustado e organizado for essa parte (ausência de débitos), maiores serão os valores que você pode almejar na venda de um ponto comercial.

Lembre-se que todos os pontos citados nesse artigo devem ser utilizados em conjunto, pois não há como falar de uma base de cálculo de valor justo se analisados em isolado ou com a ausência de alguns deles.

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